Um dos melhores jogos estilo tower defense que já joguei em minha vida é Sanctum (leia review), desenvolvido pelo estúdio sueco Coffee Stain Studios. Sanctum foi lançado em 15 de Abril de 2011, e trouxe diversas inovações ao gênero. Sanctum é nada mais nada menos que um tower defense em primeira pessoa.

Trata-se de um jogo fantástico que, aliás, esteve em promoção recentemente no Steam por menos de 4 dólares. Em Sanctum, o jogador não é um mero estrategista que observa a ação e age como um deus posicionado acima do campo de batalha. No jogo da Coffee Stain Studios, o jogador está no campo de batalha, antes, durante e após a ação.

Tudo ocorre em primeira pessoa, desde o posicionamento das torres de defesa até o combate com os inimigos. Na pele de Skye, soldado que deve fazer de tudo para defender sua cidade, Elysion One, o jogador empunha armas e ajuda suas torres de defesa a destroçar os alienígenas. A liberdade de movimento em cada mapa é bem grande, e o jogador tem todo o tempo do mundo, durante a building phase, para posicionar suas torres e se preparar para a próxima onda de inimigos.

O título também permite que uma muito bem vinda visão aérea seja ativada e, assim, um panorama geral do campo de batalha é apresentado ao gamer, fornecendo ao mesmo informações importantes a respeito do andamento da wave atual. As armas empunhadas por Skye, aliás, contam com modos de tiro secundários que são muito úteis mas também podem fazer com que o equipamento esquente demais. É preciso prestar atenção também a este detalhe, principalmente quando um monte de Tanks está correndo em direção ao core.

Um jogo assim merece receber uma sequência, e a Coffee Stain Studios felizmente vai lançá-la. A desenvolvedora firmou um acordo com a publisher californiana Reverb Publishing para a publicação de Sanctum 2. O jogo será lançado para Xbox 360, Playstation 3 e PC, e será distribuído digitalmente. É de se esperar que Sanctum 2 seja ainda mais bonito, desafiador, interessante e divertido que seu antecessor.

Estamos sempre em busca de grandes games de desenvolvedores apaixonados, particularmente estúdios que têm ideias inovadoras que nos deixam animados para lançá-las. Sanctum tem sido um grande sucesso para a Coffee Stain Studios no Steam, e trazer a próxima versão para os jogadores nos consoles bem como para o mercado de games para PC é um grande próximo passo para compartilhar esta experiência única. Todos nós já passamos algumas horas com Sanctum, e podemos definitivamente dizer que o que a Coffee Stain tem guardado para Sanctum 2 irá deixar os fãs e os novos jogadores estonteados“, disse Ted Lange, produtor executivo da Reverb Publishing.

Anton Westbergh, produtor e CEO da Coffee Stain Studios, aliás, se mostra muito entusiasmado pelo fato de começar a trabalhar com uma publisher:

Com sua experiência combinada de relações públicas, marketing, vendas e desenvolvimento de negócios, a Reverb Publishing tem capacidade mais que suficiente, e estamos honrados pelo fato de eles publicarem Sanctum 2. O modelo de publicação único da Reverb permite a nós, desenvolvedores, conservarmos totalmente nossa IP e compartilharmos as receitas sem quaisquer problemas. Seu sucesso com Dungeon Defenders prova que eles sabem como levar um título digital ao mercado e torná-lo um vencedor, e mal podemos esperar para ver o que eles podem fazer com Sanctum 2.

Se Sanctum, exclusivo para PC, já vendeu mais de 300.00 mil cópias, podemos aguardar por um sucesso ainda maior com o lançamento de Sanctum 2 também para consoles. Podemos inclusive entender a opção que a desenvolvedora fez por trabalhar com uma publisher, principalmente uma que possui grande experiência em marketing. Sanctum 2 será lançado em 2013, e enquanto isto, o que nos resta é aguardar por maiores informações.

Poderá gostar também

Pin It on Pinterest