bitComposer adquire direitos da franquia S.T.A.L.K.E.R.

bitComposer

Pelo que tudo indica, as chances de vermos um S.T.A.L.K.E.R. 2 são grandes. A publisher bitComposer adquiriu os direitos para a produção de futuros jogos baseados na marca S.T.A.L.K.E.R. Veja bem, estamos falando de futuras adaptações: os direitos sobre os  trabalhos anteriores permanecem com os irmãos Arkady e Boris Strugatsky, autores do romance Roadside Picnic, o qual serviu de base para o filme Stalker, filme este que representou uma grande influência para os títulos da GSC Game World ambientados em Chernobyl.

A  bitComposer é responsável por Jagged Alliance: Back in ActionAir Conflicts: Secret WarsAir Conflicts: Pacific Carriers e Cargo! The Quest for Gravity, dentre outros títulos. A franquia em questão é muito famosa e possui fãs no mundo todo (algo muito merecido, aliás). Desde o lançamento do primeiro jogo, S.T.A.L.K.E.R.: Shadow of Chernobyl, a série recebeu diversos prêmios, além de boas médias no Metacritic.

A aquisição da licença S.T.AL.K.E.R. serve como um importante alicerce para a orientação mais internacional da bitComposer Entertainment AG. Para nós, esta marca representa uma ponte para um importante segmento de produtos triple A, e um marco na história da empresa. Gostaríamos de expressar nossa gratidão a Boris Natanovich Strugatsky“, disse Stefan Weyl, membro do conselho executivo da bitComposer Entertainment AG.

É, e que marco, não? Boris Strugatsky, falando nisso, faleceu em 19 de Novembro de 2012, aos 79 anos. De qualquer maneira, creio que podemos ter certeza de que veremos novos S.T.A.L.K.E.R.s sendo lançados, o que é muito bom, é claro, desde que seja mantida a mesma qualidade dos títulos anteriores.

Wolfgang Duhr, da bitComposer, também diz que a empresa enxerga um grande potencial na série. E como não enxergar, não é? Pois bem, agora sabemos que esta excelente franquia não está mais perdida. Chego a apostar que S.T.A.L.K.E.R. 2 será lançado, e mal posso esperar por mais notícias a respeito. E você?

Poderá gostar também

6 Comments

  1. Mas quem irá desenvolver o jogo? Não é a bitComposer apenas uma publisher? É bom saber que a franquia não morreu, mas só vou ficar mesmo tranquilo quando for anunciado o time de desenvolvimento. Duvido que seja o time original, eles estão em outra agora, trabalhando em Survarium, um MMOFPS. Se for a Ice-Pick Lodge, desenvolvedora russa do Cargo (e que tem também o bizarro FPS Pathologic no currículo), seria uma boa escolha, acredito.

    Reply
    • @C. Aquino (@desgastada)

      É, isso ninguém comentou por enquanto. Torço para que saia algo de qualidade. A Ice-Pick Lodge parece que também lançou algo no Kickstarter, né? Bem, vamos aguardar. Também acho muito bom saber que a série não morreu.

      Reply
  2. Bom, estou ansioso, curti muito a série, só espero que não a estraguem. Poderiam contratar a equipe que desenvolveu o game né?

    Reply
    • @Marcio Couto

      Eu também. Mas ontem à noite recebi um e-mail que, pelo menos pra mim, acaba com as esperanças, por exemplo, de ver um S.T.A.L.K.E.R. 2. O negócio não foi bem assim. 🙁

      Reply
  3. Segundo o RPS (http://www.rockpapershotgun.com/2012/12/12/bitcomposer-acquire-s-t-a-l-k-e-r-from-strygatsky/) parece que a bitComposer comprou os direitos só do conto no qual o jogo é baseado e não os direitos da franquia S.T.A.L.K.E.R.. Isso seria uma reviravolta muito bizarra: a bitComposer não poderia usar as criaturas desenvolvidas pela GSC, as facções, a interface, nada, mas poderia criar do zero algo inspirado na Zona. Em contrapartida, o coitado que comprar os direitos da franquia pode ter problema em usar conceitos como Zona, Artefatos ou stalkers, que estão presentes no conto dos Strugatsky…

    Reply
    • @C. Aquino (@desgastada),

      É, Aquino. A coisa foi bem estranha mesmo, e agora não sei o que a bitComposer vai poder fazer. Ontem à noite recebi um comunicado da GSC, do Eugene Kuchma. Devo postar a respeito hoje. Pelo teor do e-mail, parece até que fizeram coisas não previstas no contrato, etc. O e-mail, pelo menos pra mim, possui um tom até meio irritado.

      Reply

Trackbacks/Pingbacks

  1. Série S.T.A.L.K.E.R. continua com a GSC Game World - [...] e, também, vai de encontro a muito daquilo que imaginamos tão logo tomamos conhecimento da aquisição realizada pela bitComposer.…

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Pin It on Pinterest