É claro que todos, ou quase todos, iríamos adorar se Diablo 3 fosse lançado para os consoles. Preferencialmente ainda na atual geração, para o Playstation 3 e o Xbox 360. Bom, a Blizzard está “investigando” esta possibilidade, e quando respondeu a uma pergunta direta a respeito de se Diablo (suponho que o 3, é claro) seria o game da Blizzard que poderia mais facilmente ser portado para os consoles, Mike Morhaime, CEO da desenvolvedora, balançou a cabeça afirmativamente.

É claro que a Blizzard possui enorme preferência pelo PC. Segundo Morhaime (e eu sou obrigado a concordar), existe uma série de questões que a desenvolvedora precisa resolver, antes de qualquer coisa. No PC é mais fácil gerenciar-se o lançamento de patches (e não vai muito longe: basta observarmos o excelente e recente trabalho da Arrowhead com Magicka). No PC, o lançamento de DLC’s é muito mais fácil, pelo menos para a Blizzard e o gênero de games que ela desenvolve.

Particularmente, apesar de ser um “gamer multiplataforma”, tenho cá minhas dúvidas a respeito da viabilidade de tal lançamento. É claro que agora estou entrando no lado pessoal da questão. Alguns tipos de RPG são mais fáceis de serem jogados no PC. Pegue, por exemplo, jogos como Torchlight, Risen, Mount & Blade e outros similares, e tente imaginar a experiência no PC. É claro que Risen foi lançado também para o Xbox 360, mas esqueça isto por um minuto.

Lembre-se do conjunto teclado + mouse e da comodidade que é caminhar com seu personagem utilizando estes dois periféricos. Pense em quão difícil muitas vezes é realizar determinadas combinações em um controle de qualquer videogame. Já imaginou Magicka para consoles? Como mapear os botões e/ou permitir que o jogador realize as combinações dos diversos elementos de maneira correta e cômoda?

É claro que se a Blizzard quiser (e pelo que parece, ela quer), teremos Diablo III para Xbox 360 e Playstation 3. Mas será que nós, como gamers, queremos isso?

(Via: Joystiq)

Pin It on Pinterest