Pelo menos, é o que indicam algumas páginas no Linkedin. A Microsoft publicou algumas vagas de emprego na rede social que fornecem indícios de que o sucessor do Xbox 360 já está pelo menos nos planos da empresa. É claro que isto já era de se esperar, mesmo com todo o falatório a respeito de que uma nova geração de consoles ainda demorará pelo menos uns 3 anos ou mais para ser lançada, tendo inclusive a própria Microsoft dito que o Kinect iria estender a vida útil do Xbox 360 em mais ou menos 5 anos.

Mas o fato é que a empresa anunciou algumas vagas no Linkedin que apontam pelo menos para o fato de que a idéia já está circulando pelas mentes lá em Redmond. Uma das vagas é a de arquiteto de hardware gráfico, e em um trecho de sua descrição podemos ler que o profissional trabalhará na equipe “responsável por definir e entregar a arquitetura do console da próxima geração, desde a concepção até a implementação“.

Existem outras vagas, é claro, como a de arquiteto sênior e engenheiro de performance. Estes profissionais deverão atuar no grupo de arquitetura do próximo console, sendo que o foco principal aqui será a avaliação da performance e da modelagem. Aqui, a Microsoft busca por pessoas “flexíveis, e que queiram estar envolvidas com os diversos estágios do ciclo de vida do produto“.

A outra vaga é para design de hardware senior e engenheiro de verificação. Este profissional deverá atuar tanto no Xbox 360 quanto nas futuras plataformas. Aqui a empresa busca por alguém “fascinado pela indústria de videogames e pelo Xbox 360“. É mais do que óbvio que o desenvolvimento de um novo console não acontece da noite para o dia, e é normal, creio eu, a contratação dos profissionais acima já tendo em vista o desenvolvimento do sucessor do Xbox 360.

Sabe-se que o todo o conceito do Xbox 360 teve início no início de 2003, e o console foi oficialmente lançado em 2005, na América do Norte. Temos aí, portanto, um período de mais ou menos 3 anos, e este se “ajusta” muito bem com algumas previsões que “marcam” a data do surgimento da nova geração de consoles para daqui a 2-3 anos. Ou seja, veríamos o sucessor do Xbox 360 em 2013 ou 2014, talvez.

Ninguém pode prever com exatidão quando esta nova geração de consoles (pelo menos da Microsoft) verá a luz do dia, e em minha opinião, acho que a atual está de muito bom tamanho, pelo menos por enquanto. O que podemos esperar mais dos consoles? Atingimos um patamar onde os gráficos podem chegar a níveis absurdamente realistas, e temos também o PC no meio, plataforma a respeito da qual já afirmaram por aí estar uma geração à frente dos atuais Xbox 360 e Playstation 3.

Não creio que uma nova geração de consoles seja necessária a curto-médio prazo, nem tampouco creio que a Microsoft pense assim. Eles podem estar iniciando a contratação de profissionais, mas o Xbox 360 e o PS3, por exemplo, ainda possuem muita “lenha para queimar”. Talvez, também, a Microsoft esteja se adiantando para evitar cometer os mesmos erros do passado. Quem sabe. Só o futuro nos dirá. Enquanto isso, vamos aproveitar ao máximo nossos caros e queridos consoles, pois, de qualquer forma, as vagas acima, se pensarmos bem, não representam nada conclusivo.

(Via: Gamesindustry.biz)

Poderá gostar também

Pin It on Pinterest