E lá vem (para nossa alegria) a Bohemia Interactive com mais um DLC gratuito. Trata-se do DLC Zeus, para Arma III, o qual será lançado durante o segundo trimestre de 2014 e permitirá que os jogadores participem de partidas multiplayer de um jeito diferente. Alguns jogadores, aliás, poderão se transformar em algo como “deuses” do campo de batalha. Poderemos nos tornar Game Masters e, assim, interferir nas batalhas sendo travadas entre outras pessoas.

Arma 3 Zeus

Segundo a Bohemia Interactive, a inspiração para o DLC Zeus veio de jogos de tabuleiro, como por exemplo Dungeons & Dragons. Imagine só. Ser capaz de influenciar o destino daqueles que estão trocando tiros no chão. Facilitar ou dificultar suas vidas. Inserir obstáculos para dificultar ainda mais as coisas. “Plantar” caminhões que podem explodir ou servir como proteção. Posicionar barreiras a torto e a direito.

Através de uma interface especial, e com o devido uso de um editor em tempo real, os tais “deuses” do campo de batalha poderão criar dificuldades e até mesmo dar origem a novas histórias e a diversos desafios. Eles poderão expandir o conteúdo de missões em andamento, definir novos objetivos e realizar mais uma série de coisas. Tudo se tornará bastante dinâmico, pelo que podemos perceber, e partidas de Arma III que duram, quem sabe, 30 minutos, 1 hora, poderão durar muito mais. Isto sem contar com a imprevisibilidade de tais partidas.

Arma 3 Zeus

A melhor coisa sobre o Arma 3 Zeus é o quão naturalmente ele se encaixa dentro do jogo.  Combate dinâmico, ilhas enormes e recursos de edição – estava tudo lá. Mas agora nós adicionamos uma interface que dá aos jogadores controle total sobre a experiência multiplayer. O sistema Zeus é bastante modular, também, então os criadores da comunidade podem facilmente utilizá-lo em suas missões. Ou desmontá-lo e transformá-lo em algo completamente diferente. Não existem regras, só aquelas que você mesmo criar“, disse Karel Moricky, chefe de design do Zeus.

Vale lembrar também que o DLC Zeus para Arma III permitirá que os Game Masters assumam o comando em todos os modos de jogo existentes, e é até mesmo possível que alguns grupos de jogadores se unam contra Zeus (ao invés de trabalharem do seu lado).

Isto sem falar no modo de jogo “Zeus Game Master”, através do qual os Game Masters poderão criar objetivos livremente, definir zonas de respawn e orientar os outros jogadores através das belíssimas ilhas de Altis e Stratis. Diversos cenários com a utilização do sistema Zeus serão também criados, e, melhor ainda: todos aqueles criados pela comunidade de jogadores e/ou modders poderão dele fazer uso.

Arma 3 Zeus

Haverá também uma transmissão com duração de uma hora, através do canal oficial de Arma III na Twitch.tv , no próximo dia 15 de Fevereiro de 2014 (amanhã), às 17:00 hrs UTC (15:00 hrs no Horário de Brasília). Durante ela, Karel Moricky, Jay Crowe e outros membros da equipe de desenvolvimento de Arma 3 demonstrarão ambos os lados, o lado de Zeus e o lado dos jogadores no campo de batalha, “normalmente”.

Um modo de jogo assim pode ser bastante interessante, não? Fique com o trailer do DLC Zeus: