CD Projekt RED divulga Carta Aberta sobre a pirataria

A CD Projekt RED está cansada da pirataria. Aliás, quem não está? Diversos fatores fomentam este “mercado negro”, e muitas vezes a culpa de determinadas ocorrências relacionadas pode contar com raízes mais profundas e complexas do que aquilo que aparece na superfície. Combater este mal, então, é algo impossível.
Recentemente, a empresa polonesa mencionou que seus advogados já estariam agindo, e hoje a proprietária do GOG.com divulgou uma Carta Aberta à Comunidade de Jogadores, a respeito da pirataria.
Seu conteúdo integral segue abaixo:
“No começo de Dezembro, um artigo foi publicado, a respeito de uma empresa de advocacia agindo em nome da CD Projekt RED, entrando em contato com indivíduos que tinham baixado The Witcher 2 ilegalmente e buscando por uma compensação financeira por violação de direitos autorais. As notícias sobre nossa decisão de combater a pirataria diretamente, ao invés do uso de DRM, se espalharam rapidamente e com elas vieram uma série de preocupações da comunidade. Repetidamente, jogadores assim como você têm dito que nossos métodos podem erroneamente acusar pessoas que nunca violaram nossos direitos autorais, e manifestaram sérias preocupações sobre nossas ações.
Ser parte de uma comunidade é um processo que envolve dar e receber. Nós somente tivemos êxito porque vocês têm fé em nós, e nós temos trabalhado arduamente ao longo dos anos para construir esta confiança. Ficamos tristes ao ver que muitos jogadores sentiram que nossas ações não respeitam a fé que eles depositaram na CD Projekt RED. Nossos fãs sempre foram e continuam sendo nossa maior preocupação, e nos orgulhamos do fato de que vocês todos sabem que nós ouvimos vocês e levamos suas opiniões a sério. Enquanto estamos confiantes de que ninguém que possui legalmente um de nossos jogos foi obrigado a nos compensar por violação de direitos autorais, nós valorizamos nossos fãs, nossos apoiadores e nossa comunidade de maneira muito forte para incorrermos no risco de acusar falsamente mesmo um único indivíduo.
Então, decidimos que iremos cessar imediatamente a identificação e o contato com os piratas.
Vamos deixar isto claro: nós não apoiamos a pirataria. Ela nos fere, os desenvolvedores. Ela fere a indústria como um todo. Apesar de sermos firmes oponentes do DRM, porque não acreditamos que ele tem qualquer efeito na redução da pirataria, nós ainda não perdoamos a cópia ilegal de games. Estamos fazendo nossa parte para manter nosso relacionamento com vocês, nosso público de jogos, algo positivo. Ouvimos suas preocupações, ouvimos suas vozes, e estamos respondendo a elas. Mas você precisa nos ajudar e fazer a sua parte: não seja indiferente à pirataria. Se você ver um amigo jogando uma cópia ilegal de um game – qualquer game – diga a seu amigo que ele está minando o possível sucesso do desenvolvedor que criou o game que ele está apreciando. A menos que você apoie os desenvolvedores que criam os games que você joga, a menos menos que você pague por esses games, nós não seremos capazes de produzir novos e excelentes títulos para você.
Continue jogando,
Marcin Iwinski
Co-fundador
CD Projekt RED”
E é isto. Mais uma vez simpatizo bastante com esta empresa. Trata-se de uma das poucas empresas no mercado que ouve seus clientes, pelo menos quando falamos a respeito da indústria de jogos eletrônicos. A CD Projekt RED é capaz de voltar atrás, algo que muitas empresas do mesmo ramo não conseguem, muitas vezes por se acharem grandes e/ou importantes demais.
Acredito que a carta aberta da CD Projekt RED é totalmente clara, e eu concordo com todos os seus termos. Também concordo com as ações que a empresa começou a tomar em Dezembro, devo dizer. Mas, como sempre, podemos dizer que a conscientização é uma das melhores armas quando se lida com a pirataria.
Poderá gostar também
6 Comentários
Trackbacks/Pingbacks
- Quando trocar a placa de vídeo de seu PC pode deixar você sem jogar | XboxPlus Blog de Games - Dicas, análises, tutoriais. Games, consoles e jogos em geral - [...] Algo tão básico como jogar um jogo eletrônico (nem tanto muitas vezes, ok) pode se tornar motivo de irritação ...














Eu não entendi porque todo o alvoroço da comunidade, afinal bastaria mostrar o game original que tudo estaria esclarecido. Seria algo desnecessário, mas nada que vá ferir a sua vida.
De qualquer forma, parabéns à CD Projekt por colocaram mais uma vez o seus clientes em primeiro lugar e respeitando a vontade da maioria. Acho que o caminho é apelar pra esse lado mais emocional de seus fãs mesmo pra que eles tentem convencer os piratas que conhecerem de que isso (jogar cópias ilegais) não está ajudando a empresa.
Quem não deve, não teme.
Não há mais nada a dizer. Só me resta aplaudir a empresa de pé.
Dá quase pra se emocionar com essa carta. Caramba, cada vez mais simpatizo com essa empresa que além de sempre demonstrar um enorme respeito com os gamers tentando encontrar a melhor solução pra nós, ainda tem a humildade de voltar atrás pra beneficiar e manter uma boa imagem com seus fãs. EA faria isso? Activision? Por isso temos que prestigiar essas empresas que ainda nos apóiam, que fazem a diferença. Ainda não joguei o The witcher 2 porque estou aguardando pra poder jogar o 1 que comprei no Steam, mas sei que é um jogão. Espero que muitos que tenham cópias piratas desse jogo, possam comprar ele original pra que sejamos agraciados com ótimos futuros jogos dessa empresa.
@Erick,
Com certeza. É que, no meio desses que reclamaram, deve ter algum pirateiro. Vai saber…rsrs Mas, também, cara, tem muito advogado doido para arrancar o couro de qualquer um. Numa dessas, vai saber.
Acho que a CD Projekt está certa. Esta atitude além de ser amigável, dá mais confiança a todo mundo, dá um tapa com luva de pelica em quem faz coisa errada, e é uma forma de conscientização, também.
@Hideki T,
Com certeza. Mas, em se tratando de algumas empresas de advocacia, até quem não deve pode chegar a ter medo, viu…rsrsrsrs
@Bruno Gurgel,
Assino em baixo. A CD Projekt está de parabéns.
@Waelb S. Carneiro,
Se dá. Eu também, Waelb. Vejo até grande humildade em muitas atitudes deles. Duvido, sinceramente, que EA, Activision, etc, etc, fariam algo assim. É muito mais fácil, aliás, lidar com DRM’s e, quando não for suficiente, mandar a “lei” correr atrás. Eu já comprei o The Witcher 2, e fiz questão de comprar no GOG. O 1 é fantástico, e o 2 também. Melhor ainda, aliás. E a quantidade de conteúdo gratuito que já foi lançada pra ele, então? Poucas empresas grandes são assim, viu. Acho que eles fizeram certo: conscientizar. Porque, como eles mesmos dizem, DRM não vale nada. Vida longa à CD Projekt!