O que até há alguns dias atrás era apenas um rumor, foi confirmado pela Valve: o Steam terá uma versão para Mac, a qual será lançada em Abril, já com alguns games à disposição dos donos do computador da Apple: Left 4 Dead 2, Team Fortress 2, Counter-Strike, Portal, e a série Half-Life. Segundo a Valve, aliás, o primeiro game com lançamento simultâneo para Mac e PC será Portal 2. E se preparem porque o Xbox 360 faz parte da novidade. 🙂

Steam Play – Compre um game e jogue tanto no Mac quanto no Windows

Achei muito interessante, também, o “Steam Play”, uma nova funcionalidade que permitirá, além do compartilhamento do Steam Cloud entre PCs e Macs, a utilização de qualquer game adquirido em qualquer uma das duas plataformas.

Veja um exemplo prático: alguém compra um game para Mac no Steam, começa a jogar tal game através do Steam para Mac e, no PC de sua empresa, poderá, além jogar o game, continuar o mesmo do ponto de onde parou, no Mac. Terminada a jogatina na empresa, em casa a mesma pessoa, em seu Mac, continuará o mesmo game, a partir do ponto de onde parou no PC da empresa. E tudo isto sem qualquer custo adicional.

Tanto fará se o gamer comprou o game em versão Mac ou Windows: através do “Steam Play”, ele poderá jogar tanto em PCs quanto em Macs, e através do Steam Cloud, alternar a jogatina entre uma e outra plataforma. Fantástico, não?

Lançamentos simultâneos de games

A Valve também menciona o fato de que a inclusão do WebKit e da biblioteca OpenGL no novo Steam facilitou bastante as coisas. Além disso, a partir daí, todos os games da Valve serão lançados simultâneamente para Xbox 360, Windows e Mac. As atualizações também serão simultâneas para os games em versão Windows e Mac.

Finalizando

O Steam, realmente, é “O” distribuidor digital de games. Constantemente percebemos melhorias e inovações no mesmo. Seu novo software cliente, pelo menos em minha opinião, está fantástico, e agora temos aí a confirmação de que os donos de um Mac também poderão comprar e jogar games através do serviço da Valve.

É claro que o Mac não substituirá o PC enquanto plataforma de games (sem incluir aqui os consoles, ok 🙂 ), mas é muito bom saber que a empresa está sempre de olho no mercado, observando e tomando decisões que, sem sombra de dúvidas, fazem a alegria de muitos gamers.

É óbvio, também, que no início a disponibilidade de games para Mac não será muito grande, mas com o tempo, pelo que se pode deduzir das palavras de John Cook, diretor de desenvolvimento do Steam, na Valve, isto irá mudar:

…jogadores no Mac e no Windows farão parte do mesmo universo multiplayer, compartilhando servidores, lobbies, etc.

E, segundo o blog do game Left 4 Dead, tanto Left 4 Dead 1 quanto Left 4 Dead 2 serão lançados para Mac.

É, as coisas estão ficando cada vez melhores no Steam. 🙂

(Via: Steam News)

Poderá gostar também

Pin It on Pinterest