É possível que os servidores de APB, ou All Points Bulletin, sejam desligados já a partir de amanhã, pela manhã. O game não se encontra mais à venda no Direct2Drive, e até mesmo sua página no Steam agora redireciona para a home do mesmo. O game, desenvolvido pela Realtime Worlds é (ou era) uma espécie de MMO, com temática muito similar a games como Kane & Lynch e GTA. O título foi lançado em Junho de 2010, e 3 meses após tal lançamento, a bombástica notícia de que ele será “encerrado” é divulgada.

Segundo tudo indica, o “plug está prestes a ser puxado“. Aparentemente, nenhuma empresa manifestou interesse em comprar os direitos sobre o game, e mesmo o fato da Epic Games (desenvolvedora de Gears of War e da Unreal Engine) ter manifestado um certo interesse, não provoca muita esperança. A Realtime Worlds agora tem em mente tentar vender os “ativos/componentes/recursos” do game (seja lá o que quer que queiram dizer com isto), e este fato não deixa dúvidas de que quem comprou o game realmente jogou dinheiro fora.

Vale ressaltar que nem mesmo na loja da própria Realtime Worlds o game ou os RTW points para serem gastos dentro do game estão sendo vendidos, o que é mais uma prova de que o barco já afundou. Só falta mesmo esquecermos do naufrágio. Acho até meio que engraçado (para não dizer trágico, principalmente para quem gastou dinheiro com o título) a empresa dizer no fórum do game que “APB foi uma jornada fantástica“. Resta saber quem aproveitou tal “jornada”, e como ficarão agora os jogadores que compraram o game, gastaram dinheiro na tal moeda in-game, etc.

Tudo isto me leva a pensar na imensa falta de respeito que tudo isto representa para com os jogadores, e no quão enraivecidos estes devem estar. Segundo a desenvolvedora, existem 130.000 usuários registrados, gastando uma média de 28 dólares por mês. Isto representa mais de 3 milhões e seiscentos mil dólares mensais. É pouco? É muito? Sinceramente não sei. O que é preciso para manter o interesse em um MMO, e sua consequente rentabilidade?

Pelo que vi de All Points Bulletin, pelo menos em relação à sua temática, gráficos e jogabilidade, parecia ser um bom game, tirando o fato de ser um MMO. Não sou muito ligado neste estilo de jogo, vale ressaltar, tanto devido ao fator “pouco tempo disponível” quando devido a essa questão de gastos constantes após a compra do título.

É, mas uma coisa é certa: a Realtime Worlds, empresa fundada por um dos criadores de GTA, David Jones, se queimou bastante no mercado.

(Via: gamesindustry.biz)

Pin It on Pinterest