2014 já tem o seu Jogo do Ano

Goat

Ainda estamos em fevereiro, mas parece que 2014 já tem, indiscutivelmente, seu jogo do ano. Seu GOTY. Ou devo dizer GOATY? O que começou com uma brincadeira feita por funcionários da Coffee Stain Studios (de Sanctum 2) já está ganhando ares de algo um pouco mais sério, à medida que a repercussão do caso ultrapassa qualquer limite de popularidade concebível para uma simples e inocente brincadeira.

Tudo começou quando o canal da empresa no YouTube postou alguns vídeos mostrando o que seria uma versão de testes de um título onde o jogador controla, em terceira pessoa, uma… cabra. O Goat Simulator conta com um sandbox ao melhor estilo DayZ e oferece diversas opções para o jogador fazer o que bem entender com seu caprino. Seja se jogar no capô de um carro em movimento e ver o modelo do animal ser catapultado de forma cômica, subir escadas (pois é) ou chifrar um balde à velocidade da luz na cabeça de um pobre humano.

Caso sandbox não seja sua praia, nada temas. Goat Simulator possui um modo missão: uma delas incumbe o caprino do jogador a atacar uma festa realizada no quintal por humanos indefesos. É a revolta das cabras! O simulador também conta com um motor gráfico que contém a exclusiva funcionalidade batizada de “Advanced Tongue Physics”, permitindo a reprodução de uma língua assustadoramente realista. Ok, nem tanto.

Se depois de ler isso você sentiu a irresistível vontade de pegar o cartão de crédito e fazer sua pré-compra, saiba que infelizmente tal obra-prima não será lançada – lembre-se de que é uma (genial) brincadeira. A princípio. Os vídeos que estão inclusos nesse post já acumularam juntos mais de 1 milhão de visualizações. Isso é muito mais do que a soma de todos os outros vídeos do canal – a maioria sendo trailers dos demais jogos (sérios) da empresa, que incluem Sanctum 1 e 2, e I Love Strawberries.

Vendo assim não seria exagero dizer que Goat Simulator já acumulou mais atenção do que todos os demais jogos da desenvolvedora. O projeto foi criado apenas com o objetivo de “brincar um pouco com coisas de programação”, segundos os desenvolvedores, que pedem que os jornalistas “se acalmem”. Porém, basta ver a excelente recepção do “título” nos vídeos, blogs e portais pra notar como uma ideia bizarra terminou com montanhas de jogadores implorando de joelhos para que ela seja desenvolvida em um jogo completo.

Goat

É possível que esse sucesso improvável leve a sueca Coffee Stain Studios a repensar seus planos para um próximo título. O gênero de simulação incorporou nos últimos tempos alguns temas curiosos, como agricultura, serraria, pontes, caminhões de entrega e até algumas propositalmente desastradas cirurgias. Por que não um simulador de cabras?

Artur Carsten

Catarinense, amante da música eletrônica, estudante de medicina e jogador nas inexistentes horas vagas. Ocasionalmente, escreve artigos e coloca em dia a pilha interminável de jogos comprados em promoção no Steam. Já passou pelo Campo Minado, Continue, Guia do PC, Gemind e Oxygen e-Sports.

Twitter  

Poderá gostar também

1 Comment

  1. Simplesmente fantástico. Preciso jogar isso logo! Goat Simulator com Early Access já!

    Reply

Trackbacks/Pingbacks

  1. Goat Simulator em pré-venda: sim, aquele mesmo GOTY de 2014 - […] poucos dias atrás fomos surpreendidos por um jogo um tanto quanto inusitado. Goat Simulator, ou Simulador de Cabras. Na verdade,…

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Pin It on Pinterest