Hoje, 18 de Fevereiro de 2011, a Bizarre Creations, desenvolvedora de um dos games de corrida que mais me divertiu até hoje (PGR4), fechou as portas. É claro que todos já sabíamos a respeito do fechamento, decretado pela Activision, que adquiriu a Bizarre em 2007, mas a ocasião não deixa de ser triste. Muito, aliás.

PGR4 é, até hoje, um dos games de corrida mais bonitos, divertidos e amigáveis que conheço. E dentre os inúmeros trabalhos da desenvolvedora, também podemos citar Geometry Wars: Retro Evolved, o recente James Bond 007: Blood Stone e outro game de corrida que, em minha opinião, lembra bastante o velho WipeOut e aquele lance de um corredor tentar tirar o outro da pista a qualquer custo, apesar de serem “gêneros de corrida” diferentes: Blur. Título muito divertido e bonito, também.

É realmente uma pena. Fundada em 1994 e sediada no Reino Unido, a Bizarre contava com mentes muito talentosas em sua equipe. O trabalho que a empresa deixa demonstra isso, e é claro que morre a empresa mas continuam os games e as pessoas que dela faziam parte, as quais com certeza continuarão criando.

Para, de alguma forma, deixar algo que representasse visualmente estes mais de 15 anos de trabalho, um dos membros da equipe da Bizarre criou um vídeo de despedida. Ao som da belíssima Clair de Lune, de Claude Debussy, podemos assistir a cerca de 2 minutos e 30 segundos de belíssimas imagens contendo cenas de alguns dos jogos desenvolvidos pela empresa. As imagens que mais me tocaram foram as que mostram alguma cena de Project Gotham Racing 4. Logo no início, a imagem do carro vermelho parado sob a neve, em Moscou, passa uma sensação de tristeza e desolação enorme. Só assistindo mesmo para sentir.

Adeus, Bizarre Creations. Veja o vídeo:

Link direto para o vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=YAD4r2dMmKE

Link alternativo para o vídeo:

http://vimeo.com/20084659

(Via: develop e dica do @fportobr)

Pin It on Pinterest