Esta notícia me deixou muito feliz. A EA anunciou que em Novembro, ou seja, daqui a mais ou menos 3 meses, lançará “Create”, um “game criador de games”, simplificando. Pelo que parece, qualquer gamer finalmente poderá exercitar seu lado criativo em um game que fornecerá ferramentas e serviços um tanto quanto semelhantes ao que é oferecido em LittleBigPlanet, título exclusivo para o Playstation 3.

No belo trailer disponibilizado, podemos conferir um pouco da criação e edição de ambientes, posicionamento de personagens, etc. Fico me perguntando se a variedade de cenários que vemos no trailer fará parte do jogo, ou se tudo deverá ser criado pelo jogador. Aliás, ambas as opções são tentadoras, e utilizar algo pronto para dar início a algo diferente é também muito interessante quando se pensa em aprendizagem.

Na verdade, trata-se de um puzzle customizável, o que me levou à seguinte questão: será a resposta da EA a LittleBigPlanet? Que tipo de customização será possível e, a grosso modo, o que será possível realizar com o Create? O título a princípio permitirá que o gamer resolva puzzles e até mesmo quebra-cabeças no estilo Rube Goldberg (alguém aí se lembra de Crazy Machines?).

O progresso virá conforme você joga. Quanto mais jogar e resolver os puzzles, mais objetos e ferramentas obterá para incrementar e personalizar os ambientes. Create será lançado para PC, Mac, Nintendo Wii, Xbox 360 e PlayStation 3, e espero que sua versão para PC seja disponibilizada também no Steam.

O título virá com suporte ao Playstation Move, mas nada foi dito em relação ao Kinect, da Microsoft. Particularmente, fico muito feliz com esta notícia, e com certeza comprarei a versão cuja entrega seja mais rápida para mim: PC, caso seja vendido digitalmente, ou Xbox 360, em caso contrário.

Para quem adora criar, Create será um título muito interessante e bem vindo. Em minha opinião, tudo o que tire o jogador da passividade é ótimo, pois como sabemos, muitas vezes o jogador de vídeo-games acaba se enrolando em uma certa “rede de mesmice”, jogando sempre os mesmos games e estilos, e nunca fazendo algo diferente.

Games deste tipo podem até mesmo provocar interesse por outros assuntos e áreas, uma vez que a criatividade deve ser utilizada no jogo de forma tal a provocar algum resultado. Já existe um website para Create, e nele pode-se conferir que o título permitirá que o “criador” desenvolva ambientes personalizados e trabalhe com objetos, texturas e muito mais, através de um editor, segundo a EA, poderoso.

Além disso, Create fará parte de uma rede, da mesma forma que LittleBigPlanet, e todos poderão compartilhar seus trabalhos, bem como jogar as criações de outras pessoas. Fantástico, não? 🙂

Dê uma olhada no trailer:

Link direto para o vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=fo2GvOD_UCs

(Via: Joystiq)

Pin It on Pinterest