Arma 3 Alpha: 20 km² para diversão e tutoriais pela comunidade

Algumas franquias conseguem fazer surgir um entusiasmo tão grande na comunidade de jogadores que muitos trabalhos derivados bacanas são iniciados e lançados como consequência. Este tipo de coisa geralmente conta também com a presença e o trabalho de estúdios que primam bastante não só pela qualidade de seus títulos, mas também pelo apoio aos modders e aos fãs.

A Bohemia Interactive e a série Arma são um bom exemplo disto, e todos devem se lembrar do apoio da empresa ao mod DayZ e seu criador, Dean Hall. DayZ foi responsável por um período de vendas bem significativas de Arma 2, falando nisso. Bem, o novo título da famosa série de simuladores militares da desenvolvedora checa já está deixando muitas pessoas extremamente empolgadas.

A versão alfa de Arma 3 chegou ao mercado no último dia 05 de Março. Creio que não seja surpresa para ninguém que o game tenha se tornado nos últimos dias o mais vendido no Steam, e com o lançamento da versão lite (gratuita), ontem, a Bohemia Interactive certamente irá vender muito mais (afinal, o upgrade será perfeitamente possível, e esta versão “demo mediante convites” pode muito bem fazer com que o game caia nas graças de muita gente).

Arma 3

Em relação à versão alfa de Arma 3, vale lembrar que através dela a desenvolvedora pretende fazer com que os jogadores sejam inseridos, digamos, no processo de desenvolvimento, através de testes e feedback. O jogo conta com um link interno para o “feedback tracker”, através do qual todos podem dar sua opinião, e o FPS que foi entregue no dia 05 de Março pela empresa é um trabalho em progresso, claro.

O que temos aqui ainda é limitado, mas posso dizer que mesmo este conteúdo limitado já é surpreendente. Somente a ilha Stratis, com  seus 20 km², faz parte desta versão (o jogo deixará em nossas mãos um cenário de guerra com 270 km²). Mas por ela caminhar e observar suas belíssimas paisagens é simplesmente fora de série.

Arma 3

Por incrível que pareça, apesar do jogo ser maior e contar com gráficos melhores, animações melhores, física extremamente aprimorada e uma série de outras melhorias, ele não requer um computador da NASA. Consegui rodá-lo perfeitamente em um PC equipado com um processador Intel Core i5 2300 e uma NVIDIA GTX 560ti.

E Arma 3 Alpha oferece ao jogador uma oportunidade incrível para explorar um enorme cenário. Um enorme e fantástico cenário. Uma ilha realmente fora de série, capaz de nos fazer parar diversas vezes para observar a paisagem, a cada 20 ou 30 passos. O título, em seu estado atual, limitado, conta com 4 missões especiais que têm por objetivo demonstrar ao jogador algumas de suas facetas. Nestas missões, podemos pilotar helicópteros, utilizar veículos, mergulhar e, claro, dar diversos tiros juntamente com um pelotão de infantaria.

Arma 3

Além disso, nem todas as armas estão liberadas, e as partidas multiplayer estão limitadas a dois mapas. Ah, o editor de cenários também está liberado, é claro.

Tutoriais em vídeo criados pela comunidade

Andrew Gluck, membro da comunidade ShackTactical, deu início à criação de uma série de tutoriais em vídeo de Arma 3; o primeiro deles segue abaixo, e os demais deverão ser lançados ao longo de 2 semanas. Andrew falará inclusive a respeito do editor incluso no jogo, e o trabalho é muito bacana. De quebra, podemos também observar cenas muito legais.

Arma 3

Arma 3 Alpha Lite

Ontem a Bohemia Interactive lançou a versão lite de seu novo simulador militar. Tal versão não inclui o componente multiplayer nem tampouco suporte a modding. Ela também não está disponível em lugar algum (pelo menos não pelas vias normais): para obtê-la, você deve receber um convite de quem possui o título completo.

Quem jogar a versão lite de Arma 3 poderá experimentar todas as quatro missões especiais singleplayer e também terá acesso ao editor de cenários. Além disso, esta versão não inclui acesso às futuras versões beta e full do simulador. Ela será descontinuada no dia 18 de Junho de 2013, ou seja, valerá por mais ou menos 3 meses.

De qualquer forma, fica aqui a dica: o FPS está ficando muito bacana e muito bonito. Pilotar o tal helicóptero é uma experiência fantástica, se bem que um tanto quanto frustrante no início, devido à curva de aprendizagem elevada, e mergulhar, então, é bom demais.

E se você quiser dar uma conferida e levar um convite para Arma 3 Alpha Lite, basta deixar um comentário, aqui mesmo. Tenho 3 disponíveis, e os 3 primeiros a comentarem manifestando interesse levam (é importante deixar sua ID no Steam).

Enquanto isso, segue abaixo o primeiro vídeo tutorial de Andrew Gluck e também o trailer lançado no mesmo dia do jogo (não deixe de ativar as legendas de ambos):

Poderá gostar também

10 Comments

    • @Gustavo Rosolem

      Olá Gustavo! Gift enviado!

      Enviei via e-mail, pois deu erro na sua ID. 🙂

      Reply
  1. Opa, já recebi.
    Vou jogar esse fds e quem sabe não me motiva a comprar ele, pelo que eu vi até agora, os comentários são sempre positivos.

    Reply
  2. Opa, ótimo artigo Sr. Marcos! Arma 3 é um jogo que merece essa publicidade sim. E pensei que o DayZ standalone já teria sido lançado… mas está demorando né.

    Gostaria de receber uma key pra versão alpha, se possível, obrigado. 🙂

    Reply
    • @taczbr,

      Olá meu caro! 🙂

      Com toda certeza, merece sim. Então, também estou no aguardo do DayZ standalone. E estou enviando seu convite para o Arma 3 Lite neste exato momento. Espero que goste. 😉

      Reply
  3. Recebido e ativado. Muito obrigado! 🙂

    Reply
  4. Eu também quero!!! Jogãooo

    Reply

Trackbacks/Pingbacks

  1. Pegue sua key para Arma 3 Alpha Lite, da Bohemia Interactive - [...] edição Lite de Arma 3 não está disponível em lugar algum. Quem adquirir o jogo ainda durante a fase…
  2. Joga no PC? Temos 500 chaves para Arma 3 Alpha Lite (free) - [...] certamente conhece a franquia Arma, da Bohemia Interactive. Arma 3, aliás, já se encontra à venda no Steam, e…
  3. Arma 3 recebe atualização e, claro, novidades e melhorias - [...] em fase alfa. Porém, o novo FPS militar da Bohemia Interactive não faz feio em momento algum (muito pelo contrário),…

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *