A chinesa Tencent Holdings Limited adquiriu uma participação minoritária na Epic Games, conforme divulgado hoje pela própria desenvolvedora da Unreal Engine 3 e da franquia Gears of War. A Tencent é uma empresa especializada em internet e telecomunicações, e a operação, entretanto, não acabará com a independência da Epic.

A empresa continuará operando de forma independente, e tem inclusive a intenção levar suas franquias a diversas plataformas. O acordo será finalizado dentro de mais ou menos um mês, porém os termos da transação não foram divulgados. Vale lembrar que a própria Tencent menciona ser usuária da Unreal Engine.

Desenvolvemos um grande respeito pela equipe da Epic, há muitos anos, tanto como dedicados jogadores de seus jogos quanto como usuários da Unreal Engine. O profundo compromisso da Epic com a qualidade, em todos os seus jogos e tecnologias, nos inspira. Eles têm aumentando as expectativas nos jogos por duas décadas, e estão apenas começando. Temos muito a aprender um com o outro, e estamos ansiosos para apoiar a equipe da Epic tão logo eles embarquem em sua próxima fase de inovação nos games nas plataformas emergentes e familiares“, disse David Wallerstein, vice-presidente executivo da Tencent.

Este não é o primeiro movimento que a Epic dá em direção aos mercados orientais. Basta nos lembrarmos da Epic Games China, da Epic Games Korea e da Epic Games Japan. Obviamente, pelo menos pelo que eu me lembro, esta é a primeira vez que a criadora da UE3 realiza uma transação deste tipo. De qualquer forma, lembrando mais uma vez, a empresa manterá sua independência, e o comunicado enviado à imprensa menciona inclusive que a operação tem como “alvo” apenas a Epic Games dos Estados Unidos.

Vamos aguardar para ver o que sairá de bom deste investimento. Fiquei curioso em relação à menção à expansão das franquias da Epic para diversas plataformas. Será que teremos algum tipo de abandono de exclusividade, ou a franquia Infinity Blade, por exemplo, alcançará outras plataformas?

Pin It on Pinterest