Convoy, um rogue-like pós-apocalíptico inspirado em FTL e Mad Max

Recebi há poucos dias atrás da Convoy Games um build (0.8.3) de seu primeiro game. Trata-se de Convoy, um rogue-like bem interessante que, segundo a desenvolvedora, já foi inclusive aceito no Steam (acredito eu que através do Steam Greenlight).

A desenvolvedora, sediada na Holanda, é composta por apenas 3 profissionais: Sander de Visser, Sipke Atema e Roy Hornstra. O jogo na verdade é por eles classificado como um roguelike-like tático inspirado por FTL: Faster Than Light e Mad Max. Deste último temos a ambientação, pós-apocalíptica.

Convoy Game

Convoy também tem todas as características comuns aos rogue-likes: mapas gerados aleatoriamente, com missões primárias e secundárias diferentes (além de diversos outros eventos e possibilidades de escolha) a cada sessão, e morte permanente.

Com gráficos em pixel art e uma trilha sonora muito agradável pendendo bastante para o eletrônico, Convoy nos coloca no comando de um comboio de veículos que deve viajar por um planeta hostil em busca de diversos elementos para o conserto de uma nave espacial.

Convoy Game

Esta nave, chamada Mercury, passou por alguns problemas e teve de fazer um pouso de emergência em um planeta chamado Omek Prime. Aí começa a aventura, e logo de início somos colocados à prova, frente a frente com inimigos ferrenhos, originários de 3 facções diferentes (Privateers, Raiders e T.O.R.V.A.K. Corporation). Cada uma destas facções conta com suas respectivas motivações e modos de agir.

Quem jogou FTL, da Subset Games, deve se lembrar das telas de diálogo, das escolhas e de suas respectivas consequências. Isto também está presente em Convoy, e o jogador pode sempre optar por uma dentre várias alternativas.

Convoy Game

Podemos fugir da briga ou partir para cima dos inimigos com tudo, inclusive “cantando vitória antes do tempo”, o que, é claro, pode até mesmo resultar em uma “morte antes do tempo”. Nosso comboio é composto por um veículo maior e por outros menores (escolta), de apoio, os quais contam com vários tipos de armas.

Existem acampamentos espalhados pelo planeta, nos quais podemos comprar suprimentos (como combustível e novas armas) e realizar upgrades nos veículos. A ação é muito bacana, tão logo um inimigo se aproxima. Cada veículo de ataque possui seu próprio raio de ação (e aqui também podem ser realizados upgrades, no sentido a aumentar o alcance), e o jogador deve permanecer atento à movimentação dos atacantes para que seus disparos tenham eficácia. Nossos veículos de ataque também contam com habilidades especiais, vale lembrar.

Convoy Game

Trata-se de um jogo com jogabilidade simples e intuitiva, o difícil, realmente, é lidar com cada uma das batalhas, com cada um dos veículos inimigos, além de fazer as escolhas certas. Devemos atacar ao mesmo tempo em que nos movimentamos, movimentação esta que deve ser utilizada para defesa e ataque, ao mesmo tempo.

Na verdade, a movimentação é até mesmo limitada: não podemos nos afastar do curso nem tampouco do veículo principal, e o raio de ação dos veículos da escolta também deve ficar sob vigilância, pois o MCV (Main Convoy Vehicle) não pode ficar desprotegido.

Os veículos não param, enquanto na estrada. O que pode facilitar nossa vida é a barra de espaços, através da qual podemos pausar o jogo a fim de realizar ajustes, definir alvos e escolher habilidades. Os objetivos podem ser definidos no mapa, e também podemos visitar locais habitados por pessoas que podem ou não nos receber bem.

Convoy Game

Estas pessoas podem inclusive fornecer informações valiosas a respeito dos itens que buscamos, bem como nos colocar em contato com líderes das facções. Na estrada, vez ou outra, também podemos captar sinais de rádio, e estes podem nos levar em direção a novos perigos, ao mesmo tempo em que nos afastam ou nos aproximam das peças que buscamos, dependendo do caso.

O pessoal da Convoy Games pretende levar o projeto ao Kickstarter, para melhorá-lo antes do lançamento no Steam. Um rascunho da página já está no ar, e nele você pode conferir o trailer do game, o qual, se tudo der certo, será lançado para PC no começo de 2015.

Um título bem interessante, não?

[Editado – Campanha no Kickstarter iniciada]

A campanha de Convoy no Kickstarter já teve início, pessoal. 😉

Poderá gostar também

2 Comments

  1. Hey, thanks so much for this article! If you have any questions, don’t hesitate to contact us! 😀

    – Sander

    Reply

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Pin It on Pinterest