Alan Wake é um dos melhores jogos já lançados para o Xbox 360. Repleto de suspense e reviravoltas, o jogo da Remedy Entertainment conseguiu, finalmente em 2010, entregar uma experiência realmente intrigante e interessantíssima. É uma pena que o título tenha passado por diversos problemas, entretanto, e que tais problemas tenham sido causados por interferências externas.

Fosse Alan Wake um título multiplataforma e eu tenho quase certeza de que ele teria vendido muito, e uma sequência, quem sabe, já estaria “no forno”. Infelizmente, entretanto, o game permaneceu restrito ao console da Microsoft, o que, aliás, pelo menos para mim, não foi o que causou o seu fracasso comercial. Sinceramente, não entendo o que aconteceu com este game, sendo que existem outros títulos inferiores que fazem ou fizeram grande sucesso.

O jogo foi anunciado há bastante tempo, até, e foi um alívio quando ele foi lançado. Sua mistura de suspense e ação, juntamente com seu formato de minissérie e o constante embate entre a luz e as trevas, foram motivos mais do que suficientes para me fazer adorar o jogo. O escritor Alan Wake muito rapidamente começa a passar por problemas bem intrigantes, logo ao chegar a Bright Falls. Sua esposa desaparece, e acontecimentos mais estranhos ainda passam a se tornar comuns.

Alan se torna até um fugitivo, e a floresta por onde ele perambula à noite é realmente assustadora, principalmente porque existe uma negra presença sempre o perseguindo e assustando. Os Takens, inimigos que o perseguem constantemente, representam algo muito interessante. Trata-se de criaturas que “envergam” uma “capa de escuridão”, e antes de serem mortos com armas convencionais devem primeiro serem despidos de tal capa. Com luz.

Tudo isto, juntamente com determinados bilhetes que o protagonista encontra, bilhetes estes que muitas vezes contam trechos de uma história supostamente por ele escrita, tornam o game extremamente interessante e amedrontador, apesar de estarmos aqui lidando com um outro tipo de terror. Pode-se dizer que Alan Wake é um jogo de terror psicológico, pois até mesmo os Taken podem ser logo transformados em criaturas comuns que morrem rapidamente sob a mira de uma espingarda.

Em Maio a Remedy anunciou que veríamos novamente um Alan Wake em ação, mas que não seria um  Alan Wake 2. E durante a VGA 2011 o tal “novo Alan Wake” também marcou presença. Mas, é claro, não se trata de um Alan Wake 2. Trata-se de Alan Wake’s American Nightmare, um “spin-off stand-alone”, ou seja, um título que poderá ser jogado sem problemas mesmo por quem não jogou o Alan Wake original.

Alan Wake’s American Nightmare será lançado no primeiro trimestre de 2012, para Xbox 360, via Xbox Live, e a Remedy promete mais informações sobre o game para a próxima semana. Bom, mais uma vez teremos um título exclusivo. Alan Wake’s American Nightmare será um XBLA. Este novo título contará com uma combinação de ação e aventura, além de, é claro, muito suspense. Pelo menos é o que podemos pressupor através de seu primeiro trailer (segue abaixo).

A desenvolvedora também menciona que American Nightmare também irá adicionar elementos novos e avançar a história, o que pode significar, quem sabe, que um Alan Wake 2 esteja a caminho. Assim espero. Em Alan Wake’s American Nightmare, o escritor luta contra seu lado maligno, chamado Mr. Scratch. Um serial killer sobrenatural que se porá entre Alan e o caminho para sua esposa, Alice.

Se há um game que foi indevidamente lançado ao limbo, este é Alan Wake. Poucos jogos na atual geração de consoles conseguem transmitir ao jogador a sensação de insegurança, medo irracional e desamparo que ele consegue. Poucos títulos atualmente conseguem assustar sem a presença de monstros e criaturas horrendas. Pouquíssimos, aliás, tratam o sobrenatural com sutileza, como fez o pessoal da Remedy.

Confesso que preferiria mil vezes um Alan Wake 2, mas este já é um bom começo. É uma pena, entretanto, a série continuar restrita ao Xbox 360. Espero que desta vez o novo jogo venda muito, o que poderá, portanto, abrir o caminho para que uma verdadeira sequência seja lançada.

Assista abaixo ao trailer de Alan Wake’s American Nightmare. [Editado]: bom, amigos, o vídeo que recebi da assessoria de imprensa da Remedy é sempre bloqueado no Youtube, com uma mensagem a respeito de conteúdo da Viacom. Portanto, segue abaixo o mesmo vídeo, porém do site G4TV:

Poderá gostar também

Pin It on Pinterest