Boas ideias podem nascer em diferentes locais, em diferentes cabeças, em diferentes empresas, independentemente de seu tamanho. Não importa se uma desenvolvedora de games conta com o apoio de uma publisher ou não. Se seus jogos e suas ideias são bons, não existem quaisquer motivos para que seus projetos não cheguem ao mercado como um produto acabado. Bom, existe um: dinheiro. Ou melhor, a ausência e/ou a pouca quantidade dele.

Cipher Prime é um pequeno estúdio que desenvolve basicamente jogos musicais. Mas jogos musicais de altíssima qualidade, como Auditorium, por exemplo. Trata-se de um jogo fenomenal, o qual, aliás, foi recentemente lançado no Steam. Em Auditorium, o jogador deve conduzir feixes energéticos através de diversos elementos chamados no jogo de containers. A música já está contida no game, digamos, e o toque da energia em cada container vai liberando-a aos poucos.

Existem diversos tipos de containers, aliás, cada um com uma propriedade diferente, e eles devem ser posicionados pelo jogador da melhor maneira possível, visando maximizar as chances de sucesso no puzzle musical. Cada container também pode sofrer alterações (controladas pelo jogador) em seu raio de ação, e isto é muito interessante, porque um acaba influenciando o outro, e esta influência pode ser positiva ou negativa. Auditorium, além de belíssimo, é divertidíssimo e desafiador. Um must have para quem aprecia jogos musicais e/ou puzzles.

Em 2010, cheguei a entrevistar Dain Saint, diretor técnico da Cipher Prime (parte 1 e 2), e nesta entrevista Dain comenta um pouco a respeito da empresa e de seus games. Aliás, qualquer pessoa pode testar Auditorium através de seu website, vale lembrar. Pois bem, uma sequência para este fenomenal título pode ser lançada. Trata-se de Auditorium 2: Duet, jogo que contará com diversas novidades em relação a seu antecessor.

Auditorium 2: Duet também será um título no qual o jogador poderá criar música através de puzzles musicais que lidarão com cores, luzes e feixes de energia. Entretanto, a sequência também possuirá um modo cooperativo, além do modo singleplayer. O jogo será maior, a experiência cooperativa será muito interessante e intensa, segundo a Cipher Prime, e mais containers estarão disponíveis; partidas cooperativas poderão ser jogadas localmente ou online, aliás.

Trata-se do projeto mais ambicioso da empresa, até agora. Não duvido nem um pouco da capacidade e da criatividade do pessoal da Cipher Prime. Muito pelo contrário. Além de Auditorium, seus outros games, como por exemplo Fractal e Pulse, são extremamente criativos e instigantes. A empresa iniciou uma campanha no Kickstarter, cujo objetivo é arrecadar 60 mil dólares para o desenvolvimento de Auditorium 2: Duet. Até o presente momento, cerca de 27 mil dólares já foram arrecadados, mas a campanha permanecerá no ar até o dia 30 de Março de 2012. Ou seja, restam apenas 15 dias.

Vale lembrar que se o objetivo não for alcançado, nenhum doador desembolsará um tostão sequer. E vale lembrar também que é possível contribuir com valores a partir de 1 dólar. Quem doar um dólar ganha automaticamente uma cópia para PC/Mac do jogo Fractal (também disponível no Steam, aliás).

A coisa começa a ficar realmente interessante a partir dos 15 dólares. Contribuindo com este valor, você receberá uma cópia de Auditorium 2: Duet, quando de seu lançamento, e também terá seu nome incluso nos créditos do título. Dentre as inúmeras opções disponíveis, você pode escolher também doar 5 dólares e ter o seu nome nos créditos do game. São várias as opções. A Cipher Prime, basicamente, é composta por duas pessoas: Dain Saint e Will Stallwood. É um estúdio pequeno, cujo trabalho, entretanto, é de altíssima qualidade.

Acredito sinceramente em iniciativas como esta. Este estúdio independente conta com profissionais muito competentes. Gente que cria jogos com verdadeira paixão, paixão esta que você pode sentir nitidamente ao jogar Auditorium. Eu gostaria muito de ver Auditorium 2: Duet se transformando em uma realidade. Gostaria muito de jogá-lo. Já contribuí lá no Kickstarter, aliás, e desejo toda a sorte do mundo ao Dain e ao Will. E você, que acha de contribuir também e, de quebra, conhecer um ótimo trabalho?

Que venha Auditorium 2, e que ele não demore. Aliás, em breve será iniciado um sorteio aqui no XboxPlus cujos prêmios serão justamente Steam keys para o primeiro Auditorium.

Enquanto isso, veja abaixo um pequeno vídeo a respeito da iniciativa:

Poderá gostar também

Pin It on Pinterest