Diário de bordo – EVE Online – Criando um personagem

EVE OnlineEste é o primeiro artigo de (assim espero) uma série. Espero publicar mais a respeito de minhas experiências em EVE Online, este jogo que na verdade é muito mais que um MMO. Este jogo onde milhares de jogadores se organizam, lutam e conseguem derrubar organizações gigantescas e poderosíssimas.

EVE Online é, talvez, o único MMO que manterá seus jogadores pagando assinaturas por mais um bom tempo (quem sabe um tempo bem longo, até). Espionagem, diplomacia, planejamento, estratégia, diálogo e muitos outros elementos devem estar nas mentes de quem se aventura neste universo muito estranho e surreal, a princípio.

Hoje mesmo, por falar nisso, recebi um convite para participar de uma organização dentro do jogo, a Stealth Syndicate (e olhem que mal comecei a jogar). Como tudo tem de começar pelo princípio, resolvi gravar um vídeo de gameplay de EVE Online mostrando a criação de um personagem dentro do MMO.

Nada muito complexo, é claro, e este também não é meu primeiro personagem. Não sei dizer também com que frequência publicarei a respeito de minhas experiências dentro do jogo, nem por quanto tempo conseguirei. O MMO é extremamente complexo. Estamos falando de algo que possui um extenso guia de carreiras. Um MMO no qual pode-se fazer muitas coisas interessantes. Muitas mesmo.

Um jogo no qual você pode participar de uma instituição chamada “EVE University”. O jogo conta com uma complexa economia, aliás. É quase um imenso e vibrante universo paralelo. Estou no começo, vamos ver se consigo manter o rumo de minha nave.

Poderá gostar também

8 Comments

  1. @Marcos A.T.Silva, opa, conseguiu disponibilizar um tempo para o EVE? O jogo parece realmente viciante, mas um comentário é o mais próximo que eu vou chegar de um MMO onde poder e traição andam de mãos dadas rs.

    Reply
    • @Hideki T,

      Consegui, cara. Bem, muito pouco até agora, ou, pensando melhor, muito pouco levando em consideração até mesmo o fato de ter apenas começado e o negócio ser algo de proporções gigantescas. Vamos ver se consigo. Quem sabe o tal grupo que me convidou me ajude, né. Mas, como dizem por lá, não confie em ninguém, em EVE…hehehe O negócio é “bravo”…rsrsrs

      Reply
  2. To participando do beta de Dust 514 e ao ver o mapa da galáxia me deu uma vontade de jogar EVE e to achando bacana como os jogos interagem entre si, na próxima atualizalção ja vou poder entrar para um grupo do EVE, se continuar gostando em breve crio uma conta lá tbm

    Reply
    • @Edyr Faciola,

      Puxa, queria ver esse Dust 514 “em ação”, viu…hehehe

      O EVE é um negócio gigantesco, Edyr. Se começar a jogar, me dá um toque. :)

      Reply
  3. É Marcos… eu só tenho uma coisa a te dizer… boa sorte!
    Eu sempre ouvia falar muito bem do EVE, uma certa altura eu fiz o cadastro que da direito a alguns dias de teste mas acabei não podendo aproveitá-los… muito tempo depois peguei uma promoção do Steam e com ela 1 mês de assinatura.
    Foi aí que efetivamente comecei a jogar… e que jogo!
    No começo vc precisa de muita atenção pra digerir o turbilhão de informações que são apresentadas a vc, mas em pouco tempo vc já está dando saltos interestelares, destruindo uns mercenários e conseguindo alguma grana. Joguei 1 mês sem parar, fiz missão atrás de missão que vc precisa pra se “formar” em alguma carreira e ao final desse mês eu ainda não tinha me “formado”. Ainda tinha muito a aprender. Eu queria colocar uns boosters na minha nave, mas me faltava o conhecimento necessário pra isso, na hora de tentar aprender tal conhecimento, me faltava outro conhecimento base para aquele que eu queria aprender, ou seja, não adianta querer apressar as coisas, vc tem que subir um degrau de cada vez pra absorver tudo. É um jogo espetacular, mas que precisa de um tempo absurdo pra ser bem aproveitado e esse foi um dos motivos de eu não ter renovado minha assinatura depois daquele mês. Por isso te desejo boa sorte.
    PS: vc sabia que é possivel continuar jogando sem gastar nenhum tostão? No mercado do jogo você pode comprar um ítem que extende sua assinatura. Mas vc só consegue fazer isso se tiver algumas indústrias ou se for um bom pirata espacial, pois o ítem é extremamente caro na moeda do jogo.
    Grande abraço

    Reply
    • @Sérgio Técnico,

      Tenho o mesmo sentimento, Sérgio. Aliás, não sabia desse esquema de comprar um item e jogar pra sempre. Mas imagino o nível dos caras que conseguem isso. Com certeza estou bem longe…hehehe

      Olha, realmente, o começo é assustador, e não sei até quando vai ficar assustador…rs Espero mesmo conseguir partir pra saltos interestelares e combates logo logo. O jogo é bem complexo. Os caras que me convidaram lá pra uma organização me disseram que dão uns toques. Bem, ao mesmo tempo em que a gente suspeita, devido ao estilo do jogo, as traições, etc, a opção é bem tentadora. Vamos ver. Não sei se vou conseguir jogar por muito tempo, mas espero que sim.

      Você parou de jogar faz tempo? Está jogando algum MMO atualmente? :)

      Reply
  4. @Marcos

    O esquema de jogar sem pagar não dura pra sempre. Vc compra um ítem que te da direito de jogar 3 meses ou 1 mês, não lembro exatamente. Mas pode comprar quantos quiser e, dessa forma, não pagar mais pra jogar.

    Faz um bom tempo que joguei sim, pelo menos uns 4 meses. Não estou jogando nenhum MMO agora não. Eu testo uns de vez em quando, mas MMO é um tipo de jogo que se dá melhor quem tem mais tempo pra jogar, e como eu não tenho muito tempo, não invisto tanto em MMOs, acabo jogando mais os single player mesmo.

    Sobre o EVE, não demora pra vc começar a combater uns mercenários espaciais. Tenha em mente de manter sempre sua nave com boa propulsão, eventualmente vc vai estar no meio de um combate e vai chegar perto de morrer, não tenha medo de usar os motores pra fugir dali, reparar sua nave numa estação próxima e depois voltar pra terminar o serviço.

    Não vale a pena querer dar uma de herói e perder a nave…

    Um abraço.

    Reply
    • @Sérgio Técnico,

      Hum, entendi. Seria muita mamata, né…heheeh Mas o jogo é demais, em diversos sentidos (nenhum negativo, claro). Pena que o Guild Wars 2 está “no caminho”, digamos. O EVE é muito complexo. E pior que tem isso mesmo. Não é bom dar uma de herói, nem tampouco achar que qualquer pessoa pode ser um amigo. Vamos ver como eu me saio nessa “empreitada”…rsrsrsrs

      Reply

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>