A Valve é mesmo uma máquina de fazer dinheiro. Uma máquina que faz dinheiro e ainda consegue agradar seus clientes. A empresa anunciou hoje, finalmente, o início do beta do Steam Trading Cards, um serviço que permitirá que os usuários da plataforma ganhem recompensas jogando seus títulos preferidos.

Steam Trading Cards

Através do Steam Trading Cards o Steam se fortalece ainda mais como plataforma. Algumas pessoas reclamavam que o serviço não oferecia recompensas a seus fãs, mas isto já começa a mudar. Jogando “Steam games”, poderemos ganhar diversas recompensas, incluindo cards que poderão ser trocados por emblemas (os quais poderão também ser exibidos no topo dos perfis), imagens de fundo para perfis, cupons (de desconto ou para o resgate de DLCs), “e mais”, segundo a empresa.

Até agora, os seguintes jogos fazem parte do sistema de recompensas do Steam:

  • Don’t Starve;
  • Dota 2;
  • Counter-Strike: Global Offensive;
  • Team Fortress 2;
  • Portal 2;
  • Half-Life

A Valve promete expandir o serviço ao longo dos próximos meses, inclusive com a inclusão de mais jogos. Até mesmo emoticons fazem parte das recompensas que podem ser obtidas pelos jogadores, mas os backgrounds e, claro, os cup0ns, são para mim os itens mais tentadores. Isto sem falar na possibilidade de exibir nossa atividade recente, incluindo últimos games jogados.

Aliás, dependendo do “Steam Level” do jogador/cliente, diversos itens poderão ser desbloqueados e inclusos nos perfis. Tudo de forma muito bonita, pelo que parece: itens disponíveis para troca, jogos enviados ao Steam Greenlight, screenshots prediletas, mods criados e enviados ao workshop, etc.

Isto aqui, aliás, eu achei muito interessante:

Depois de coletar um conjunto de cartas, você pode usá-lo para criar um ‘game badge’. Como os emblemas atuais, eles estão vinculados à sua conta e são exibidos em seu perfil. Ao contrário dos emblemas atuais, com a criação de ‘game badges’ você ganha items comercializáveis, como emoticons, fundos para perfis e cupons.

Olha só que bacana: além de tudo, poderemos criar itens que poderão ser trocados, vendidos, etc. Perfis poderão ficar muito mais bonitos e chamativos, também. Além disso, tudo isto reforça ainda mais a questão da “comunidade Steam”. Participar, discutir, publicar screenshots, criar dentro da plataforma, participar de diversas maneiras, em áreas para as quais nunca olhamos, quem sabe, trocar ideias com outros jogadores e, claro, jogar, a partir de agora, pode render descontos e itens para personalização muito bacanas.

O Steam Trading Cards se encontra em fase beta. Mas você já pode entrar no grupo e, quem sabe, receber um convite (enviei um convite para o grupo a todos os meus amigos no Steam, aliás 😉 ).

[Atualizado – 15/05/2013 – 16:17 hrs]: meu perfil no Steam já foi atualizado. Entrei no grupo do Steam Trading Cards e meu perfil já foi “transformado”. Convidei também todos os meus amigos para o grupo, e recebi três convites. Caso alguém precise de algum, basta dizer.

Poderá gostar também

Pin It on Pinterest