Dark Souls: Prepare to Die e o desrespeito com quem joga no PC

O jogo Dark Souls finalmente foi lançado para PC. A Dark Souls: Prepare to Die Edition está aí, para a “alegria” dos PC gamers. E se algum jogador amigo seu chegar a te dizer que realmente pensou em se preparar para morrer, após instalar o título da From Software, não fique muito assustado e leve em consideração as diversas conotações que tal frase pode assumir.

Acontece que, mais uma vez, quem joga no PC se deu mal. Os problemas aqui são, de certa forma, parecidos com os que ocorreram com a versão para PC de Batman: Arkham City, em 2011. Mais uma vez a grande indústria de jogos eletrônicos, esta mesma indústria que tenta nos fazer engolir DLCs com roupinhas e coisas do tipo, demonstrou enorme desrespeito com os jogadores no PC. Foram os PC gamers que pediram para que este RPG de ação antes exclusivo dos consoles fosse lançado para PC, e creio que o pessoal que participou da ação online deve estar agora morrendo de raiva.

A Dark Souls: Prepare to Die Edition vem com conteúdo extra. Bacana! Conteúdo que por enquanto não está disponível nem para o Xbox 360 e nem para o PS3. Entretanto, ela também contém(?) um “certo conteúdo” (ou a falta de algo, talvez?) que pode deixar muita gente desesperada, no mínimo: independentemente da capacidade de seu computador, de sua placa de vídeo poderosa, etc, o jogo roda no máximo a 1024 × 720 e a 30 FPS!

Diferentemente do que aconteceu com Batman: Arkham City, porém, a solução desta vez surgiu rápido. E não foi a From Software nem tampouco a Namco Bandai quem consertou o defeito, foi um modder. Um programador chamado “Durante”, membro do Neogaf. Ele criou um mod para consertar algo que a From Software nem deveria ter deixado que os compradores de seu produto vissem. O mod já se encontra na versão 0.5 e possui cerca de 150 KB, por falar nisso.

Trata-se de um arquivo .ini e de uma DLL. Algo que a From Software deveria ter criado, ou melhor, pensando bem, algo que nem ela deveria ter criado. Temos aqui um problema que não deveria ter existido, mesmo que para isto o Dark Souls para PC demorasse mais para ser lançado. Temos aqui algo que deveria ser desnecessário, se o trabalho da From Software no port tivesse sido bem feito; os dois pequenos arquivos devem ser copiados para a pasta “C:\Program Files\Steam\steamapps\common\Dark Souls Prepare to Die Edition”, vale lembrar.

O que o criador do “DSfix” fez é algo digno de nota. Algo louvável, e vale lembrar que ele não ganhou nada com seu trabalho. Foi dito até que ele criou o ”DSfix” em pouquíssimo tempo (questão de minutos ou horas, se não me lembro). Ou seja, a coisa fica ainda pior para o lado da From Software, e não consigo pensar em outra palavra além de desrespeito, neste caso. Desrespeito, o que pode nos levar a pensar em diversas outras coisas: ganância, talvez? Claro, quanto antes o jogo fosse lançado, mais rapidamente os espaços livres nos cofres seriam preenchidos.

O port de Dark Souls para o PC foi algo… porco? Não sei dizer ainda. O jogo é muito bacana e, realmente, após instalado o mod, você pode realmente se preparar para morrer adequadamente, pelo menos usufruindo de gráficos melhores. O que será que passou pela cabeça desse pessoal? 1024 × 720 em PCs poderosíssimos, por exemplo? 30 FPS (este problema continua, vale lembrar)? Em que ponto chegamos?

Digamos que jogar Dark Souls no PC sem o mod ”DSfix” nos ofereça uma experiência gráfica semelhante àquela que podemos ter através dos consoles da Sony e da Microsoft, e aí eu me pergunto: qual a vantagem, além do menor preço? Tudo isto deixa claro mais uma vez o porquê de algumas empresas darem tanta importância a estes bravos guerreiros que criam mods fantásticos e não ganham um centavo pelo seu trabalho, muitas vezes.

A Bohemia Interactive e Arma II que o digam, aliás, pois DayZ está aí, provando que a comunidade modder tem muita “bala na agulha” e é capaz até mesmo de resolver em questão de minutos problemas que possivelmente nem estejam na fila de bugs a serem corrigidos destas desenvolvedoras que prometem mundos e fundos e nos entrega algo bem diferente.

Isto mostra também o quão versátil e fantástico é este separado (será mesmo, fico pensando?) e para muita gente estranho mundo dos jogos eletrônicos para PC. Ou alguém já viu algo assim acontecer com algum título para algum console? Poderia uma correção deste tipo ter sido criada desta maneira e lançada desta maneira para a versão Xbox 360 ou PS3 de um título qualquer?

A coisa está feia, mesmo. A From Software deveria é contratar o ”Durante” tendo em vista seus futuros projetos, quem sabe. O cara merecia pelo menos ter seu nome incluso nos créditos da Dark Souls: Prepare to Die Edition. Vale ressaltar que você deve modificar o arquivo “DSfix.ini” conforme suas necessidades e as especificações de seu PC.

Um arquivo “readme” acompanha o pacote e contém todas as explicações necessárias. Depois da instalação do mod, posso dizer que realmente estou apreciando o Dark Souls no meu PC. Claro, posso também dizer que “Dark Souls: Prepare to Die Edition” é um nome que tem tudo a ver com o RPG.

Você morrerá muito, muito mesmo. Pelo menos comigo está sendo assim. Os tais “bonfires”, aliás (pelo que entendi, introduzidos nesta versão), funcionam como checkpoints e restauram a HP do personagem. A “beleza” da situação após o descanso que eles proporcionam, entretanto, é que grande parte dos inimigos que você porventura tenha derrotado voltam à vida. Legal, não?

De qualquer forma, temos aí mais uma demonstração de desrespeito por parte de representantes da indústria de jogos eletrônicos com quem joga no PC. Só que desta vez, felizmente, a comunidade de jogadores deu o troco. PC gamers não ficaram na mão, e foi justamente um modder quem colocou a mão na massa e fez o trabalho alheio, sem cobrar um tostão (existe um link para doações no site do programador, vale lembrar).

Desta vez tivemos não somente o conserto de um problema de fábrica, mas também uma grande demonstração do quão viva e atuante é a comunidade de jogadores que fizeram do PC sua plataforma preferida para jogos eletrônicos. A From Software, a Namco Bandai, a Rocksteady, a Warner e diversas outras empresas da área deveriam prestar mais atenção nisso tudo.

Não é de hoje que jogos primeiramente lançados para consoles são anunciados e lançados posteriormente para PC. Se isto ocorre, é porque o mercado é grande e lucrativo, e se é assim, não existem motivos para tamanho desleixo. Se chegamos ao ponto em que o consumidor deve consertar o produto que comprou sem contar com a garantia do fabricante, então creio que chegou também o momento em que os fabricantes devem reestruturar suas linhas de montagem e suas políticas.

Veja abaixo a diferença. É claro que não está 100%, ainda, mas fica muito melhor com o mod (clique nas imagens para ampliar). Capturei as duas imagens simplesmente iniciando o jogo duas vezes – uma com os dois arquivos do mod em sua devida pasta e outra sem os tais arquivos:

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19 Comments

  1. Não sabia que a versão para PC de Batman: Arkham City tinha sofrido com o mesmo problema, como eu estava certo de que iria comprá-lo, me abstive que ler qualquer informação à respeito.

    Se não estou enganado, o From Dust para PC também teve problemas com a resolução, além de inúmeros bugs que estragaram a experiência de muitos PC gamers.

    Voltando ao Dark Souls: Prepare to Die Edition, mesmo tendo sido um jogo que a comunidade pediu para ser portada para o PC, acredito que a produtora deveria ter tido a decência de oferecer um produto melhor, afinal, como provou o modder, era algo relativamente simples de implementar.

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    • @Hideki T,

      Então, Hideki, o problema não foi o mesmo. Na verdade o Arkham City possui problemas com DirectX 11 em sistemas de 32 bits. Bem, faz algum tempo que não testo, então, não sei se o problema foi corrigido. Mas este tipo de coisa é irritante. O From Dust no PC, até onde eu sei, nem opções para mexermos nos gráficos possuía.

      Acho esse tipo de coisa uma sacanagem enorme. Se foi provado que é algo simples, como você mesmo lembrou, por que não corrigiram antes de lançar? Não é possível que esses caras não testem o jogo e não tenham percebido esse problema absurdo. Lamentável, mesmo. :(

      Mas, felizmente ainda podemos contar com a ajuda voluntária desses programadores, não é? :)

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  2. Como eu tenho um sistema já relativamente “antigo”, não notei qualquer problema com o Batman. Mas fiquei inteirado das reclamações, pelos fóruns do Steam. E quanto ao Dark Souls, total descaso da softwarehouse, tratar o PC como se fosse um console, limitando o renderer interno para trabalhar na mesma configurações dos consoles, que possuem processamento limitado, comparado com os PCs para Games atuais.
    Deve ter sido uma tremenda ducha fria, quando o pessoal que aguardava ansiosamente o jogo para PC viu isso

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    • @Marcio Neves Machado – RJ/RJ,

      Nossa, eu notei. Não me lembro muitos detalhes agora, mas sei que era usar DirectX 11 e dava pau…rs Sobre o Dark Souls para PC, isso é algo bem ridículo. Deveriam pelo menos ter se importado com o fato de que muita gente participou da petição online lá pra que lançassem o jogo para PC. Claro, o mod ajuda muito, e parece que o Durante vai aprimorar ainda mais.

      Tudo isso, por outro lado, não deixa de ser um tapa na cara da From Software e da Namco Bandai, né? Claro, nem sei se eles vão se importar com isso, mas que pelo menos temos aí um belo de um exemplo, isso temos. O cara fez em pouquíssimo tempo, aliás. Quem sabe até (tentando agora ser otimista, algo difícil, nesses casos) o lançamento desse mod não faça com que as empresas tomem vergonha na cara e consertem a besteira, né?

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  3. Caramba, tá aí um que ia entrar na wishlist e agora eu não quero mais. Sacanagem pura! Com um port porco assim é melhor nem fazer. Parece que o fizeram assim pra manter as vendas lá em baixo e, quem sabe, o número de cópias piratas subir e, assim, ter um motivo pra não fazerem mais jogos pro PC.

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    • @Erick Mendonça,

      Olha, acho que pelo menos pegar em uma promoção, já que é assim, vale a pena. O mod ajuda muito, e o cara lá está trabalhando bastante. Já lançou, creio eu, cinco versões. E os arquivos contam com indícios de novos recursos, etc. Uma vergonha pra From Software, é claro…hehehehe

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  4. Bom, o jogo já não tem um gráfico de fazer chorar, e ainda colocam limitado às configurações de console.
    Foi a coisa mais ridícula que poderiam ter feito.
    Tudo bem que a Nanco/Bandai não tem experiência em lançar jogos pra PC.
    Mas convenhamos, que equipe eles contrataram pra fazer o PORT?
    Daqui a pouco as empresas vão emular um console no pc pra não ter que fazer nenhum tipo de melhoria nos jogos para PC.
    Um absurdo.
    Dá nem vontade de comprar um jogo desses, só de raiva!! =P

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    • @Henrique,

      Isso é verdade. Triste, mesmo. Mesmo sem experiência, cara, não dá pra justificar. Não existem empresas que trabalham nos ports? O Homefront não foi portado para o PC pela Digital Extremes? E, em minha opinião, ficou muito bom. Acho que foi desleixo, e é justamente isso que não entendo.

      Essas empresas poderiam aprender muito, baixarem a crista e contratarem o Durante…hehehehe

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  5. Nossa que mancada monstro da From Software, fez tanta propaganda, 1024 × 720, acho que esse nem é mais o padrão de entrada dos PC de baixo custo hoje em dia, uma falta de sensibilidade total, parece que o nome veio bem a calhar “Dark Souls: Prepare to Die Edition”, prepare-se para morrer…de raiva, isso sim, continuo com aquele pensamento que é melhor esperar uns meses para comprar um lançamento novo, aí da tempo dos patchs e updates saírem para as já frequentes correções, e de quebra quem sabe ainda pega uma promoção no preço.

    Menos mal que existem modders como este ai que salvam a pátria.

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    • @Rodolfo,

      Nem me fale, Rodolfo. 1024 x 720 nem ouço falar há muito tempo…rs O jogo é bacana, e serviu para os modders mostrarem como se faz as coisas direito. :)

      Só que não dá pra entender, mesmo. Como os caras fazem uma besteira dessas? É fogo.

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  6. Arham city nao sofreu nada em gráficos de problema ele no pc é 3x mais bonito que em consoles com Physx e DX 11 e tesselation e iluminaçao alem de texturas alatas

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    • @Lucas Urso,

      Teve aquele problema com sistemas de 32 bits, mas sem dúvida: no PC ele é muito, muito mais bonito.

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  7. Lucas,
    Não sei como está hoje o jogo. Mas na época do lançamento , jogar em dx11 perdia-se muito do desempenho do jogo.
    E para um game que demorou meses depois para ser lançado para o pc e com atrasos, eu esperava mais melhoras.
    Jogos no pc sempre são melhores do que nos consoles, isso é fato. Mas so adicionar texturas de resolução maior e um ou outro efeito do dx10/11 não faz muita diferença . Pelo tempo que levou , poderiam ter feito muito mais . O problema é que , como sempre, as empresas fazem um port dos consoles e só.
    O tesselation, como vc mencionou, foi empregado em poucas texturas. Esse é um recurso muito mal explorado pelas empresas por enquanto. Joguei no inicio em dx11 e em vários momentos tive queda de fps, mudei para dx9 e ficou uma maravilha. E posso garantir que durante o gameplay nem percebi a falta do dx11, visto q ele quase não é usado. Já o physx tenho q tirar o chapéu , pois ele sim faz uma grande diferença . Infelizmente , apenas jogadores com placas nVidia podem desfrutar de tal recurso.
    Tomara que eles tenham consertado o problema de quedas se frames em Dx11 do lançamento pra cá .

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  8. ainda tenho um problema o jogo nao abre aparece apenas a imagem de uma fogueira com uma espada no meio e o nome dark souls abaixo mas o jogo nao abre alguem pode meajudar ?

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    • Puxa, Murilo, vamos aguardar e ver se algum leitor tem alguma solução. :)

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  9. Caramba que crítica de criança
    Sério que você ficou puto por isso?
    Dark souls é um jogo belíssimo, e cai nos jogos que causam comentários do tipo “Não vou jogar porque tem gráfico ruim”
    Concordo que se tivesse gráfico melhores só ia acrescentar.
    Mas não incomodou nada.
    Não sei porque tanta revolta com o gráfico, não vi desrrespeito de forma alguma, lembrando ainda que o jogo nem era pra pc.
    O mod melhorou pouca coisa, nem vale o trabalho de ir até os confis da internet pra procurar isso…
    Desrrespeito mesmo são as DLCS inúteis.

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    • Caramba, você leu meu post mesmo?

      Sério que você não entendeu nada do que eu disse? Onde você leu que eu “fiquei puto”, ou que desmereci o jogo? Sério, você precisa ler com mais calma e atenção tudo aquilo que aparece na tua frente na internet.

      Não foi essa edição de Dark Souls “especial” para PC? Então, em minha opinião, chegar como chegou ao PC, foi, sim, um desrespeito.

      Sim, se eu compro um título desses, ESPECIALMENTE PARA JOGAR NO PC, e topo com um problema desse (você joga no PC? Se sim, se ficou ou está feliz com 1024 × 720 e 30 FPS, tudo bem – aliás, nem sei porque estou respondendo isso), encaro como desrespeito, isto para não alongar o assunto e para não citar quaisquer outros possíveis problemas.

      Da próxima vez pelo menos lê o artigo inteiro, e não só o título.

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  10. Além dos citados acima, meu problema com Dark souls foi a questão dos “controles” é simplesmente impossível jogar com teclado e mouse e mesmo configurando o joystick, o jogo parece não receber os comandos. Se alguém souber como me ajudar ficarei muito grato.

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    • Então, Kelver, não sei o que te dizer. Quando joguei, foi com o Joystick. :(

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