Arma 2: novo patch, DayZ e o fantástico mundo dos mods

Arma 2 Game

A Bohemia Interactive lançou hoje um novo patch para seu simulador militar Arma 2. Trata-se do patch 1.62, o qual corrige uma série de bugs no multiplayer do jogo e também traz algumas melhorias e novidades. O patch é gratuito, é claro, e pode ser baixado através deste link. Quem possui o jogo no Steam, entretanto, receberá a atualização automaticamente.

patch 1.62 torna as partidas multiplayer em Arma 2 mais segura e estáveis, adiciona novas opções gráficas ao jogo (Post-Process Anti-Aliasing Alpha To Coverage), corrige diversos problemas relacionados às missões de treinamento, e também aprimora a inteligência artificial do título, além de inserir uma série de novos comandos extremamente úteis para os criadores de conteúdo.

Arma 2, DayZ, Mods, conteúdo gerado pelo usuário, etc

Arma 2 também prova de maneira fantástica o quão fantástico é o mundo dos jogos para PC e seus diversos mods, bem como a comunidade modder como um todo e suas criações. Jogos que permitem que o usuário/jogador crie seu próprio conteúdo também ganham cada vez mais força no mercado (muitas empresas já perceberam o potencial disto tudo), o que é muito bacana e faz com que eles permaneçam sempre frescos, além de tudo.

Todos sabemos, é claro, a respeito do enorme sucesso que o mod DayZ, criado por Dean Hall, vem fazendo. Dean Hall, aliás, também estará presente no estande da Bohemia Interactive durante a Gamescom 2012 (D12 – Business Area – Hall 4,2), juntamente com o CEO da empresa, Marek Spanel. DayZ tem como pré-requisito o bundle ArmA II: Combined Operations (na verdade um pacote contendo o jogo principal Arma 2 e o pacote de expansão ArmA II: Operation Arrowhead).

DayZ conta atualmente com mais de 840 mil jogadores, e é uma “experiência com zumbis”, digamos. Uma experiência fora de série. Também devido ao enorme  sucesso alcançado pelo trabalho de Dean Hall, Arma 2 está vendendo muito, nos últimos tempos. Agora mesmo, no Steam, ArmA II: Combined Operations é o título mais vendido, e isto fica ainda mais interessante se pararmos para lembrar que trata-se de games lançados há mais de 2 anos.

Obviamente, o jogo continua sendo interessante, extremamente realista e oferecendo gráficos muito bonitos ao jogador, mas pode-se dizer que DayZ o transforma em algo bem diferente e que vale a pena ser jogado, e prova disto é o fato de que talvez em breve vejamos o mod ser lançado como um jogo separado.

Quero vê-lo se transformar em um jogo independente, seguindo o modelo de Minecraft de preço baixo, mas isto somente acontecerá se vermos que todos vão pagar“, disse Dean Hall.

Em DayZ o jogador tem à sua disposição um mundo aberto e persistente, com cerca de 225 quilômetros quadrados, além de muitos zumbis. Trata-se de um trabalho muito bacana. Um trabalho que conseguiu colocar Arma 2 novamente sob os holofotes (não podemos também nos esquecer de Arma 3, é claro), e que sem dúvida vai fazer muito sucesso quando for lançado como um produto separado.

Hall sabe, até mesmo conforme disse ao site VG247, que ainda há muito trabalho a ser feito. Entretanto, temos aí uma demonstração do quão fantástico é o mundo dos jogos para PC e, também, o mundo dos mods e a comunidade  extremamente talentosa que dele faz parte.

Um mundo onde um simulador militar pode se transformar em algo bem diferente, algo onde podemos combater mortos-vivos, e onde um RPG do porte de Skyrim pode receber diversas e novas quests. Havendo abertura por parte das desenvolvedoras, sempre existirá gente interessada em criar e compartilhar suas missões, níveis, mapas, quests, etc. Sempre haverá mentes extremamente criativas desejando ir além daquilo que vem no pacote.

DayZ não será o primeiro mod a se tornar um jogo separado, é claro. Mas ele é surpreendente e de certa forma nos dá mais uma prova da força do PC enquanto plataforma de jogos eletrônicos. Dê uma olhada no trailer abaixo:

Poderá gostar também

Trackbacks/Pingbacks

  1. ArmA 2: Army of the Czech Republic traz também uma nova campanha - [...] Interactive está em alta, nos últimos tempos, e um dos grandes responsáveis por isto é o mod DayZ. Claro, o …
  2. Arma 3 Alpha: 20 km² para diversão e tutoriais pela comunidade - [...] e a série Arma são um bom exemplo disto, e todos devem se lembrar do apoio da empresa ao …

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>