Nem só o menino se mostra desolado

O fenomenal jogo Bastion, da Supergiant Games, foi hoje lançado para PC, através do Steam. Lançado para o Xbox 360 em 20 de Julho de 2011, através da Xbox Live, o simples fato de saber-se que Bastion seria lançado para PC deixou muita gente extremamente feliz. Proprietários de um Xbox 360 que o adquiriram para seus consoles e que desejavam conferir sua versão para PC com gráficos extremamente aprimorados, PC gamers que não tiveram acesso à versão para o console da Microsoft, etc.

Infelizmente, entretanto, Bastion foi bloqueado para o Brasil e para a África do Sul. Sua página no Steam retorna, pelo menos até o presente momento, aquele triste erro de indisponibilidade em nossa região. Segundo o pessoal da desenvolvedora, tal infeliz situação se deve ao fato do jogo não ter recebido uma classificação de conteúdo nestes dois países. É claro que, nesta situação em particular, a Supergiant Games não tem culpa alguma. Qualquer responsabilidade sobre isto deve ser atribuída à publisher do game, a Warner Bros. Interactive Entertainment.

Tudo é muito estranho, entretanto. A própria desenvolvedora mostra desconhecer muita coisa a respeito dos motivos para tal bloqueio, e em e-mails que troquei com uma pessoa extremamente gentil da mesma, me foram solicitados exemplos de jogos que estão liberados para o Brasil. Vale lembrar que a Supergiant vem me tratando de forma extremamente cordial, através de seu diretor de criação, Greg Kasavin, a quem agradeço imensamente.

De qualquer forma, Bastion está aí. No PC. Com gráficos em alta resolução, novo esquema para os controles, etc. E ainda tem mais: uma demo de Bastion foi lançada no Steam, a qual inclui o primeiro capítulo do jogo, mas devido ao bloqueio, já sabem, não é? Outro motivo para chorarmos: durante uma semana, um bundle contendo jogo + sua belíssima trilha sonora estará à venda no Steam com 20% de desconto.

Bastion no Steam conta com suporte a Steamworks, é claro, e inclui Steam Cloud, Steam Achievements e Leaderboards. Suporte a controles também está incluso no belo pacote, pacote este que não poderá, entretanto, ser apreciado por todos os gamers do mundo.

A versão de Bastion para PC também será demonstrada e poderá ser jogada pelos visitantes durante a Gamescom 2011, no estande da Warner Bros. Interactive Entertainment. O mesmo ocorrerá na PAX Prime, durante a próxima semana. Tantas novidades e tanta gente ansiosa ao extremo por este sensacional RPG sendo deixada de fora. É algo que não consigo entender.

Fiz em um de meus artigos a respeito deste mesmo assunto uma comparação entre Limbo e Bastion. Limbo é um game maravilhoso, mas apresenta cenas chocantes e realmente perturbadoras, o que já não ocorre com Bastion. Se realmente o problema que ocasionou o bloqueio é devido à classificação de conteúdo, se a Warner reluta em aceitar determinadas imposições, ou seja lá o que quer que seja que esteja ocorrendo, não seria o momento desse pessoal todo sentar e dar uma “aliviada”?

Eliminar o acesso de um ou dois países a seu game é algo que, em minha opinião, uma publisher como a Warner, por exemplo, jamais deveria fazer, pois está, além de, de certa forma, manchando sua imagem, ajudando a fomentar um certo “mercado” no qual seu jogo fatal e infelizmente cairá. Mas ainda tenho esperança de que tudo isto se resolva. Enquanto isto, nem todos ouvirão o narrador do jogo, infelizmente.

Poderá gostar também

Pin It on Pinterest