Conheça (ou fique mais confuso sobre) o Portal 2 Alternate Reality Game
Nestes últimos dias que antecedem o lançamento de Portal 2 as coisas estão ficando cada vez mais misteriosas. A Valve está realizando uma espécie de ação em conjunto com diversos desenvolvedores independentes que está, ao mesmo tempo, nos confundindo e nos fazendo ficar mais ansiosos. A Two Tribes, desenvolvedora de Toki Tori (um dos games presentes no “The Potato Sack”), acaba de revelar algo bem interessante.
Segundo a desenvolvedora, ela trabalhou durante as duas últimas semanas juntamente com a equipe da Valve de Seattle e outras oito desenvolvedoras independentes para criar algo chamado Portal 2 Alternate Reality Game, ou “ARG”. É claro que isto tudo é uma fantástica brincadeira que está envolvendo diversos games e desenvolvedoras em algo extremamente criativo e misterioso. A Two Tribes, aliás, cita o fato de que GLaDOS já invadiu seus games Toki Tori e RUSH. Ou seja, temos agora um cross-over entre dois games de uma desenvolvedora e Portal 2.
Outra desenvolvedora “participante”, a Dejobaan, também revela alguns fatos “estarrecedores”, e pede ajuda, dizendo que ninguém foi capaz de impedir os “estragos” causados por GLaDOS. Segundo a Dejobaan, as coisas começaram a “ficar feias” no dia primeiro de abril. Será mesmo verdade?
Ela afirma que nesta data dez membros da comunidade de desenvolvimento de games independentes reportaram problemas em seus jogos. Batatas estão no meio, vale ressaltar.

Aparentemente, a ficção começa a se misturar com a realidade, e treze jogos já estão afetados. “1… 2… 3… KICK IT! (Drop That Beat Like an Ugly Baby)”, “AaAaAA!!! – A Reckless Disregard for Gravity” (quem sabe reduzem o nome deste game
), Audiosurf (notou a batata na imagem de Audiosuft acima?), Amnesia: The Dark Descent, etc. Ou seja, todos os 13 games pertencentes ao “The Potato Sack” já sofreram (ou sofrem) com a interferência da IA de Portal 2.
GLaDOS está realizando uma série de testes. Ela forçou o lançamento de “1… 2… 3… KICK IT! (Drop That Beat Like an Ugly Baby)” antes do tempo, e elementos de um game está aparecendo no outro. A tela de pontuação de Super Meat Boy exibindo a nave “Mono” de Audiosurf, Defense Grid: The Awakening exibindo um símbolo relacionado a AaAaAA!!!, e por aí vai. Também é informado que no dia 04 de Abril pesquisadores descobriram uma carta em braile dentro de Toki Tori, carta esta que os levou até um saco. De batatas. Dentro dos escritórios da Two Tribes.

Um blog de uma tal de Sandy foi criado e deletado neste meio tempo, devido ao pânico pelo qual passaram seus criadores, devido aos comentários deixados pelos investigadores. O que fica claro é que todos os 13 games contidos no “The Potato Sack” sofreram “updates não autorizados por seus criadores”, os quais adicionaram novo conteúdo e novos desafios aos mesmos, os quais quando solucionados, aparentemente, levam a telas de login que “se dizem pertencer à “Aperture Science”.

Até a conta de e-mail de Gabe Newell, segundo informações da Dejobaan, foi comprometida. Aparentemente, GLaDOS está realizando testes tendo em mente “emancipar” algo. Seu primeiro teste foi o lançamento antecipado de “1… 2… 3… KICK IT!”. Ah, vale destacar que GLaDOS já não está mais se mantendo nas sombras.
Saindo agora da ficção e voltando à realidade: que bacana essa brincadeira da Valve, não? E o que virá por aí? Inserir elementos e personagens de um game em outro já é algo por si só muito interessante. E quando isto faz parte de uma ação que, com certeza, é devida ao lançamento de Portal 2, tudo fica ainda mais engraçado e interessante. Além de misterioso, é claro.

A Valve parece querer fritar os miolos dos gamers, isto é fato. Depois do ocorrido com a Frictional Games e Amnesia, ontem, as coisas parecem estar caminhando em um rítmo muito mais acelerado. Que bacana este tipo de ação em conjunto, principalmente pelo fato da Valve ter escolhido desenvolvedores independentes para participar, todos eles criadores de games de alta qualidade, vale ressaltar.
Vamos aguardar e ver o que o futuro nos reserva. Ah, e não deixe de conhecer o “Alternate Reality Game“. Uma curiosidade: este domínio foi registrado em 07 de Abril de 2011, e conta com proteção à privacidade do dono.
Puxa, é tanta coisa que chegamos a nos perder.
[Atualizado] Vejam só que imagens bacanas recebi, as quais havia me esquecido de inserir:


Poderá gostar também
10 Comentários
Trackbacks/Pingbacks
- Cálculos completos: Portal 2 finalmente é lançado | XboxPlus - Dicas, análises, tutorias. Games, consoles e jogos em geral - [...] A Valve realizou uma das campanhas de marketing mais interessantes e criativas que eu já vi. O Alternate Reality ...
- Mais horror em Amnesia: The Dark Descent - Frictional libera geral o DLC "Justine" | XboxPlus - Dicas, análises, tutorias. Games, consoles e jogos em geral - [...] à Valve para aquela fantástica brincadeira que culminou com o lançamento de Portal 2. O “Alternate Reality Game” foi ...
- GLaDOS invadirá Defense Grid: The Awakening, através do DLC "You Monster" | XboxPlus Blog de Games - Dicas, análises, tutoriais. Games, consoles e jogos em geral - [...] lembrar que Defense Grid: The Awakening foi um dos jogos que participou do Portal 2 Alternate Reality Game, e este DLC ...














MAIS UM PRESENTE HOJE, BORDERLANDS GOTY A 75% OFF MAIS QUE OBRIGATÓRIO A COMPRA !!!! FINALMENTE VO TER O BORDERLANDS !!!
@Otavio Chiquito,
Eita, que beleza, hein? Eu ainda espero por CIV V nessa promoção.
Bem legal a brincadeira da Valve.
Pena eu não ter cash pra comprar esse Potato Sack.
O single player de Bordelands é bom?
Como queria ter dinheiro pra comprar Portal 2 e o Potato Sack e participar mesmo do ARG. Mas ver o que acontece nos 3 jogos do pacote que tenho já é muito bom! Torcer para a interferencia da GLaDOS não desapareça por completo.
Mundando de assunto: Finalmente comprei o Magicka \o/
E peguei na promoção da 2k o Bioshock 1 que sempre deixava passar.
O Borderlands é bom? to na dúvida se pego ele?
Lembre-se “The Cake is a Lie”
Borderlans é perfeito tanto single quanto multiplayer podem comprar de boa !!!
@Thiago,
Muito. Esses caras têm uma cabeça, um senso de humor, e uma criatividade, fantásticos.
Olha, Borderlands, singleplayer, pelo pouco que joguei, é muito bom sim, em minha opinião.
@Mateus Massa,
É mesmo. É torcer para a influência da GLaDOS continuar.
Puxa, cara. Belas compras. 2 ótimos games. BioShock, então, é uma obra prima. Logo logo você vai estar afundado em Rapture (e não vai querer sair…rsrsrs).
Sobre o Borderlands, é como eu disse acima: eu, pelo pouco que joguei, gostei.
A Valve é genial! Nunca vi uma produtora saber usar tão bem as ferramentas de promoção nos seus lançamentos. Interessante é que ela sempre inventa coisas novas. Esse Lance do Potato Sack foi genial: levanta as vendas dos jogos indie ao mesmo tempo em que promove seu game novo de maneira divertida. Interessante o modo como as produtoras dos jogos do pack se envolveram produzindo conteúdos realmente legais. Toki Tori por exemplo, ganhou até agora 8 mapas novos, totalmente diferentes dos ambientes originais, com direito a comentários da GLaDOS. Lembrando que as alterações do potato sack ocorrem nos jogos que você já tanha, não sendo necessário comprar o conjunto todo pra curtir. Eu to adorando.
@marcos o Sid Meier’s Civilization® V ta em promo era esse q vc queria nao era ?
@JC,
Puxa, nem eu. É muito legal. Eles ajudam a aumentar as vendas, ajudam os desenvolvedores e os gamers, todo mundo fica feliz, e ainda ganha um monte de novidades interessantes nos jogos. Eu espero até que a GLaDOS se mantenha presente por mais tempo nesses jogos todos…rsrsrsrs
É fantástico, isso tudo. Vai saber o que vem pela frente, ainda, até o lançamento do Portal 2.
@Otavio Chiquito,
Eu vi, Otávio. Era sim. Já garanti o meu.