Adventurezator: When Pigs Fly LogoEscrevi um artigo a respeito do jogo brasileiro Adventurezator: When Pigs Fly há uma semana atrás. De lá para cá, venho “brincando” com ele, e, infelizmente, meu tempo tem sido escasso para isto (pretendo corrigir esta falha em breve). Mas este jogo brasileiro, obra do pessoal da Pigasus Games, de Florianópolis, é muito bacana.

Resumindo, nele você pode criar seus próprios adventures, com seus próprios personagens, diálogos e cutscenes. O jogo será também integrado ao Steam Workshop, o que poderá (assim espero) permitir que muitos e muitos jogos criados com ele sejam compartilhados. Espero que uma grande comunidade seja em torno dele criada.

Adventurezator: When Pigs Fly também contará com uma campanha completa (uma forma de demonstrar as grandes possibilidades que ele oferece), além de uma ferramenta (editor de campanhas) que permitirá que os usuários finalizem seus adventures correta e completamente, inserindo cada nível e cutscene criados no local/momento apropriado.

Conforme eu disse anteriormente:

Chama bastante a atenção em Adventurezator: When Pigs Fly um detalhe mencionado pelos próprios desenvolvedores: um “adventure emergente”. “Elementos emergentes“. “Comportamento emergente“. “Um game adventure emergente sobre a criação de games adventure emergentes“, diz a própria Pigasus Games.

Trata-se de algo realmente fantástico, em minha opinião. Algo bastante inovador, também. Todo o gameplay e a resolução de puzzles serão emergentes, ou seja, haverá uma interação dinâmica entre cada um dos objetos, de diversas maneiras. Serão interações que farão sentido, que terão lógica, e nada seguirá script algum.

Conexões entre os diversos elementos de um point-and-click criado, por exemplo, resultarão em uma grande variedade de interações e de possíveis soluções para um puzzle, por exemplo. Haverá um grande espaço para improvisação, pelo que tudo indica“.

Adventurezator: When Pigs Fly

O jogo será lançado ainda hoje no Steam, para PC, Mac e Linux, e segundo os desenvolvedores, deverá deixar o Steam Early Access em alguma data compreendida entre o quarto trimestre de 2014 e o primeiro de 2015. Adventurezator é um jogo, ou melhor, um jogo criador de jogos, realmente muito interessante.

Tive a ideia de criar um pequeno trailer utilizando seu editor de cutscenes. Obviamente, não domino todas os recursos e ainda notei alguns bugs, mas isto é algo já esperado, tendo sido o jogo lançado em acesso antecipado. Veja abaixo e, por favor, não dê risada: 😉

Montei este trailer apenas para mexer no editor, mesmo. Pude ver que ele é muito legal, permitindo que cada página, ou cena, seja criada separadamente. Além disso, imagens e sons externos podem ser carregados, e a ferramenta ainda permite a modificação dos vários planos da imagem.

Agora, dê uma olhada no trailer do Early Access, este criado pela Pigasus Games:

Eu não sei quanto a vocês, mas eu não conheço nenhum outro título brasileiro que permita sequer a criação e edição de mapas, que dirá a criação de um jogo inteiro. Vamos torcer para que o jogo venda muito, para que ele obtenha grande sucesso (não somente no Brasil), e para que ele receba cada vez mais recursos.

Poderá gostar também

Pin It on Pinterest