AppGratisConhecer e utilizar o AppGratis é uma ótima maneira de esgotar rapidamente o espaço de armazenamento de seu iPad, iPhone ou iPod touch. Claro, isto não é empecilho algum: basta ter a paciência necessária para gerenciar seu smartphone ou tablet adequadamente e, por exemplo, desinstalar tudo aquilo que não está mais sendo utilizado.

Afinal, na App Store, um aplicativo ou jogo é seu para sempre após ser comprado/baixado. É sempre muito bacana, também, escrever a respeito de algo com o qual nos identificamos, principalmente após termos contato com seu(s) criador(es).

Tive o prazer, recentemente, de trocar algumas ideias com o Simão, CEO da empresa responsável pelo AppGratis, o qual é gente finíssima. Se você assinar a newsletter do AppGratis, aliás, receberá diariamente em sua caixa de entrada e-mails extremamente divertidos nos quais o Simão não somente apresenta os jogos e aplicativos: ele faz tudo de uma maneira extremamente bem humorada e criativa.

Seus textos são espirituosos, alegres e muito simpáticos. O CEO da AppGratis entra em contato com desenvolvedores de aplicativos e jogos para iPhone, iPad e iPod touch e consegue coisas muito bacanas. Os produtos em questão ficarão gratuitos por 24 horas, e se você baixá-los durante este período, eles serão seus. Para sempre. Além disso, ele também consegue descontos (grandes, por sinal), e até mesmo a liberação de itens que, de outra maneira, teriam de ser pagos, através de IAPs (In-App Purchases).

É um trabalho de primeiríssima, e a empresa responsável por tudo isto, por, literalmente, nos dar jogos e/ou apps os mais diversos todos os dias, conta com escritórios no Brasil, na França, na Itália, na Alemanha e na Espanha, e já existem planos para futuras expansões (Inglaterra e Estados Unidos); uma nova versão do aplicativo AppGrátis foi lançada recentemente, por falar nisso.

Algo muito bacana aqui é que todos saem ganhando: o Simon, é claro, os usuários de iOS e, obviamente, os desenvolvedores, pois seus aplicativos e jogos são colocados em grande evidência, sendo que os bons resultados oriundos do dia em que eles puderam ser baixados gratuitamente são inegáveis. O AppGratis conta com cerca de 1 milhão de visitas únicas por dia, e uma base de usuários que beira os seis milhões.

equipe AppGratisA equipe responsável por este ótimo trabalho

Ou seja, qualquer desenvolvedor vai gostar bastante deste nível de exposição. Através do trabalho do Simão e de sua empresa, inúmeros aplicativos conseguem alcançar a categoria dos mais vendidos na App Store muito rapidamente. Assim, é fácil imaginarmos que eles serão muito procurados por bastante tempo. Trocando em miúdos, após a gratuidade, eles podem vender muito, muito mesmo.

Ao contrário de serviços similares, o AppGratis é apimentado com comentários, dicas e brincadeiras, para que ele tenha um toque pessoal que os usuários realmente apreciem. Isto resulta naquilo que o TechCrunch apelidou de ‘Efeito AppGratis’: apps de qualidade ganham evidência através de interesse genuíno e propaganda boca a boca. Enquanto os jogos são divertidos, outros aplicativos diários frequentemente deixam passar a grande variedade de jóias escondidas quando se trata de vídeo, música e apps para produtividade“, disse Simon Dawlat, fundador do serviço.

E realmente: se você instalar o AppGratis em seu iPhone ou iPad, por exemplo, todos os dias terá a oportunidade de conhecer algo novo. Um jogo lindíssimo que foi ignorado pela grande mídia, um aplicativo extremamente útil e não muito conhecido, uma app fantástica e paga que você havia deixado de adquirir (aguardando alguma promoção, por exemplo), etc. E por aí vai.

É bacana saber, também, que tudo isto começou como um simples e-mail compartilhado entre amigos. Esta pequena e, podemos deduzir, restrita newsletter, deu origem a uma empresa que agora atinge mais de um milhão de dólares em receita mensal. Tudo isto em menos de 18 meses de operação, vale lembrar.

AppGratis

A enorme variedade de jogos e aplicativos que o serviço cobre também é bem interessante. E através de algorítimos sofisticados, o software AppGratis consegue analisar os downloads e as preferências, a fim de captar os interesses dos usuários, o que, é claro, resulta em “ofertas” que agradam a cada vez mais pessoas.

O AppGratis é um negócio muito bacana. Baixe em seu iPhone ou em seu iPad (a nova versão é voltada para o iPhone, apesar de funcionar perfeitamente no iPad, também) e assine também a newsletter do Simão. Assim, você não deixa de curtir seus e-mails extremamente bem humorados e informativos.

Falando nisso, já perdi a conta de quantas vezes abri meu e-mail, pela manhã, e dei muitas risadas após ler os textos sensacionais a respeito de cada produto em destaque.

Pin It on Pinterest