O jogo Bastion foi hoje lançado na Xbox Live, dando início ao Xbox Live Summer of Arcade 2011. O título custa 1200 Microsoft Points (15 dólares), e foi desenvolvido pela Supergiant Games. Trata-se do primeiro game desenvolvido pela empresa, aliás, e em minha opinião a Supergiant Games abre o Summer of Arcade deste ano apresentando um jogo interessantíssimo e inovador.

Bastion é um RPG de ação. Um jogo onde um garoto é o protagonista, o qual deve se aventurar pelo que sobrou do mundo após um cataclisma que deixou tudo literalmente em pedaços. Milhares de ilhas flutuante sobre as quais ocorrerá todo o gameplay. Bastion conta com a presença fantástica de um misterioso narrador que comenta todas as ações do protagonista. O desafio que será apresentado aos gamers será reconstruir o mundo, à partir de tudo o que sobrou do passado. Bastion, aliás, será lançado também para PC, até o final de 2011.

Essa questão do narrador misterioso em Bastion é algo que eu, pelo menos, jamais tinha visto em um jogo eletrônico. Este XBLA demonstra ser realmente algo inovador e fantástico, além de muito bonito. Um belíssimo primeiro trabalho para uma desenvolvedora de jogos. O título tem como publisher a Warner Bros., ou seja, a pequena empresa de desenvolvimento de jogos sediada na Califórnia e fundada em 2009 conseguiu uma façanha e tanto, e seu game certamente venderá muito. Vale lembrar também que a Supergiant Games conta com pessoal em sua pequena equipe que já trabalhou na série Command & Conquer, da Electronic Arts, e também na Infinity Ward, na franquia Modern Warfare.

A equipe pode ser pequena, mas os talentos nela inclusos não o são. A direção de arte em Bastion é fantástica. Cenários exuberantes e muito imaginativos são apresentados ao jogador. O sistema de narração reativa é algo fantástico, o qual acompanha o gameplay de forma surpreendente, aumentando ainda mais a aura de mistério e encanto do game. Durante as viagem, o protagonista irá se deparar com feras estranhas e poderá forjar uma ampla variedade de armas personalizáveis, além de ganhar novos poderes. A atmosfera do game é verdadeiramente fantástica e imersiva.

Não poderíamos estar mais animados para demonstrar ao mundo o que a nossa equipe composta por sete pessoas, na Supergiant Games, pode fazer. Bastion expressa o nosso desejo de criar games que despertem a imaginação dos jogadores, como aqueles que jogávamos quando éramos crianças. Esperamos que ele deixe uma impressão duradoura“, disse Amir Rao, diretor de estúdio na Supergiant Games.

Já Martin Tremblay, presidente da Warner Bros. Interactive Entertainment disse o seguinte:

Estamos extremamente satisfeitos por termos juntado nossas forças com a Supergiant Games, para trazer o incrivelmente inovador Bastion aos jogadores, enquanto continuamos a apoiar o desenvolvimento de games independentes e digitais. Bastion é um grande exemplo de como a paixão de uma pequena mas talentosa equipe pode criar um grande game que é capaz de envolver todos os tipos de jogadores com sua imaginação e narrativa“.

Bastion já recebeu inúmeros prêmios, desde sua revelação, em 2010, vale ressaltar. Durante a E3 2011, ele levou o prêmio “Best Downloadable Game of E3 2011”. Ele também foi finalista no “Independent Games Festival 2011”. Ele também foi reconhecido como a “Melhor nova IP” durante a PAX Prime 2010. É, este jogo ainda vai dar muito o que falar.

Parece que este ano o Xbox Live Summer of Arcade nos trará ótimos games. O próximo XBLA a ser lançado, o qual, pelo que pude perceber, também será lançado para PC, pois já existe uma página dedicada ao mesmo no GamersGate, será o certamente muito bacana From Dust, em 27 de julho.

Trata-se de um game da Ubisoft cujo designer é ninguém menos que Eric Chahi, responsável pelo clássico Another World. From Dust será um “sandbox game” no qual o jogador assumirá o papel de um deus. Mas Bastion já representa um “start” e tanto. Existe uma demo do game disponível, também. Não deixe de conferir.

Poderá gostar também

Pin It on Pinterest