Novos games para o Xbox 360 estão vindo em um modelo de caixa chamado “Eco-Box”, modelo este que possui a parte inferior ao encaixe do disco com alguns buracos, utiliza 20% menos plástico em sua fabricação e possibilita uma redução de 31% na emissão de CO2.

Segundo o fabricante, o Viva Group, de Hong Kong, a “Eco-Box” não perde em qualidade para as caixas com as quais estamos acostumados até hoje, mas eu não sei não. Parece que não há nada entre aqueles buracos ali e a capa do jogo, portanto, os menos cuidadosos (e até mesmo os mais cuidadosos, dependendo do caso), correm o sério risco de, literalmente, furar a capinha do game com seus dedos durante a retirada e/ou inserção do DVD.

Caixas para games Eco Box

O Viva Group firmou parceria com a Microsoft em 2005, para o desenvolvimento das primeiras caixas dos jogos do Xbox 360, que pesavam, então, 66 gramas. Este peso foi reduzido para 57 gramas em 2007 e em 2008, ano da introdução no mercado das novas caixas, o peso caiu para 47 gramas.

Além da utilização de menos plástico e da  redução na emissão de CO2, ambos fatores benéficos ao meio ambiente, vale lembrar que menos peso significa menores custos de envio, o que pode acabar resultando em menores valores sendo cobrados do gamer.

Além disso, segundo o Viva Group, a Nintendo já aprovou a “Eco-Box” para embalar seus games, e a empresa de Hong Kong está atualmente conversando com a Sony, visando uma possível utilização das caixas mais amigáveis ao meio ambiente também na embalagem dos jogos do Playstation 3.

Bom, existem dois lados aqui, não é. O lado ecológico é ótimo, sem sombra de dúvidas. Agora, a possível queda na qualidade (ninguém me convence de que aqueles buracos não tornarão a caixa mais frágil) é algo negativo. Mas, infelizmente, já estamos acostumados com este tipo de coisa, em uma época onde tudo é feito para durar pouco tempo.

Mas não se preocupe: este produto (e suas possíveis melhorias) não durará mais do que 10 anos no mercado, data estimada por certos gurus por aí (como Peter Moore, da EA Sports) para a eliminação total das mídias físicas. Vamos aguardar, não é? 🙂

(Fonte: Joystiq e IGN)

Poderá gostar também

Pin It on Pinterest