Algo sinistro invadiu Defiance: a praga – e você vai gostar

O mundo aberto e algumas vezes bizarro do MMO Defiance agora recebeu um toque bem sinistro. Uma praga que atingiu um nível onde os doentes não mais são passíveis de cura. Eles se transformaram em criaturas violentas e desprovidas de qualquer razão. “Tocam o terror” onde quer que apareçam, e o que resta ao jogador, portanto, é eliminá-los. Que tarefa árdua, não?

O update responsável pelos tais “zumbis” em Defiance trouxe consigo bastante conteúdo novo, também. Além da doença misteriosa que colocou os Arkhunters em busca da cura, para evitar que esta atinja a cidade de Defiance, na série (no SyFy – aliás, você está acompanhando?), segundo a Trion Worlds, no episódio da série que irá ao ar em 17 de Junho, o povo da cidade de Defiance começará a ficar com muito medo, devido à praga.

Defiance - MMO

Ainda na série, a doutora Yewll enviará um pedido de socorro a um amigo na Bay Area. Este amigo, segundo a desenvolvedora, já passou algum tempo trabalhando em algum tipo de pesquisa para tentar chegar à cura da praga misteriosa. E no MMO temos um novo tipo de modo de jogo, chamado “Siege“.

Inicialmente ligados à praga, os tais cercos são muito divertidos. Diferentemente dos também ótimos Arkfalls, Sieges ocorrem dentro de regiões pré-determinadas. Você vai encontrá-los, por exemplo, em Mount Tam, em San Francisco, em Madera, etc. Sempre dentro dos territórios.

Neles, montanhas de jogadores se unem para defender equipamentos (sintetizadores de vacina) que sofrem ataques constantes dos infectados. Sieges surgem e desaparecem, e podemos deles participar diversas vezes, sempre obtendo as devidas recompensas.

Defiance - MMO

Hordas enormes de zumbis doentes surgem à partir de vários pontos no mapa e cercam os jogadores (sempre em grande número, também). Eles partem com tudo para cima dos equipamentos, e chegam a deixá-los inoperantes, e aí, claro, os Arkhunters devem fazer com que as máquinas voltem a funcionar.

Cada Siege sempre rende ótimas recompensas, e além disso, o campo de batalha é invadido por inimigos “extras”, incluindo Hulkers infectados, além de Monarchs, Dark Matter e outros. A configuração de cada um dos locais onde tais eventos ocorrem também pode facilitar ou piorar as coisas, claro, e construções podem tanto servir como proteção quanto provocar bons sustos ao abrigar infectados que saltam sobre você de repente, apesar das informações exibidas no mapa (ocorre que este tipo de acontecimento é tão movimentado, e o mapa fica tão “cheio”, que tudo fica mais difícil).

Falando nos Hulkers, temos aí um inimigo cuja origem ainda não foi muito bem explicada. Mas veja como o danado é assustador:

Defiance MMO - Hulker

Também temos 8 novas emergências e 2 novas Pursuits (a recompensa de uma delas, aliás, é um veículo muito bacana), sem falar em novas séries de missões que serão introduzidas a partir do dia 10 de Junho. É muito bacana, aliás, perambular por diversos locais no jogo e, de repente, perceber que um grupo de soldados está sendo atacado. Por zumbis. Claro: é impossível resistir e não ajudar.

Defiance - MMO

A introdução deste novo tipo de inimigo em Defiance é bastante interessante. O “elemento zumbi” é usado com bastante frequência em jogos eletrônicos, muitas vezes de maneira errada e/ou de forma exagerada. Mas existem exceções, claro.

Isto inclui games que, a princípio, nada teriam a ver com zumbis e que receberam a visita dos mortos-vivos de forma sensacional, resultando em algo muito bacana. Veja o DLC Undead Nightmare, para Red Dead Redemption, por exemplo. E em Defiance a Trion Worlds realizou um trabalho bastante interessante, ao inserir os afflicted dentro de um contexto, como parte de algo que já vinha sendo anunciado dentro do próprio jogo, através de gravações de voz, informações captadas aqui ou ali, etc.

Além disso, percebemos que pessoas comuns e inimigos como Raiders, por exemplo, foram pegos pela praga sinistra, e isto, claro, reforça ainda mais a sensação de estarmos presenciando acontecimentos totalmente dentro do escopo do MMO.

Confesso que há bastante tempo eu não me envolvia tanto com um jogo deste gênero, com um MMO, e Defiance tem sido um dos games que mais tenho jogado ultimamente. Isto também tem me surpreendido bastante, principalmente porque adoro apreciar uma boa história. Ou, de outra maneira, porque também gosto de uma boa jogatina solo.

Não que o enredo de Defiance, entretanto, seja ruim. Não se trata disso. Temos missões primárias e secundárias interessantes. Nada muito sofisticado, nem nenhuma obra-prima em termos de narrativa. Mas digamos que o conjunto seja digno de nota. Extremamente digno de nota. O conjunto formado pelas missões, pelo lore (e aqui muitas coisas ainda precisam ser explicadas), pela ligação do jogo com a série de TV, pela maneira como evoluímos, pelo mundo aberto, pela atenção constante da Trion Worlds, pelos eventos dinâmicos, etc.

Em relação a esta praga que muitas vezes faz com que as estradas fiquem infestadas de “doentes”, bem, confesso que estou adorando. A Trion Worlds é realmente mestre em manter os mundos que cria recheados de novidades e dinamismo, e se você ficou interessado no jogo, dê uma olhada neste texto. Ele conta com mais detalhes a respeito do jogo e também com um vídeo de gameplay com cerca de 19 minutos de duração.

Finalizando, veja abaixo o trailer da praga em Defiance, bem como mais algumas screenshots:

Poderá gostar também

Trackbacks/Pingbacks

  1. Defiance: vídeo de gameplay e mais algumas impressões sobre o MMO - [...] eventos dinâmicos similares aos Arkfalls e que, no entanto, nos colocavam para lutar contra hordas enormes de zumbis. Estes…

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Pin It on Pinterest