Adventurezator: conheça o incrível adventure criador de adventures brasileiro

Adventurezator: When Pigs Fly LogoO jogo já está instalado em meu PC, a vontade de iniciá-lo é enorme, mas senti que deveria escrever este artigo, antes de qualquer coisa. Posso dizer que este título me parece algo incrível. Eu, que sempre gostei bastante de jogos que permitem que o usuário crie (níveis, fases, mapas, etc), fiquei extremamente entusiasmado assim que tomei conhecimento deste jogo desenvolvido pelos brasileiros da Pigasus Games, sediada em Florianópolis.

O que temos aqui é um game criador de games com diversos extras. Um adventure criador de adventures. Me lembrei um pouco de LittleBigPlanet (joguei há poucos dias atrás em meu Vita, aliás), aliás, e também de Minecraft, após ler o press release que recebi e pesquisar mais sobre o novo título brasileiro.

Podemos dizer, também, que temos aqui dois “jogos”: Adventurezator, que é o fantástico módulo de criação, e When Pigs Fly, um jogo completo, criado com as próprias ferramentas existentes no módulo Adventurezator. E este jogo, esta campanha, contará com 3 finais alternativos, e nele os jogadores se encontrarão com Isaac Newton, dentre outros personagens.

Adventurezator: When Pigs Fly

Criador de personagens

Trata-se, claro, de uma excelente maneira da Pigasus Games também demonstrar o poder das ferramentas de criação. O projeto foi financiado através do Kickstarter, vale ressaltar, e chega em breve ao Steam. Dentro de poucos dias (detalhes mais abaixo).

Chama bastante a atenção em Adventurezator: When Pigs Fly um detalhe mencionado pelos próprios desenvolvedores: um “adventure emergente”. “Elementos emergentes“. “Comportamento emergente“. “Um game adventure emergente sobre a criação de games adventure emergentes“, diz a própria Pigasus Games.

Trata-se de algo realmente fantástico, em minha opinião. Algo bastante inovador, também. Todo o gameplay e a resolução de puzzles serão emergentes, ou seja, haverá uma interação dinâmica entre cada um dos objetos, de diversas maneiras. Serão interações que farão sentido, que terão lógica, e nada seguirá script algum.

Conexões entre os diversos elementos de um point-and-click criado, por exemplo, resultarão em uma grande variedade de interações e de possíveis soluções para um puzzle, por exemplo. Haverá um grande espaço para improvisação, pelo que tudo indica.

Adventurezator: When Pigs Fly

Segundo a desenvolvedora brasileira: “Não há necessidade de fazer manualmente com que um copo e uma fonte d’água descubram o que eles podem realizar juntos“. Outro exemplo dado pela empresa: assustar um rato até que ele entre em seu esconderijo e acione algum switch.

Ou, então, ainda na mesma situação, criar uma poção de encolher, encolher o próprio protagonista, entrar no esconderijo e acionar o tal mecanismo por si próprio. Perceba que estamos falando a respeito de algo que pode estar contido em um game criado pelo próprio jogador.

Os jogos adventure em Adventurezator poderão ser criados sem a necessidade de conhecimentos em programação. Ninguém terá de tocar em uma linha de código sequer, existirão ciclos de dia e noite, possibilidade de lutas entre os personagens, os já mencionados finais alternativos e, para tornar tudo ainda melhor, todas as aventuras poderão ser criadas com um nível bem grande de profundidade e aleatoriedade.

Adventurezator: When Pigs Fly

Editor/Criador de vídeos, cutscenes, etc

Nada, pelo que parece, será pré-definido. Estas interações objetos ==> personagens e objetos ==> objetos poderão resultar em coisas realmente impressionantes, em situações que não estavam em script algum. Obviamente, tudo isto vale para o jogo criado pela Pigasus, o adventure com a presença de Isaac Newton, e também para os futuros adventures criados pelos jogadores. Resultados dependerão dos objetos em questão, de suas peculiaridades, dos personagens, e por aí vai.

É como se colocássemos, quem sabe, dois cães para brigar e ficássemos aguardando o “resultado”, o qual seria imprevisível, no início da “luta” (POR FAVOR, não faça isso 😉  – foi apenas uma tentativa de explicar melhor esta questão dos comportamentos emergentes, da imprevisibilidade, etc.). Digamos que o criador dos jogos em Adventurezator não saberá o que acontecerá em determinado “nível”, digamos. Ele apenas forneceu os ingredientes necessários. A matéria-prima, talvez.

Adventurezator: When Pigs Fly

Editor de níveis

O jogo também conta com um criador de cutscenes, através do qual poderemos criar uma variedade enorme de conteúdo, como por exemplo cutscenes que devem ser exibidas em momentos de vitória, em introduções, em telas de game over, etc. Aliás, veja o teaser abaixo, o qual foi inteiramente criado com tal editor:

E não para por aí. Os jogadores/criadores poderão, em Adventurezator: When Pigs Fly, não só criar, mas também compartilhar seus adventures, através do Steam Workshop. Obviamente, eles poderão também baixar as criações de outros jogadores, e podemos dizer que o céu é o limite!

Ok, preciso reduzir minha empolgação. Ou não! 🙂 Me lembro que a última vez que fiquei assim em relação a um título com “editor de níveis” foi com Dynamite Jack, de Phil Hassey (Galcon), e posso dizer que, agora, estou bem mais entusiasmado.

De qualquer forma, abaixo seguem algumas de minhas criações no jogo do Phil:

Finalizando minha pequena digressão, teremos ainda um criador de personagens. Seremos capazes de criar nossos próprios NPCs, também, e com enorme liberdade. Humanos, orcs, fantasmas, anões, etc (vampiros, quem sabe?). E este criador de cutscenes que não me sai da cabeça, também! 😀 O pessoal da Pigasus Games também parece deixar a entender que ele é extremamente user-friendly. Que ótimo!

Este (neste momento o download está em 99% – oba!) criador de adventures brasileiro ainda conta com um editor de níveis que permitirá que os aspirantes a game designer criem seus próprios níveis sem quaisquer dificuldades, simplesmente arrastando e soltando itens, rotacionando-os, etc. E teremos também um editor de campanha, para o encadeamento de níveis, capítulos e cutscenes. Ou seja, seremos capazes de criar um jogo completo. Um adventure completo. Um point-and-click completo.

Adventurezator: When Pigs Fly foi aprovado no Steam Greenlight (infelizmente após uma grande demora, pelo que pude perceber), e será lançado no Steam no próximo dia 23 de Julho, para PC, Mac e Linux. Eu acredito sinceramente que muito em breve veremos uma grande comunidade em torno deste título. Deste sandbox(?). Deste “jogo criador de jogos” totalmente brasileiro.

Adventurezator: When Pigs Fly

Teremos tudo em nossas mãos: o “jogo criado pela desenvolvedora com o próprio jogo”, para que possamos, talvez, aprender, ver como as coisas funcionam, etc (se bem que me parece que tudo será bastante intuitivo). Teremos ferramentas para criação de cutscenes, edição de vídeo, criação de personagens, compartilhamento, editor de níveis, editor de campanha; e tudo isto, veja bem, sem que precisemos lidar com código. É ou não é empolgante?

Ao mesmo tempo, me sinto muito feliz por ver um título assim desenvolvido e lançado por um estúdio brasileiro. Isto mostra não só a criatividade dos nossos desenvolvedores, mas mostra também que o Brasil ainda continua sendo um celeiro e um mercado importantíssimo. E, além de tudo, o game possui um quê meio hilário, cômico, que com certeza será muito bem vindo.

O canal da Pigasus Games no Youtube conta com alguns vídeos muito interessantes, os quais demonstram o poder da ferramenta. O vídeo abaixo mostra um pouco do editor de níveis:

 Já este, exibe o criador de cutscenes, o criador de personagens, o editor de níveis e o editor de campanhas. É realmente sensacional:

Você também pode adquirir o jogo através do site oficial (link no primeiro parágrafo), por US$ 15,00, e apesar do preço em Reais ainda não ter sido divulgado, creio que ele ficará abaixo dos R$ 30,00, valor que, para mim, é uma verdadeira pechincha em se tratando de algo tão especial, tão diferente, tão bacana.

Não sei quanto a vocês, mas eu estou extremamente empolgado, louco para começar a jogar, ou melhor, a criar. Espero trazer mais novidades a respeito desta belezinha em breve. E para finalizar, fique com um vídeo de gameplay:

Poderá gostar também

2 Comments

  1. Excelente post, fiquei extremamente tentado em adquirir o Adventurezator: When Pigs Fly no lançamento, sempre me imaginei criando um jogo, quem nunca?

    Reply
    • Olha, Hideki, o jogo é bem bacana mesmo. Sai amanhã, aliás. 😀

      Reply

Trackbacks/Pingbacks

  1. Adventurezator, game criador de games brasileiro, será lançado hoje no Steam - […] um artigo a respeito do jogo brasileiro Adventurezator: When Pigs Fly há uma semana atrás. De lá para cá,…

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Pin It on Pinterest