A Microsoft finalmente resolveu disponibilizar armazenamento na nuvem para o Xbox 360. Perfis e saves de jogos (alguns, por enquanto) poderão ser salvos nos servidores da empresa, fornecendo, de certa forma, maior segurança aos jogadores. Acredito que a gigante de Redmond está implementando esta funcionalidade muito tarde, entretanto.

“Cloud storage” já existe há um certo tempo no Steam (Steam Cloud), por exemplo, e é realmente uma pena que o recurso não esteja disponível para todos os jogos. Mas agora, de qualquer forma, não podemos deixar de comemorar o fato de também termos “cloud storage” para o Xbox 360.

Poucos detalhes foram divulgados pela Microsoft até agora, mas já se sabe que será possível recuperar saves e Gamertags em diversos consoles Xbox 360. O novo recurso, entretanto, por enquanto só estará disponível para alguns XBLA’s (não se sabe ainda quais, também).

O armazenamento na nuvem permitirá que você desfrute da mesma grande experiência de jogo Xbox Live mesmo quando você não estiver em sua própria sala de estar, dando a você a opção de armazenar seus ‘game saves’ de forma segura na Xbox Live cloud, ao invés de em uma unidade de memória portátil ou o disco rígido de seu console“, disse Marc Whitten, gerente geral da Xbox Live.

O novo recurso de armazenamento na nuvem para o Xbox 360 também incluirá Microsoft Points, conquistas e lista de amigos. O anúncio deste novo serviço foi feito pela Microsoft durante a E3 2011. Mesmo atrasada, acredito que a novidade será muito bem vinda, e muita gente fará uso da mesma. No próprio Steam, aliás, já fui salvo uma vez pelo Steam Cloud, ao desinstalar um jogo sem querer.

Cada vez mais vemos aplicações rodando na nuvem. Cada vez mais ouvimos falar a respeito de armazenamento na nuvem, grid computing e similares. O próprio OnLive é um grande exemplo disto tudo: pena que o serviço seja inviável, pelo menos por enquanto, a jogadores do mundo todo, devido à distância geográfica. O Gaikai também pode ser mencionado, é claro, e Hideo Kojima possui idéias bem interessantes a respeito. Veja, também, o Office 365. Totalmente “na nuvem”. Seria este o futuro dos games?

Sobre a Microsoft e o Xbox 360, algumas pessoas já devem estar recebendo o update que implementará o “Xbox 360 Cloud Storage” em seus consoles, pelo que se pode depreender da notícia publicada hoje no site Eurogamer. Eu ainda não o recebi, entretanto; será muito bacana contar com mais esta opção, mas eu sou meio desconfiado, e não apagarei meus saves do HD. E vocês? 🙂

(Via: Eurogamer)

Poderá gostar também

Pin It on Pinterest