O GOG.com fechou realmente as portas? Em minha opinião, o serviço vai ressurgir. A CD Projekt, responsável pelo serviço, deve estar dando um tempo, aparando as arestas que devem ser aparadas para “eliminar as tristezas” das distribuidoras e o GOG.com vai voltar à ativa. Quem sabe com um outro nome, e muito provavelmente com a presença de DRM em todos os games, mas tenho comigo que o GOG.com não morreu. Ele apenas vai mudar.

O último update no site do Good Old Games diz o seguinte:

Em primeiro lugar, pedimos desculpas a todos por toda a situação e pelo fechamento do GOG.com. Entendemos que a escolha do momento de fechar o site ocasionou muita confusão e muitos usuários não conseguiram baixar todos os seus games. Infelizmente, tivemos que fechar o serviço devido a razões técnicas e de negócios.

Ao mesmo tempo, garantimos que todos os usuários que compraram qualquer game no GOG.com serão capazes de baixar todos os seus games com os extras, livres de DRM e quantas vezes forem necessárias, a partir desta quinta-feira.

A declaração oficial da gerência do GOG.com a respeito dos acontecimentos em cursos está prevista para quarta-feira. Se você deseja receber informações adicionais sobre o GOG.com, por favor envie um e-mail para update_media<arroba>gog<ponto>com se você for um representante da mídia ou para update_users<arroba>gog<ponto>com se você é um usuário sem uma conta no GOG. Se você possui uma conta no GOG.com, você será informado a respeito de todas as novidades a respeito do GOG.com“.

Voltará o GOG.com à ativa?

Posso estar enganado, mas o update acima deixa brechas para várias interpretações, e a minha é a de que o serviço vai voltar à ativa, com a utilização de DRM (para satisfazer as publishers) e com novidades. Eles mencionam que os downloads estarão disponíveis sem limitações, a partir da próxima quinta-feira, e jamais falam em uma finalização do serviço. Até citam o “fechamento do GOG.com”, mas mencionam logo depois que farão uma declaração oficial a respeito de tudo. O CEO da CD Projekt, Michael Kicinsk, pediu para ninguém entrar em pânico ao ler as informações existentes na página inicial do GOG.com, portanto, aqui está mais uma dica de que nada está perdido.

Fragilidades na distribuição digital

De qualquer forma, acho uma tremenda sacanagem retirarem o acesso dos compradores aos games. Independentemente dos problemas e do que quer que tenha acontecido e/ou do que quer que o GOG esteja planejando, o acesso de quem comprou qualquer game junto ao serviço jamais deveria ter sido retirado.

Deveria no mínimo existir um box para efetuarmos login, na página oficial do site, e contarmos então com a possibilidade de obtermos aquilo pelo qual pagamos. Este é o grande problema que começa a vir à tona quando falamos a respeito da distribuição digital. É claro que acho difícil (porém não impossível) um serviço como o Steam fechar as portas ou passar por situação semelhante, mas independentemente de qualquer coisa, a distribuição digital mostra que tem ainda um longo e penoso caminho pela frente, antes que possa ser vista como alternativa 100% confiável em relação ao modelo de compra e venda de games (físico) com o qual estamos acostumados (ou estávamos).

Espero que tudo se normalize lá pelas bandas do GOG, e que o serviço volte à ativa. Mas acredito que pelo menos algum tipo de aviso deveria ter sido enviado aos usuários, antes do fechamento, para que estes pudessem então baixar os games que desejassem. Eu mesmo possuo games lá que não baixei ainda.

Se a opção de download será fornecida na próxima quinta-feira, após o “fechamento”, porque já não anteciparam a disponibilização desta funcionalidade, antes do “hipotético fechamento”?

Pin It on Pinterest