Pois é, pessoal. Faltam mais ou menos 8 horas para se encerrarem as vendas do “The Humble Indie Bundle“, esta fantástica iniciativa que começou com 5 indie games e está terminando com 6 (Samorost 2, da Amanita Design, foi adicionado ao pacote). 6 fantásticos games: World of Goo, Aquaria, Gish, LugaruHD, Penumbra Overture e Samorost 2, e o comprador pode pagar o quanto quiser. 1, 2, 3, 10, 20, 30 dólares. Você decide, no momento da compra. O valor total de todos os games presentes no pacote ultrapassa 80 dólares, vale ressaltar.

Estão pirateando o The Humble Indie Bundle, infelizmente

Pois bem, apesar da generosidade dos caras, da liberdade, da possibilidade de ajudar duas instituições de caridade, dos games serem vendidos livres de DRM e da possibilidade do comprador poder decidir quanto e para qual das duas instituições de caridade ele deseja destinar o valor de sua compra, um quarto dos downloads foram pirateados. Triste, não? 🙁

Segundo a Wolfire Games, eles foram avisados de que links para download do bundle estavam sendo postados em diversos fóruns na internet, dentre outros locais. Ainda segundo a Wolfire, cerca de 25% de todos os pacotes comprados foram pirateados, e isto sem contar outras fontes, como torrents, etc. Poxa, piratear algo pelo qual você pode pagar, segundo o próprio Jeff Rosen, da Wolfire, US$ 0,01, é ridículo, não? Isto é, no mínimo, uma enorme falta de respeito.

E a liberdade que o pessoal do “The Humble Indie Bundle” deu e continua dando ao compradores é enorme! Os compradores podem baixar o pacote quantas vezes quiserem, podem baixar o bundle através de um simples wget no shell do Linux, etc. Enfim: por que, meu Deus do céu, roubar os caras assim? E o gasto de banda que eles tiveram até agora, então? E mesmo após tomar conhecimento do roubo do qual foram vítimas (e continuam sendo), o pessoal do “The Humble Indie Bundle” e da Wolfire não irão tomar nenhuma ação que limite o download dos bundles nem tampouco irão tentar identificar e/ou punir os ladrões.

Eles vão “se concentrar na criação de games legais, com um grande serviço ao cliente, e esperar pelo melhor“. Que tapa na cara dessa gente que não aprecia/respeita o trabalho de pessoas honestas e rouba na cara dura, não?  Eu fico abismado quando vejo esse tipo de atitude. Quando vejo o trabalho de alguém sendo tratado de forma irresponsável e ilegal. Quando vejo gente que quer levar vantagem em tudo. Quando percebo que nem mesmo deixar o cara pagar o quanto quiser é suficiente para evitar a pirataria.

Isto é triste, lamentável. Realmente lamentável. Não tenho outras palavras a dizer em relação a isto. Aliás, até tenho, com certeza, mas a maioria delas não ficaria bem aqui. Bom, de qualquer forma, se você ainda não comprou, considere a compra do “The Humble Indie Bundle”. Falta pouco tempo para as vendas se encerrarem. Até o presente momento já foram vendidos US$ 886.888. Espero que os caras consigam arrecadar mais alguns milhares de dólares, nessas poucas horas que faltam.

Finalizando

Pirataria, como eu já disse, é um mal terrível. E, este é um aviso que, infelizmente (me perdoem os meus caros leitores), tenho que dar: já tive de fechar comentários (e até mesmo deletar comentários) em posts aqui no XboxPlus onde “pirateiros” me ofendiam e defendiam a pirataria.

Se algum desses aparecer por aqui e não quiser (ou não souber) discutir civilizadamente, os comentários ofensivos serão apagados e, dependendo da situação, fecharei os comentários. Aliás, pirateiros, nem percam seu tempo comentando aqui.

Isto é algo que me irrita profundamente. 🙁

(Via: Joystiq)

Pin It on Pinterest