Blizzard e StarCraft II: os jogadores também fazem parte do jogo

Ontem escrevi a respeito dos jogos online e a respeito de como o multiplayer transformou os games em uma experiência social. É muito interessante, e digno de nota, aliás, quando nos deparamos com exemplos recentes de desenvolvedoras que estão trabalhando árduamente para transformar um lançamento em algo o mais “social”, digamos, possível.

É o caso da Blizzard com StarCraft II: Wings of Liberty. A empresa está fazendo um belo trabalho também no Brasil, e o Battle.net está se transformando em um verdadeiro centro de informações em português sobre o jogo. Artigos postados com certa frequência, muito material, vídeos e screenshots disponíveis, e os “Relatórios de Reconhecimento“, os quais nada mais são do que excelentes análises de mapas de StarCraft II feitas pela própria Blizzard.

A empresa publicou recentemente a análise do mapa Estação de Sucata, análise esta que se junta à do mapa Templo Perdido. Nesta última análise, a Blizzard também destaca os pontos principais do mapa, o qual é inédito, ou seja, diferentemente do Templo Perdido, não estava presente no primeiro StarCraft.

A Blizzard menciona todas as expansões, posicões iniciais, torres Xel’naga e também comenta a respeito da proximidade das duas posições iniciais, fornecendo inclusive a localização das mesmas. Acho muito interessantes estes “Relatórios de Reconhecimento”, pois neles, aliás, a desenvolvedora também informa a respeito das dificuldades e facilidades de cada mapa. Pelos dois relatórios já publicados até agora, dá para perceber o cuidado com a divulgação de informações completas porém de forma rápida que a empresa, presente no Brasil, possui. Um texto com algo em torno de 400 palavras consegue dar ao jogador uma idéia muito clara de como é o mapa.

Isto é muito útil, principalmente porque nas análises são também fornecidas informações a respeito das melhores (dentre inúmeras possíveis, é claro) estratégias para obter sucesso, vencer o inimigo e melhor se defender. A Blizzard também pergunta a opinião dos jogadores, em cada análise, o que não deixa de ser interessantíssimo e me leva a pensar em como tudo isto pode transformar StarCraft II: Wings of Liberty em um dos games mais “sociáveis”, digamos, no Brasil.

Jogadores e desenvolvedora: o jogo sempre é melhor quando há comunicação

Uma coisa é o interesse na comunicação, na formação de uma comunidade forte em torno de um game, etc, partir única e exclusivamente dos gamers. Outra coisa bem diferente e muito valiosa é a própria desenvolvedora dar mostras de que lançou o game e vai desenvolver todo um trabalho de “captação de novos jogadores” e também cativar os já existentes, através da publicação de informações constantes e da atenção aos gamers.

StarCraft II possui um modo campanha. Isto é, digamos, algo finito.  Entretanto, seu lado multiplayer não possui um fim, e é justamente isto o que a Blizzard está explorando, de forma magistral. Além do game ser fantástico, ainda contamos com diversos artigos no Battle.net, com um fórum em português e com a divulgação de material escrito pelos próprios jogadores, dentre outras coisas.

A Blizzard sabe que um game pode “morrer” dentro de pouco tempo se uma atenção adequada aos usuários não for dada. Basta nos lembrarmos de outro grande game de estratégia, o brasileiro OutLive, da brasileira Continuum. Tudo ía bem até que a empresa “parou de responder”, digamos. As vendas acabaram, um ótimo game foi abandonado, e o que temos hoje é somente sua demo e o site da desenvolvedora sem atualização há anos.

OutLive tinha tudo para dar certo, e o sucesso era tão grande, na época, que até mesmo lojas de minha cidade (Santos) vendiam o game. Já a Blizzard não cairá no mesmo erro, e tenho plena certeza de que muito ainda está por vir. Uma das melhores formas de cativar os jogadores, principalmente em um game com suporte a partidas multiplayer, é justamente criar maneiras de uní-los e de fazê-los enxergar que o game que compraram não irá “morrer”. Que existe um ponto de encontro (Battle.net), e que este ponto de encontro é apenas o início para uma estrada sem fim, repleta de diversão e experiências únicas.

Isto está sendo feito de forma magistral, e foi meio que antecipado quando soubemos que a desenvolvedora estava vindo para o Brasil. Vir para cá somente para lançar um game não faria sentido, em minha opinião. E parece que a Blizzard também pensa assim. O primordial é a continuidade. Aliás, continuidade é primordial em diversos campos da tecnologia: continuidade da informação, do acesso e do suporte.

Até agora, todas as pessoas com as quais conversei se mostraram muito empolgadas com o trabalho da Blizzard no Brasil em cima de StarCraft II. Não é sempre que observamos este tipo de coisa. O mesmo podemos dizer a respeito da RedLynx e Trials HD e da Fatshark e Lead and Gold: Gangs of the Wild West. Vocês podem perceber uma coisa: empresas que criam comunidades fortes em torno de seus games fazem dos mesmos um sucesso.

Pois, em tempos de internet e de circulação rápida da informação, nada melhor do que conectar os jogadores entre si e com a desenvolvedora, criando um elo de ligação, formando uma rede de comunicação bi-lateral que, com certeza, é boa para todos os lados envolvidos. Resumindo: os jogadores também fazem parte do jogo.

Poderá gostar também

Links Patrocinados

8 Comentários

  1. Sem jogadores não há jogo!
    E eles sabem como dar importância sim à comunidade.
    Como eu disse antes, a Blizzard é, além de produtora, distribuidora de seus jogos. Assim o suporte e atenção aos seus produtos são dobrados.
    É diferente da Activision, EA e outras, que acaba por dar atenção para aqueles jogos que estão com o Hype do momento. E depois que esse Hype acaba, muita das vezes, abandona completamente o jogo.
    Acho que Blizzard com o Battle.net é um exemplo claro de atenção à suas obras. Não só falando de Starcraft II, mas de outros jogos da empresa como o Diablo e o WoW.
    Claro, ela tá fazendo a parte dela e não é nenhum favor, mas como vemos poucas empresas o fazendo, a gente acaba ficando maravilhado com tais atitudes.

  2. @Henrique,

    Com certeza, Henrique.

    Não é um favor, mas é muito bem vindo. :)

    E o fato da Blizzard ser ao mesmo tempo a distribuidora e a desenvolvedora, como você mesmo disse, ajuda muito. Ela tem, digamos, que trabalhar dobrado. Ela tem que ajudar a alimentar o hype, de forma muito mais presente e direta do que outras empresas que ou só distribuem ou só criam.

    Tudo o que ela está fazendo está criando uma verdadeira rede, um negócio muito bacana. Você abre o SC II e vê seus amigos online. Pode criar partidas rapidinho. Obtém informações no Battle.net.

    Não sei não, mas vamos ter surpresas, viu. :)

  3. Tomara hehehe.
    Agora você ou alguém sabe se no StarCraft II tem como fazer comunicação por voz? Ou seria só escrita mesmo?

  4. Hehehehehehe…

    Olha, ouvi falar que também havia a possibilidade de chat por voz, mas não pesquisei. Vou tentar dar uma olhada. :)

  5. Pois é!
    Até que para jogar o Starcraft II digitar não é um grande problema.
    Mas é mais cômodo.
    Igual quando estava jogando o Alien Swarm com o Rodrigo sábado.
    Ou você digitava ou morria kakakaka. Não dá tempo de escrever durante o jogo. Então tinha hora que eu queria falar alguma coisa importante, mas não dava pra digitar pq tava lotado de alien vindo pra cima da gente hehehe.
    Mas jogar o SCII por voz deve ser legal quando se está jogando em times. A comunicação se dá de forma mais suave e rápida.

  6. É verdade. Mas um game como o Alien Swarm, ou um FPS, é morte. Digitar e morrer…hehehehehe

    Vou ver esse negócio direito. Acho que dá sim.

  7. quero jogar estarcraft

  8. @marci,

    Olá! :)

    Dê uma lida no post abaixo, e adicione a galera:

    http://www.xboxplus.net/2010/08/06/jogatina-xboxplus-vamos-jogar-starcraft-ii-wings-of-liberty/

Trackbacks/Pingbacks

  1. Tweets that mention Blizzard e StarCraft II: os jogadores também fazem parte do jogo | XboxPlus -- Topsy.com - [...] This post was mentioned on Twitter by Guri de Apê, EvandroCesar and GAMEPAD.com.br, XboxPlus. XboxPlus said: Leia agora no ...

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>