Colour Bind: um jogo onde a gravidade é influenciada pelas cores

Algumas vezes nos deparamos com jogos eletrônicos tão interessantes e, no entanto, aparentemente tão fáceis, à primeira vista, que após os jogarmos durante algum tempo nos sentimos ao mesmo tempo felizes e surpresos. Isto por percebermos que o título não era somente interessante, mas sim complexo, criado com bastante criatividade e repleto de possibilidades. Colour Bind, desenvolvido por Finn Morgan, da Puppy Punch Productions, é um ótimo exemplo disto.

Temos aqui um physics-based puzzle que é ao mesmo tempo um jogo estilo plataforma. Nele, ao contrário do que pensamos a princípio, a gravidade é influenciada pelas cores. Em Colour Bind, esferas coloridas permanecem o tempo inteiro na parte inferior da tela, e devemos ficar sempre atentos a elas, pois elas representam não somente os elementos coloridos, mas também o comportamento de cada cor.

Game Colour Bind

Cada uma destas esferas coloridas nos informa a direção para a qual serão atraídos cada um dos objetos (inclusive o “carro” que controlamos), e é interessante lembrar que elas podem mudar conforme aquilo que realizamos durante cada nível. Cada nível/puzzle pode ser solucionado de diversas maneiras diferentes, e isto é muito bacana, principalmente porque o jogo conta com integração ao Steam Workshop (imagine a quantidade de novos níveis e diferentes soluções que poderão surgir com o decorrer do tempo!).

A “ação” em Colour Bind acontece em um mundo abstrato e muito bonito. A gravidade pode e deve ser manipulada pelo jogador para que o objetivo seja alcançado, e este nada mais é que atingir o pequeno triângulo colorido. No jogo controlamos uma espécie de carro que pode se movimentar de diversas maneiras. Ele se movimenta para a frente e para trás, e conta inclusive com freios e com um sistema que faz com que seus pneus inflem. Este detalhe é muito importante, pois ao inflarmos os pneus o veículo salta e pode inclusive ser impedido de entrar em locais dos quais não haveria saída.

Game Colour Bind

Existem diversos switches nos mais de 50 puzzles de Colour Bind, e cada um deles pode afetar o gameplay de diversas maneiras. A maneira como inflamos os pneus de nosso estranho veículo também pode resultar em um salto bem sucedido ou não: quase sempre é melhor saltar somente após os dois pneus estarem firmes no chão. Por falar nisso, a roda direita se movimenta no sentido horário, e a esquerda no sentido anti-horário.

Isto pode parecer não fazer muita diferença, a princípio, mas vale ressaltar que somente uma roda por vez fornece tração ao veículo, e dependendo da cor em questão e da direção para a qual tudo está sendo atraído, isto pode resultar em situações bem interessantes. Bem, basicamente, para se movimentar para a esquerda você utilizará a tecla “A”, e para se movimentar para a direita a tecla “D”.

Game Colour Bind

Mas pense nas dificuldades e nas possibilidades resultantes de tal sistema, principalmente quando se está brincando com a gravidade. Um dos níveis do jogo conta com uma espécie de esteira repleta de grupos de esferas verdes que se movimentam de maneiras distintas e ao mesmo tempo colocam em movimento uma barra que deve ser enviada em direção a dois botões. E que dizer de ter de girar a roda direita, por exemplo, em uma direção, quando se deseja ir para o lado oposto? É algo simplesmente muito bacana de se ver e de se jogar, principalmente quando se observa os resultados de cada movimento e de cada botão pressionado.

Determinados puzzles exigem que você realize saltos e utilize os freios com muita precisão, após “aterrissar” em estreitas plataformas. Um centímetro a mais e você cairá para a morte e terá de pressionar “F” para reiniciar o nível inteiro. Switches também possuem sinais indicando quais cores eles influenciarão e de que maneira. Em algumas fases também temos de utilizar objetos espalhados pelo cenário para que determinados botões sejam pressionados continuamente, nos fornecendo, assim, passagem através de portais correspondentes que são abertos justamente devido à ação do tal outro objeto.

Game Colour Bind

A maneira conforme aceleramos e utilizamos o freio também pode ajudar ou atrapalhar. Cenários podem contar com elevadores, relevos diferentes, plataformas e diversos tipos de configurações. Treinar e tentar utilizar cada recurso do nosso veículo conforme cada situação é sempre importante. Objetos presos a outros levemente e que se soltam após receberem uma trombada podem também ficar flutuando “ao sabor das cores”, conforme lidamos com os mecanismos dispostos em cada um dos níveis.

Game Colour Bind

É possível também controlarmos uma bola verde, por exemplo, via “controle remoto”, simplesmente ativando na ordem correta switches verdes que possuem indicações de direção diferentes. Uma destas fases é bem interessante porque simplesmente controlando a bola verde deste modo conseguimos fazer com que ela acione um botão vermelho que fará com que a porta que leva até a saída seja aberta.

O carro que controlamos também é afetado pela “cor em ação”, e também pode trocar de cor caso atravesse um feixe luminoso colorido, passando desta forma a respeitar as “leis gravitacionais” em voga.  Este fato pode tanto representar a solução de um problema quanto o início de outro. O carro pode, dependendo da situação, permanecer preso a uma parede ou até mesmo flutuar loucamente.

É sempre importante prestar atenção à ordem das coisas. A câmera pode ser afastada para que o jogador obtenha uma visão melhor da área de jogo e, assim, possa planejar melhor suas ações. Também pode ocorrer do jogador encontrar determinadas formas geométricas interativas dispostas pelo cenário. Elas podem conter um símbolo colorido gravado. Um símbolo que também indica uma direção.

Game Colour Bind

Dependendo do que o jogador fizer com tal forma geométrica o cenário poderá mudar drasticamente, uma vez que temos aqui um objeto que, além de fornecer controle sobre uma cor, pode ser posicionado da maneira que bem entendermos (para cima, para baixo, deitado, etc).

Colour Bind é um puzzle extremamente interessante e, também, elegante. Desafiador e capaz de fazer com que muita gente tenha de reiniciar níveis diversas vezes. Seu editor de níveis, aliás, é simplesmente fantástico. Mal posso esperar para criar meus próprios níveis e conferir os níveis que a comunidade de jogadores criará, os quais serão compartilhados através do Steam Workshop, vale lembrar mais uma vez.

20 níveis para serem jogados em modo cooperativo, localmente e por duas pessoas, também fazem parte do pacote. Cada nível pode também esconder alguns segredos muito, muito bacanas. Bem, estas são somente minhas primeiras impressões a respeito de Colour Bind. O jogo será lançado em 24 de Setembro de 2012, no Steam, e custará US$ 9,99. Eu estou gostando muito. Enquanto isso, assista abaixo a um vídeo do jogo:

Poderá gostar também

Trackbacks/Pingbacks

  1. Puzzle Colour Bind é lançado com concurso de criação de níveis - [...] a semana passada publiquei minhas primeiras impressões a respeito de Colour Bind, excelente physics-based puzzle da Puppy Punch Productions. O jogo …

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>