AMD Mantle é lançada em novo driver

Battlefield 4

Caso você seja um feliz proprietário de uma das placas de vídeo contempladas, já pode tirar proveito da mais nova API do mercado: a Mantle. Desenvolvida pela AMD, a Mantle é uma alternativa ao consolidado DirectX 11 e promete tirar a sobrecarga redundante de processamento que recai sobre a CPU, oferecendo assim ganhos superiores a 45% na performance de jogos e aplicações.

O novo Catalyst 14.1 Beta ativa o suporte a Mantle do seleto grupo de placas que possuem a arquitetura batizada de Graphics Core Next. Ele inclui as séries Radeon HD 7000, 8000, Radeon R7 e R9 e as APUs AMD A10-7000 e AMD A8-7000. Note que antes de instalá-lo, será necessário a desinstalação completa do seu driver antigo.

Infelizmente, só existem dois jogos no momento que fazem uso da nova interface: Battlefield 4 e Star Swarm, um stress test montado pela Oxide Games para servir especificamente de demonstração para a Mantle (e que pode ser baixado gratuitamente pelo Steam). Em Battlefield 4, alguns testes realizados internamente pela DICE demonstraram ganhos que vão de 14% a 58% dependendo do hardware. Em Star Swarm, os ganhos são ainda mais impressionantes: 110% em algumas configurações.

A Mantle funciona de forma semelhante à interface que existe nos consoles, permitindo com que os jogos conversem diretamente com o hardware, sem precisar de processos auxiliares gerados por terceiros (como o DirectX). Dessa forma, a carga de processamento é severamente reduzida, sobretudo na CPU. Isso quer dizer que se você tem um processador fraco, é provável que a Mantle melhore consideravelmente a sua situação. Por outro lado, se o gargalo estiver ocorrendo com a placa de vídeo, não haverá muito o que ser feito.

A AMD diz que centenas de estúdios já estão trabalhando com a nova interface e mais jogos utilizando a sua API devem chegar em breve. Será que a Mantle vai vingar?

Artur Carsten

Catarinense, amante da música eletrônica, estudante de medicina e jogador nas inexistentes horas vagas. Ocasionalmente, escreve artigos e coloca em dia a pilha interminável de jogos comprados em promoção no Steam. Já passou pelo Campo Minado, Continue, Guia do PC, Gemind e Oxygen e-Sports.

Twitter  

Poderá gostar também

2 Comments

  1. Legal isso. Grandes chances de dar certo, mas acho que na maioria das vezes, a melhora a gente não vai perceber. Talvez diminua a sobrecarga, só. Mas tá valendo. A gente tem que esperar sair mais jogos usando isso.

    Reply
  2. Estou só observando, quero ver como será o aproveitamento dessa tecnologia daqui alguns meses pelas desenvolvedoras, daí penso em trocar de VGA, que os ganhos de desempenho são visíveis não há dúvidas.

    Reply

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Pin It on Pinterest