Fundadores da Speech Graphics

Fundadores da Speech Graphics

Durante a GDC 2012, mais precisamente durante os dias 7 a 9 de Março, a empresa Speech Graphics demonstrará sua inovadora tecnologia para sincronismo labial em jogos eletrônicos. As demonstrações serão realizadas no estande da empresa (número 1843), em sete diferentes idiomas.

A tecnologia da Speech Graphics torna o trabalho de sincronização labial em games muito mais fácil para os desenvolvedores. Trata-se de algo, em minha opinião, sensacional. Trata-se de uma solução multilíngue que será inicialmente oferecida como um serviço, a qual prevê como os músculos do rosto se movem  para produzir os sons da fala. Me diga se não parece uma tecnologia surpreendente?

Sincronismo labial é algo bem caro e trabalhoso. Para se ter uma ideia, o MMORPG Star Wars: The Old Republic, da BioWare, contém cerca de 260.000 linhas de diálogo, e todos os diálogos tiveram de ser animados, e em três idiomas. Já a tecnologia da Speech Graphics utiliza apenas entradas de áudio para fazer com que um personagem em 3D fale.

É utilizado um modelo físico universal, portanto, é possível trabalhar com a solução em qualquer idioma. A economia de tempo e de recursos que algo assim pode proporcionar aos estúdios de desenvolvimento pode ser enorme, e seria muito bom se tal tecnologia se tornasse algo utilizado por muitas empresas, principalmente se a economia proporcionada pela Speech Graphics fosse traduzida em preços menores quando do lançamento de um game. Durante a Game Developers Conference deste ano, a empresa realizará demonstrações nos idiomas inglês, alemão, francês, espanhol, japonês, coreano e russo.

A fala é uma das coisas mais difíceis de se animar de forma convincente, e a combinação de fluidez e precisão na fala natural é muito difícil de se capturar em animação facial. As pessoas são muito sensíveis a isto quando você erra, porque estamos todos focados nos rostos. Com nossa tecnologia, estamos visando alta qualidade e robustez, ainda melhor do que aquilo que você pode alcançar com captura de movimentos. E devido ao fato da tecnologia ser dirigida pelo áudio, ela se torna muito apropriada para enormes quantidades de fala“, disse Michael Berger, CTO e cofundador da Speech Graphics.

Inicialmente, como mencionado acima, a solução será vendida como um serviço, mas a empresa já está trabalhando para lançá-la como um software, no futuro. Ou seja, ao invés da empresa de Michael Berger realizar o trabalho, os próprios estúdios de desenvolvimento poderão realizá-lo, com a ferramenta em mãos. Claro, algo assim deverá ser bastante caro, mas certamente extremamente tentador e desejável por quem trabalha na área.

Fico imaginando o quão sensacional deve ser o processo, principalmente o resultado, com as devidas e mínimas alterações nos músculos da face. A Speech Graphics tem algo fantástico nas mãos. Algo que, talvez, acabe com os problemas de sincronização labial que tanto nos deixam irritados em alguns jogos.

Assista abaixo a um interessante trailer demonstrando a tecnologia:

Link para o vídeo em 720p:

http://www.youtube.com/watch?v=oySSgNfrfF8&hd=1

Poderá gostar também

Pin It on Pinterest