Killing Floor: destravando as proezas do evento de Natal

Mantendo a tradição anual, a Tripwire iniciou ontem, dia 13, o evento de Natal do popular shooter cooperativo Killing Floor. O Twisted Christmas III trouxe um mapa inédito (na Lua!), novas armas, monstros natalinos, dois novos DLCs (pagos) e, é claro, novas proezas (achievements). A lista completa das novidades, você pode conferir aqui.

No primeiro evento especial de Natal, ocorrido em 2010, os jogadores que destravaram 10 das 13 proezas especiais de Natal foram recompensados com um personagem jogável exclusivo: Bill “Baddest Santa” Weeks (em destaque na imagem acima), um papai noel que fará de tudo para garantir que o mundo tenha um novo Natal (ok, essa chamada de sessão da tarde não funcionou muito bem). Se você não conseguiu destravá-lo ou ainda não tinha o jogo nessa época, fique tranquilo, pois nesse ano ganhamos uma nova oportunidade!

O evento deve durar até 4 de janeiro de 2013 e, para ajudar vocês a destravar todas as proezas e garantir o Papai Noel exclusivo enquanto ainda há tempo, montamos a seguir um breve guia tutorial. Leiam e aprendam, soldados!

Destravando as proezas

Para destravar o “Baddest Santa”, é preciso completar 10 das 13 proezas exclusivas do evento de Natal. Isso quer dizer que elas só podem ser feitas durante esse evento. E como você também pode notar, não é necessário destravar todas. A maioria das proezas são do evento de Natal de 2010 (por algum motivo, as proezas do evento de 2011 e 2012 não contam para destravar o papai noel).

Um bom conselho é priorizar as mais fáceis e deixar as mais difíceis para depois. As mais simples vem com alguns minutos de jogo, enquanto outras precisam ser ensaiadas com a ajuda de seus companheiros.

Obs.: as proezas adicionadas no evento de Natal de 2011 foram ignoradas nesse guia, pois elas não são necessárias para destravar o personagem e também não são exclusivas do evento (podem ser realizadas a qualquer momento).

Twisted Christmas 2010

Merry Friggin Christmas

Kill the Christmas Patriarch.

É simples: mate o Patriarca natalino, o chefão final que aparece na última onda de cada partida. A dificuldade dessa proeza depende apenas da organização do seu time (se você estiver jogando sozinho ou com pouca gente, a coisa pode ficar um pouco apertada). Alguns conselhos para enfrentar esse monstro de poderio assombroso são manter o time unido e tomar cuidado com os disparos de foguete, capazes de eliminar o time inteiro num piscar de olhos!

Tis Better to Give than to Receive

Drop 3 Tier 3 weapons for others (with which they kill at least one Christmas Zed)

Essa proeza é um pouco confusa. Você precisa entregar para um companheiro uma arma pertencente a classe Tier 3 (Katana, M32, SCAR, AA12, M14ERB e L.A.W.). O companheiro, por sua vez, precisa matar ao menos um inimigo com a arma que você entregou. Repita esse processo três vezes (tem que ser com 3 armas diferentes, todas classe Tier 3) e você deve obter a proeza facilmente. Uma boa sugestão é utilizar o perk de Support Specialist (que pode carregar mais armas por vez) para comprar as armas e distribuí-las a seus companheiros.

Deck the Halls with Buckets o’ Blood

Kill 3 Christmas Zeds in 1 ZED time chain with a Melee weapon.

Outra conquista que vem com o tempo. Durante os momentos de camera lenta (ZED Time), use uma arma corpo-a-corpo (facas, machete, katana, serra elétrica, etc) para matar 3 monstros quaisquer. Recomenda-se usar uma arma que tenha bom alcance de golpes, como a Katana. Mire para grandes grupos de monstros, de preferência em Clots (fracos e genéricos) e golpeie com vontade!

Who Brings a Gun to a Snow Ball Fight?

Kill a Christmas Husk with any Pistol.

Muito simples: utilize qualquer pistola do jogo para matar um Husk natalino (aqueles que disparam bolas de fogo). Caso essa proeza não saia de primeira, procure evitar tiros na cabeça, já que eles deixam o pobre monstro decapitado, o que apenas leva-o indiretamente a morte alguns segundos depois (mortes assim não contam!).

Eggnog Anyone?

Get covered in Christmas Bloat Bile and live for 10 seconds on Hard, Suicidal, or Hell on Earth.

Essa proeza requer um pouco de coragem e sangue frio. Numa partida rodando um dos modos de dificuldade descritos (Hard, Suicidal ou Hell on Earth), aproxime-se de um Bloat (o gordão, primo perdido do Boomer, do L4D) e deixe-o vomitar (argh!) em cima de você. Depois do banho, permaneça vivo por 10 segundos para levar essa proeza. Note que o dano causado pelo vômito do Bloat é bem alto, capaz de matá-lo rapidinho. Certifique-se de pedir apoio a seus colegas, para curá-lo assim que possível, e tente enfrentar o nosso amigo acima do peso sozinho, para minimizar os danos.

Back to Work

Kill 20 Christmas Clots in one wave.

Fácil, fácil! Basta eliminar 20 Clots (os monstros mais básicos do jogo) utilizando qualquer arma. Dá pra fazer isso logo na primeira onda da partida.

Fending off Mrs. Claws

Kill 3 Christmas Stalkers with a Lever Action Rifle without reloading.

Utilize um Lever Action Rifle (aquele rifle de Sharpshooter com ação de ferrolho) para eliminar 3 Stalkers (monstros dotados de invisibilidade) sem recarregar. Se você joga de Sharpshooter, essa proeza é pura consequência. Mesmo assim, não deve ser problema para outros perks, já que a arma necessária é barata e poderosa. Vale sempre lembrar: para garantir, mire na cabeça!

Not So Silent Night

Kill a Christmas Siren with an undetonated LAW rocket.

Mais uma proeza que requer um pouco de sangue frio. Use um LAW, a monstruosa bazuca geralmente usada pelo perk de Demolition, para eliminar uma Siren (o monstro com o grito irritante). A jogada aqui é que o foguete disparado deve matar a Siren sem explodir. E como diabos isso é possível? Basta atirar na Siren a queima-roupa e torcer para o foguete não explodir na sua cara e te levar junto. Como a Siren é extremamente letal, é altamente recomendado enfrentá-la sozinho na hora de realizar essa proeza, para minimizar os danos.

Cracked the Nutcracker!

Land the killing blow on a Christmas Fleshpound with a Knife.

Essa é complicada, mas também bem engraçada! Você precisa matar um Fleshpound (o grandalhão com uma broca em cada braço) sendo que o dano derradeiro deve ser causado utilizando uma… faca! Para isso, enfraqueça o Fleshpound utilizando uma arma mais poderosa, de preferência um fuzil automático, e quando ele estiver com poucos pontos de vida, corra para cima dele com a faca até matá-lo. Um ótimo conselho é usar o perk de Commando (que permite que você veja precisamente o tanto de vida que cada monstro tem) para saber a melhor hora de correr para cima do Fleshpound. Excetuando-se o Patriarch, o Fleshpound é o monstro mais forte do jogo, por isso tome muito cuidado! Mais uma vez, procure enfrentá-lo sozinho para minimizar os danos.

Can’t Catch Me!

Kill 2 Christmas Gorefasts with a Melee weapon from behind in one wave.

Essa proeza pode ser um pouco complicada. É preciso matar pelas costas 2 Gorefasts (os monstros com uma lâmina em um dos braços) utilizando uma arma corpo-a-corpo. Além do fato de que você precisará atacar o monstro por trás, lembre-se de mirar nas costas/dorso ou nas pernas – cabeça e braços não contam! A parte difícil é justamente fazer os monstros ficarem de costas para você. Uma boa ideia é esperar até que um deles corra para cima de um companheiro, deixando as costas bem expostas.

Toasted Jack Frost

Kill the Christmas Scrake with a Fire-based weapon.

Essa proeza tem um método parecido com a “Cracked the Nutcracker!”. É preciso matar um Scrake (o monstro da serra-elétrica mas que, nesse evento, utiliza uma grande lâmina de gelo) usando fogo. Tarefa fácil para um Firebug de level razoável, visto que seu arsenal inclui lança-chamas, pistolas sinalizadoras e outras armas com projéteis inflamáveis que atendem ao requisito da proeza. Como o Scrake é relativamente poderoso, peça ajuda ao seu time para enfraquecê-lo até o ponto em que você possa atear fogo no bichano, levando-o a morte.

Rudolph, the Bloody Nosed Reindeer

Kill a Christmas Crawler with a Crossbow.

Bem simples: use um Crossbow (arma normalmente utilizada pelos Sharpshooters) para matar um Crawler (monstros que andam agachados e adoram pular na sua cara).

That’s not Santa!

Kill 3 Christmas Bloats with the Bullpup in one wave.

Proeza semelhante a “Who Brings a Gun to a Snow Ball Fight?”, porém, dessa vez, é necessário utilizar uma Bullpup (arma dos Commandos) para eliminar 3 Bloats (os monstros “acima do peso”) em uma mesma onda. Aqui vale também o mesmo conselho: procure evitar tiros na cabeça, já que eles deixam o pobre monstro decapitado, o que apenas leva-o indiretamente a morte alguns segundos depois (mortes assim não contam!).

Walking in A Winter Horror Land, Silent Night, Evil Night, I’m Dreaming of a Red Christmas, Grandma got Eaten by a Reindeer
For winning long games on Santa’s Evil Lair on normal, hard, suicidal, and hell on earth difficulties.

Essas proezas são entregues a todos aqueles que completarem um mapa do evento de Natal, em seu respectivo nível de dificuldade (Normal, Hard, Suicidal e Hell on Earth) e com duração longa (10 ondas). Para alcançar a proeza “Bad Santa” é preciso ter pelo menos uma dessas quatro proezas.

Bad Santa

Unlock 10 of the 13 Christmas Achievements along with any Christmas Map achievement.

Essa proeza é destravada assim que 10 outras proezas do evento de Natal de 2010 sejam realizadas. Lembre-se de que também é preciso ter completado ao menos um mapa do evento. Essa proeza marca, finalmente, o destravamento do personagem exclusivo do evento: o Baddest Santa! Feliz Natal!

Twisted Christmas 2012

But It’s all Red!

Collect all 16 Z.E.D. Gun pieces.

Essa proeza é um pouquinho complicada e pode levar um tempo até que você consiga realizá-la. Para acessar uma das armas novas do evento de Natal, a tal Zed Eradication Device, é necessário coletar 20 peças espalhadas pelo mapa MoonBase, que foi recentemente adicionado. Essas peças se assemelham à cápsulas acinzentadas (elas são bem pouco chamativas, o que dificulta bastante a sua busca). Quando você estiver nas proximidades de uma, aparecerá uma mensagem na tela pedindo para apertar o botão de ação para coletá-la. Note que essas cápsulas precisam ser coletadas apenas uma vez: assim que um jogador coletar uma, a “coleta” valerá para todos do time. Somando as 20 cápsulas, a Zed Eradication Device ficará disponível para compra no Trader (é uma arma sem classe, podendo ser usada por qualquer perk).

É difícil descrever a localização exata de cada peça no mapa, mas podemos dar alguns conselhos: procure ao redor dos vários cadáveres ensaguentados espalhados pela estação; olhe em cima dos painéis, armários e mesas; na sala de estufa, procure no meio das plantações; e atenção especial para os cantos. Uma boa sugestão é deixar vivo o último monstro de uma onda e usar o tempo extra para fazer a busca por todo o mapa. Se você estiver em um grande grupo, sejam espertos: espalhem-se!

Game Over, Man!

Have 20 Zeds you slowed with the Z.E.D. gun killed.

O modo de fogo alternativo (apertar a bolinha do meio do mouse) da Zed Eradication Device é capaz de enfraquecer e deixar os monstros mais lentos, facilitando o trabalho dos seus companheiros. Isso é especialmente útil contra monstros mais fortes e até contra o Patriarch! Para realizar essa proeza, basta que seus companheiros eliminem 20 monstros quaisquer que tenham sido enfraquecidos pelo modo de fogo alternativo da Zed Eradication Device.

One Small Step for Man

Kill 500 Zeds with the Schneidzekk Medic Gun while you are falling.

Uma das armas novas do evento de Natal desse ano é a Schneidzekk Medic Gun, uma sub-metralhadora eficiente com alta frequência de disparo. Nessa proeza, é preciso eliminar 500 monstros quaisquer utilizando essa arma enquanto você estiver caindo! É claro que o único lugar onde isso é possível é no novo mapa (MoonBase), onde a baixa gravidade permite grandes e extensos saltos. Mesmo sendo uma proeza bem fácil, devido ao grande número de inimigos que precisam ser eliminados, deve demorar um bom tempo para realizá-la.

Artur Carsten

Catarinense, amante da música eletrônica, estudante de medicina e jogador nas inexistentes horas vagas. Ocasionalmente, escreve artigos e coloca em dia a pilha interminável de jogos comprados em promoção no Steam. Já passou pelo Campo Minado, Continue, Guia do PC, Gemind e Oxygen e-Sports.

Twitter  

Poderá gostar também

2 Comments

  1. Excelente, tava precisando de guia pro Killing Floor!

    Reply
    • @Rodrigo Lima,

      Bacana, né? Adorei o tutorial do Artur também.

      Reply

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Pin It on Pinterest