Crie, compartilhe e consulte guias de games no Steam

Steam Guides

A cada dia que passa a Valve está tornando o Steam mais interessante e até mesmo mais tentador (isto pode ser um problema, também), transformando-o em uma plataforma cada vez mais completa. Agora temos também guias de games, por lá, os quais podem ser consultados inclusive através do Steam Overlay (via Shift + Tab). Os Steam Guides, na verdade, são guias criados pelos usuários/jogadores.

A princípio isto elimina a necessidade de sairmos do jogo para consultar algum tipo informação, o que pode fazer com que economizemos um pouco de nosso já escasso tempo. Qualquer pessoa pode criar seu próprio guia e compartilhá-lo com a comunidade. A criação começa a partir da “Central Comunitária” (Community Hub) de cada título. Aí existe a aba “Guias”, ou “Guides”. Guias para cada título podem ser consultados a partir daí, e você também pode criar o seu, bastando para isto clicar no botão “Criar um Guia” (Create Guide).

Vídeos e imagens podem ser incluídos em todos os guias, e também é possível criar capítulos, para facilitar a leitura. O editor fornecido é simples e intuitivo, e durante a criação podemos também designar colaboradores para trabalharem juntamente conosco. Se esta ideia der certo (como eu acho que dará), muito provavelmente o mercado de guias impressos e digitais se verá em grandes dificuldades.

Aliás, creio que muitos jogadores preferem, atualmente, pesquisar na internet (incluindo guias em sites como IGN e Gamefaqs, por exemplo). O Youtube também é uma ótima fonte, neste sentido, e vídeos daí podem ser inclusos normalmente nos Steam Guides. Os guias de games do Steam, criados por jogadores e para jogadores, podem muito bem suprirem diversas necessidades de muita gente, em algum futuro bem próximo (e até mesmo agora, quem sabe).

Já existem alguns guias muito interessantes publicados por lá. Team Fortress 2 já conta com centenas de guias, por exemplo. Este guia de Civilization V  ficou muito bacana, e Portal 2 também já conta com uma série de guias publicados. Se o Steam já era um osso duro de roer para os concorrentes, agora podemos até imaginar que esse osso está começando a receber outra fina camada de adamantium.

Poderá gostar também

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Pin It on Pinterest