Darkspore é retirado do Steam devido a problemas com DRM

Darkspore

E mais um jogo sofre da maldição dos DRMs que requerem conexão constante. Darkspore, um top-down RPG publicado pela EA e desenvolvido pela Maxis, foi retirado do Steam devido a problemas de conexão que tornam o título efetivamente inoperante. Em abril de 2011, quando foi lançado, Darkspore sofreu com esses mesmos problemas, que retornaram com força total nos últimos dias.

Curiosamente, no fórum oficial do título, uma mensagem postada ontem, dia 1º, avisa que o erro que barrava jogadores havia sido corrigido. O post da Maxis avisa também que a empresa continuará a oferecer suporte ao jogo e pede que os jogadores continuem utilizando o fórum para interagir entre si e com os desenvolvedores.

Entretanto, hoje, dia 2, outra mensagem foi postada avisando que os problemas ainda persistem. A Maxis pede que os jogadores concentrem as reclamações para que seja possível identificar e corrigir a causa do problema.

Segundo o site Joystiq, antes dos avisos acima serem postados, uma outra mensagem afirmava que “Darkspore não será mais desenvolvido: para todas as causas e feitos, é um título abandonado”. Parece que com a chuva de problemas recentes, a EA e a Maxis foram obrigadas a tirarem a poeira do jogo.

Mesmo excluído do Steam, o título ainda continua disponível no serviço de distribuição da EA, o Origin. Porém, um representante da EA afirma que Darkspore já está sendo reintegrado ao Steam e deve retornar ao catálogo em breve.

Update: Darkspore já está disponível novamente no Steam. Ainda não há confirmação se o problema foi corrigido.

Artur Carsten

Catarinense, amante da música eletrônica, estudante de medicina e jogador nas inexistentes horas vagas. Ocasionalmente, escreve artigos e coloca em dia a pilha interminável de jogos comprados em promoção no Steam. Já passou pelo Campo Minado, Continue, Guia do PC, Gemind e Oxygen e-Sports.

Twitter  

Poderá gostar também

6 Comments

  1. Taí um exemplo de jogo que comprei no impulso: joguei o beta, curti, comprei o jogo numa dessas promos de 50% e… NUNCA JOGUEI!!! 😀

    Por enquanto ele está lá, na lista de jogos do Gamers Gate. SEQUER dei “redeem” no serial dele, então ele ainda pode até ser enviado como Gift. Bem capaz de só lembrar de jogá-lo o dia que os servidores não estiverem funcionando mais. 😀

    Reply
    • Somos 2, Marcio. Acho que não joguei nem 5 minutos depois da compra…hehehe Dureza.

      Reply
  2. Eu também joguei o beta, fiquei empolgado com o game e comprei. Entrei algumas vezes mas nunca joguei mesmo.

    Reply
  3. Esse pessoal não aprende mesmo com DRM

    Reply
    • É, Fefa. Sempre tem uma má notícia nova envolvendo DRM na indústria de games. 🙁

      Reply

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Pin It on Pinterest