Que o Steam, pelo menos atualmente, é o maior distribuidor digital de games, todos nós sabemos. Sabemos também de sua “mania” de nos deixar sem dinheiro, e também a respeito de suas vantagens em relação a outros serviços similares. Bom, a Valve lançou um sistema, o qual ainda está em beta, chamado Steam Trading. Trata-se de um sistema para troca de jogos e itens “in-game”. Algo que possui algumas (poucas) similaridades com o que o GreenManGaming faz.

Ocorre que o Steam Trading, pelo menos durante o seu período beta, possui algumas limitações (aliás, nem sei se estas limitações serão removidas algum dia). Podemos trocar jogos, é claro, mas apenas itens de Team Fortress 2 e jogos que tenham sido recebidos como gifts e não tenham, é claro, sido ativados. Isto vale tanto para games que você recebeu como presente quanto para games que comprou como gifts. Cópias extras recebidas em promoções de pré-vendas, por exemplo, também valem.

Uma nova opção foi adicionada ao checkout, no Steam. Trata-se da “Store the gift in my inventory to send later”. Assim, o game permanece armazenado com você, porém não é ativado e pode ser trocado ou enviado como presente quando você bem desejar. Infelizmente, porém, não existe, pelo menos por enquanto, a possibilidade de vendermos games “usados”, jogos que já tenham sido ativados em nossas contas. Acabou de finalizar o tower defense Sanctum, por exemplo, e deseja trocá-lo com um amigo por outro game? Impossível.

As “negociações”, digamos, podem ser realizadas através do próprio chat do Steam, e para ativar algum item que você recebeu durante as mesmas, basta ir até seu “Steam Inventory” e utilizar a opção “Unpack gift”. O jogo será então adicionado à sua coleção. Vale lembrar que o Steam Trading ainda está em fase beta, e você deve informar que deseja participar do sistema. Para isto, acesse seu cliente Steam e vá em “Steam ==> Settings”. Logo em seguida, localize o grupo de opções “Beta participation” e clique no botão “Change”. No menu dropdown que é então exibido, selecione a opção “Steam Trade Update” e clique em OK.

O Steam será então reiniciado e atualizado, e seu inventário estará disponível através da opção “Community”, tanto dentro do próprio cliente quanto através do próprio site do Steam. Achei muito bacana esta nova funcionalidade do Steam. É uma pena que não possamos trocar nossos games “usados”. De qualquer forma, não gosto de me desfazer dos jogos que compro, portanto, isto não me afeta tanto.

Mas aposto que muita gente gostaria de tal possibilidade. Tal possibilidade, entretanto, deve esbarrar em diversos problemas, principalmente em relação às publishers e/ou desenvolvedoras. É, mais uma vez o Steam lança algo bacana. Muita gente deve estar comprando muita coisa em TF2, e agora com o Steam Trading, muitos negócios serão realizados. E aposto que esta novidade deverá ser brevemente expandida para outros games.

Poderá gostar também

Pin It on Pinterest