Artigos sobre jogos, notícias, setor de games

Microsoft: tentará a gigante de Redmond competir com o Steam?

No próximo mês a Microsoft lançará uma nova versão de seu mercado online de games para PC, e após tal acontecimento, passará a vender títulos que não carregam consigo o selo “Live”, ou seja, poderemos (assim espero eu) ver indie games de peso lá no Games for Windows Live (dentre outros títulos hoje ausentes do serviço), e títulos que não obriguem o usuário a possuir uma conta junto à Xbox Live.

É claro que apesar de mencionar o Amazon.com como inspiração, Peter Orullian, da Microsoft, não deixa de ter o serviço de venda de games online da Valve em mente. É muito significativa e propícia, aliás, a mudança pela qual passou (e continua passando) o Xbox.com e todos os sites a ele ligados, todos já com um “ar Kinect”.

Esta repaginada no serviço com certeza trará melhoras significativas ao GFWL, e é óbvio que ao fazer isto, principalmente tendo em mente uma possível competição com o Steam, a Microsoft deve se livrar de quaisquer intenções no tocante a bloqueios por região como fazia há até algum tempo atrás (meu Batman: Arkham Asylum só foi baixado cerca de 5 meses após a compra, devido a isto).

Segundo Peter Orullian, aquele cliente muito similar ao Windows Live Messenger continuará existindo. Bom, tudo bem, também temos aí o steam client. O novo serviço será lançado em 15 de Novembro de 2010, e quem optar por utilizá-lo poderá usar cartões de crédito (resta-nos saber se emitidos no Brasil também valerão) ou Microsoft Points, para a compra de conteúdo.

Particularmente, acredito que nem de longe a Microsoft conseguirá obter o mesmo sucesso do Steam nesta área. No quesito “games para PC” o Steam é mestre. A Valve sabe como trabalhar de forma tal a manter os gamers sempre ligados em tudo o que acontece. Promoções, conteúdo gratuito, estórias em quadrinhos gratuitas (as quais, tenho certeza, seriam cobradas pela gigante de Redmond), suporte técnico impecável e um catálogo enorme.

É claro que nada impede a Microsoft de trabalhar para atingir o mesmo nível, mas se levarmos em consideração o descaso por parte da empresa nos últimos anos em relação ao mercado de games para PC, e o fato de que isto fez com que muitos PC gamers migrassem para o Steam ou outros serviços semelhantes, somos levados a crer que um grande tempo será ainda necessário para que a MS “arranque” uma fatia visualizável deste enorme “bolo”.

Ok, em se tratando de marketing a Microsoft também possui enormes qualidades, e é por isto mesmo que eu quero ver onde isto vai dar. :) Nada é mencionado em relação a uma competição direta entre este relançamento e o Steam, mas é impossível não ligarmos os fatos, principalmente quando tomamos conhecimento de tudo o que o Steam faz e representa no mercado de games.

O vídeo abaixo mostra um pouco do serviço, já repaginado:

(Via: Gamesindustry.biz e Joystiq)

Poderá gostar também

20 Comentários

  1. A Microsoft só fez um redesign do GfWL. O client atual já aceita cartões de crédito. A nova versão continuará fazendo bloqueios por região, esta é um acaracterística do serviço, e não do programa.

  2. Correção: O que será redesenhado é o site GfW, e não o client. De resto não muda nada, o marketplace que já existia no client passará a ser acessado (também?) pelo site. As demais regras do jogo (aceitar cartão de crédito e ter bloqueio por live account/country) continuam.

  3. @Ivan Carlos,

    Realmente, Ivan, é o site. O que vai mudar é que vão aceitar games sem o selo “Live”, o que vai aumentar o catálogo.

  4. Concorrência é sempre bem vinda, queria mesmo que esses dois competissem, porque no final o usuário é ganha, seja em preço ou qualidade de serviço.

    Mas que a Microsoft vai ter que comer muito arroz com feijão para tentar acompanhar Valve.

  5. Pois eu acredito na Microsoft. Ela só precisa querer investir na área.
    Pra mim ela tem todo o knowhow para construir um sistema de distribuição digital, pois além do que já é conhecido no mercado existente, ela tem uma boa experiência com o marketplace da Live.
    O negócio é só ela querer mesmo.
    A valve se desta, pra mim, pela comunidade criada em volta dela, como lista de amigos, achievements, fóruns. Porém, se a Games for windows utilizar do mesmo esquema da live em termos de pontos de achievements, seria mais interessante pra mim, do que é no caso da Valve.
    Acho o Steam muito bom, mas se a microsoft investisse nessa área, seria uma grande dor de cabeça para a valve.
    Tomara que dê certo.

  6. @Rodrigo Lima,

    Com certeza, é muito bem vinda, e o cliente sempre sai ganhando. Mas duvido que a Microsoft, pelo menos a curto-médio prazo, consiga bater o Steam, viu. O Steam avançou muito na área enquanto ela se dedicava única e exclusivamente ao Xbox. Não que isto tenha sido ruim, mas ela perdeu tempo,digamos.

    @Henrique,

    Olha, cara, também torço para que dê certo. Mas a Microsoft tem aquela cultura de “cobrar por tudo”, dentre outras coisas que não gosto. Ela tem know-how suficiente, sem sombra de dúvidas. Tudo vai rodar, digamos, na plataforma que ela mesma criou (pelo menos em grande parte). Mas o descaso por parte dela em relação aos PC gamers foi complicado.

    E até mesmo na Live, vemos coisas bloqueadas a torto e a direito, coisa que, se vemos no Steam, é muito pouco. O lance de comunidade é onde acho que ela vai poder investir com força maior, pois a Live é animal demais, nesse sentido, e com certeza vão aproveitar muita coisa. Mas duvido que um balance o outro. Acho que cada um vai ter seu espaço, como temos hoje o Steam e o D2D, por exemplo. Não mais que isso, em minha opinião…rsrsrs

  7. @Marcos
    Ah, mas me dê um exemplo de algo que a Microsoft poderia cobrar que não é cobrado na STEAM?
    Sem contar os jogos desenvolvidos pela Própria valve que neste caso seria injustiça de comparar.
    Quanto ao que você citou, diferente da STEAM, a D2D e a gamersgate, por exemplo, são apenas lojas. Já a Steam é uma comunidade mesmo, muito mais do que só vender, ela proporciona uma interatividade com os usuários do serviço. Por isso acho que hoje ela é a única preferida dos jogadores de PC. E é nesse sentido que eu disse que acredito que a Microsoft possa vir a balançar.

  8. @Henrique,

    Mas então, cara, é justamente nesse ponto que eu disse que a MS poderá começar a criar barulho: no lance da comunidade, onde ela já tem a Live, um verdadeiro monstro (no bom sentido).

    Bom, quanto a cobrar: você acha que a Microsoft distribuiria um comic do Alan Wake (caso existisse algum) de forma gratuita, como a Valve distribuiu o do The Sacrifice, pra L4D? hehehehe :) E olha que a Microsoft é a distribuidora do Alan Wake, como a Valve o é também do L4D.

    Concordo quanto ao D2D e ao GamersGate. E é justamente por isso que vejo a brecha aí, que pode ser explorada pela MS: a comunidade. Uma das melhores maneiras de melhorar isso, pra começar, seria integrando a Live do PC com a Live do Xbox, totalmente. :)

  9. @Marcos
    No caso do Alan Wake a Microsoft é distribuidora apenas né? No caso do L4D a valve é Distribuidora e Desenvolvedora, logo, ela pode fazer uns agrados desse mais fácil hehehe.
    Quanto à integração da Live PC com a Live Xbox, cai naquele problema que falamos no tópico anterior de que Mouse+Teclado = Impossível competir com Joystick.
    E foi essa a razão que a microsoft deu para não continuar com tal integração =)

  10. @Henrique,

    Mesmo assim, cara…rsrsrsrs

    Distribuidoras têm muito mais força quando querem dar algo do que os próprios desenvolvedores, muitas vezes. Sei disso porque vejo isso diariamente…hehehehehehehe :)

    E que falar da Microsoft como distribuidora, então? Ela poderia até mesmo dar o Alan Wake de graça, que a Remedy não iria poder fazer nada…rsrsrsrs

    Olha, sobre a integração, não sei não, viu. Ainda acho que vai rolar…rs

  11. Eu prefiro esquema de achievements igual da steam sem pontuações ou do ps3 que são por troféus… =D

  12. @Otavio Chiquito,

    Olha, apesar de não correr muito atrás de conquistas, cara, eu acho o esquema da Live mais bacana, nesse sentido. É claro que tem muita gente que usa o Gamerscore pra dizer que é melhor que o outro, né (o que eu acho errado). Mas fora isso, acho esse esquema da MS mais legal… :)

  13. Bem até agora a M$ tem investido muito em ganhar espaço nos consoles e deixou o PC meio que de lado com um serviço que não chega nem aos pés da Live do 360, quanto mais competir com o Steam.
    Como Marcos falou, é bem difícil ganhar espaço agora com o Steam dominando o mercado isoladamente, mas a empresa não costuma medir esforços quando quer alguma coisa.-A Valva também não, então Quem ganha mesmo é o consumidor que terá mais opções(e provavelmente muitas promoções). Eua ainda prefiro o Steam (mas até que queria comprar uma versão digital do Gears of War^^)

  14. @JC,

    Deixou de lado, infelizmente. E estranhamente, pois no PC, o sistema operacional dela domina. Era pra ela ter dado muito mais atenção ao pessoal que joga no PC, e se ela quisesse, poderia até ter saído na frente do Steam, lá em 2002 – 2003. E se imaginarmos o quão fantástica é a Live, esse descaso fica ainda mais estranho. Poxa, por que não integraram tudo, e lançaram também um serviço/comunidade bacana no PC, também?

    Agora acho difícil alguém conseguir “bater” o Steam. A Microsoft vai tentar, e vai ganhar um bom espaço. Mas, bater de frente, eu duvido, mesmo com todo o poder de fogo, marketing, etc, que ela tem.

    E, olha, resumindo é isso mesmo: felizes somos nós, consumidores/gamers. :)

  15. A GFWL já tem vários jogos sem o selo LIVE… eu quero que a Microsoft invista nos PCs, quem sabe traz mais atenção para os PC gamers.

    Mas eu amo a Steam, não tenho como largá-la… Até porque todas minhas experiências com a loja do GFWL foram terríveis.

  16. @Erick,

    É, eles vão fazer de tudo pra competir com o Steam, e muitos games serão inseridos no serviço, né. Acho até que com uma grande frequência. Agora, competir com o Steam, não dá. Eu, particularmente, em se tratando de games para PC, dou enorme preferência a ele. :)

  17. @Marcos
    Por que você acha que não dá pra competir com a STEAM?
    Eu ainda continuo batendo na tecla de que se ela quiser ela consegue. Não defendo a Microsoft, não é isso. Mas uma empresa do porte dela tem totais condições sim de competir com a STEAM.
    Claro que precisaria mudar a sua estrutura atual, mas isso não é impossível de ser feito.
    Apenas para citar como exemplo. Quem se lembra do Xbox? Pois é, muitos hoje o conhecem por causa do seu sucessor, mas a caixa preta da geração passada não teve um grande destaque como as Gigantes Sony com seu playstation e a Nintendo e seu GameCube, e por que não a SEGA e seu fracassado DreamCast?
    Acontece que a Microsoft entrou de cabeça no ramo dos consoles, estabeleceu um novo conceito de interatividade nos jogos on-line com a LIVE e hoje está em pé de guerra com as Gigantes dos Consoles. Quem imaginaria que aquele Video Game estranho, de joystick desengonçado fosse ter um sucessor de tamanho sucesso que é o Xbox 360? Hoje a Marca Microsoft se firmou no mundo dos consoles e é uma das Gigantes atuais. A ponto da Sony começar a se preoucpar com o sistema de interatividade que a live da geração passada criou.
    A PSN tem outra cara, mas a idéia dela segue a mesma da live, com várias fraquezas ainda, mas a essência é a mesma.
    O que eu quero dizer é que ninguém imaginaria que a Microsoft fosse se dar bem nesse ramo, e hoje ela preocupa uma das marcas mais fortes da Sony, o Seu Playstation.
    E porque não pode ser o mesmo no mundo da distribuição digital?
    Acho que a STEAM HOJE é a melhor e mais completa plataforma de distribuição digital existente. Mas isso não quer dizer que não vá mudar nunca.
    Não quer dizer que a Microsoft ou qualquer outra possa vir a fazer um serviço tão bom ou melhor que ela.
    POr isso prefiro esperar e ver no que vai dar hehehe.
    E mais uma vez digo: “Se a Microsoft quiser, ela consegue”.

  18. @Henrique,

    Eu entendo seu ponto de vista, cara. Condições ela tem, assim como qualquer outra hipotética gigante. Mas ela precisa, como você mesmo disse, mudar muito em sua estrutura atual, e até mesmo em sua postura de “cobrar por tudo” e não agradar aos gamers. Você vê, até o Joy Ride, que era para ser um game gratuito, agora vai ser lançado com suporte ao Kinect. E pago. :(

    Com certeza, a Microsoft realizou e vem realizando um trabalho fantástico no campo dos games, e isso tem que ser louvado. Mas para competir de igual para igual com serviços como o Steam, ela tem que “abrir um pouco a mão”, se é que me entende. O lance da comunidade ela já possui, e muito. Fortíssimo, aliás. Mas existem algumas coisas em sua postura que são complicadas.

    Agora, de uma coisa tenho certeza: isso vai ser ótimo para nós, que vamos ver uma empresa “brigando” com a outra, competindo, e nós vamos ser beneficiados, com promoções, etc (ou não, né, nossos cartões de crédito que o digam…rsrsrsrs).

    Ela consegue, sim, mas acho que vai haver sempre uma divisão entre os fãs do Steam e os fãs do serviço da MS. Não podemos nos esquecer que ela conta com muitos desafetos…hahahahahahahahahahaha

  19. @Marcos
    Concordo com voCê tbm =)
    Mas não podemos comparar o modelo do PC com o modelo da LIVE do Xbox. Até pq o modelo do Pc hoje da Microsoft é quase inexistente.
    No Pc, a desenvolvedora não precisa estar 100 integrada ao serviço da live para Adicionar novidades, updates, enfim, colocar mais recursos. Por exemplo, uma empresa pode lançar um novo mapa, ou um novo upgrade por fora gratuitamente. Se for cobrado pelo serviço da microsoft, é porque a empresa também concorda com tal cobrança e provavelmente vai ganhar com isso.
    Como eu disse, até hoje, não ví nada na STEAM gratuito que não seja algo da Valve. E mesmo sendo da Valve, não vejo TAAAAANTA coisa gratuita a ponto de fazer essa diferença gigantesca hehehee.
    Exceto os Sources da Vida…

  20. @Henrique,

    Ah, cara, mas temos de concordar que a Microsoft só falta cobrar por pegarmos no controle do Xbox…rsrs Não estou reclamando da assinatura da Live, mas ela tem essa cultura. Aliás, a Live vale o preço que eles cobram, e até mais.

    São dois modelos de negócio um pouco diferentes, sim, mas a Microsoft vai ter que trabalhar bastante pra recuperar o tempo perdido…rsrsrsrsrsrs

    E na MS tem o problema dos processos de aprovação que são super complicados. E se isso passar pro PC, também, no novo serviço? E já ouvi de muita gente (o próprio Jonathan Blow, por exemplo), que queria lançar conteúdo próprio, gratuitamente (temas) na Live, e a Microsoft não deixou. Teve de ser cobrado. É essa cultura de “só venha a nós” que acho que ela vai ter que mudar. :)

Trackbacks/Pingbacks

  1. Tweets that mention Microsoft: tentará a gigante de Redmond competir com o Steam? | XboxPlus -- Topsy.com - [...] This post was mentioned on Twitter by olhardigital, Guri de Apê, EvandroCesar, Jr Infra - TI, Luis Antonio correia ...
  2. Games online: será isto o que o futuro reserva aos PC gamers? | XboxPlus - [...] o esforço de empresas como a Valve no campo dos games para PC. E a recente notícia de que ...
  3. Novo site do Games for Windows Live já no ar | XboxPlus - [...] o Games for Windows Marketplace, já está no ar. Para um serviço que aparentemente tentará competir com o gigante ...

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>