A cada dia que passa aquela imagem de um Brasil à parte do mundo dos games fica mais distante. É claro que isto não significa que ainda estamos em uma situação confortável, neste quesito. Muito ainda tem de ser feito, e temos ainda pela frente uma longa caminhada até que o Brasil possa ser tratado e visto da forma que merece. Representamos um mercado forte, grande e muito promissor. Grandes empresas ligadas à indústria de games já perceberam isto, aliás.

De qualquer forma, a Brasil Game Show, ou BGS, é o maior evento de jogos eletrônicos da América Latina. Sua edição 2011 recebeu mais de 60 mil visitantes, durante os dias 05 a 09 de Outubro de 2011. O evento foi realizado no Rio de Janeiro, no Centro de Convenções SulAmérica, e contou com a participação de mais ou menos 90 empresas ligadas ao setor de jogos eletrônicos, como por exemplo NC Games, Sony, Microsoft, Vostu, EA, Codemasters, etc.

O Brasil vem ganhando cada vez mais destaque no mercado mundial de jogos eletrônicos, e é nesse cenário favorável que a Brasil Game Show se consolida como o maior evento do segmento na América da Latina“, disse Marcelo Tavares, organizador da BGS. Realmente, e ninguém pode negar que o evento representa muito para o Brasil.

No dia 05, a Brasil Game Show 2011 recebeu 612 pessoas. No dia 06 foram 702 pessoas. No dia 07 foram 9.446 pessoas, e no dia 08 este número aumentou bastante: 24.964 pessoas. Em seu último dia, a BGS recebeu 26.195 pessoas; no total, foram 61.919 visitantes. Algo muito bacana é que a partir de 2012 a BGS passará a alternar entre São Paulo e Rio de Janeiro, sendo que a BGS 2012 ocorrerá em São Paulo, no Expo Center Norte, e a expectativa de público por parte dos organizadores é de 80 mil visitantes em três dias abertos ao público (sexta, sábado e domingo) e um dia exclusivo para imprensa, profissionais, autoridades e convidados (quinta-feira). A  Brasil Game Show 2012 ocorrerá entre os dias 11 e 14 de Outubro de 2012 e contará com 180 expositores.

É bacana também a inserção do Brasil nesse “cenário” de eventos voltados a jogos eletrônicos, pois além do mais, os visitantes podem sempre dar uma olhada em títulos ainda não lançados. E o evento também contou, além disso, com um lado social muito bacana: em 3 dias, 10 toneladas de alimentos foram arrecadados através da parceria da BGS com a Casa Ronald, a qual atua na humanização do tratamento do câncer infanto-juvenil.

Aconteceu também na BGS o “Brasil Game Jam”, uma espécie de competição para o desenvolvimento de um jogo focado em 3 palavras sorteadas: “Prioridade, Explosão e Bacon”. 8 equipes de diferentes universidades de todo o Brasil participaram do “Brasil Game Jam”, e os trabalhos foram avaliados através dos seguintes critérios: originalidade, jogabilidade, potencial de monetização, acabamento e adequação ao tema. A equipe vencedora foi a equipe da UNB (Universidade Nacional de Brasilia), com o jogo “Pig Burguer”,  a qual foi seguida pela equipe da Puc Minas, com o game “Le Bacon”,  e pela equipe da Univale, com o jogo “Priority Explosive Bacon”.

Houve um amadurecimento e melhoria considerável na qualidade e acabamento dos jogos produzidos este ano. Isso mostra como os desenvolvedores entenderam melhor o conceito de um Game Jam“, disse Esteban Clua, professor do Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Bacana tudo isto. Um evento que, além de divertir, lidar com causas sociais e permitir que empresas do mundo inteiro conheçam o cenário brasileiro, ainda oferece oportunidade para que ideias saiam do papel e virem “jogos de verdade”.

Que venha a  Brasil Game Show 2012.

Pin It on Pinterest