A Nintendo revelou durante sua conferência de imprensa na E3 2011 que o seu próximo console se chamará Wii U. Nada de Project Cafe. Esqueçam este nome. O novo console possui um controle muito bonito, o qual conta com uma tela de  6.2 polegadas 16:9 touch screen. Este controle, aliás, lembra um tablet. O iPad, talvez. Até que achei o console bonito, mas não foram divulgadas muitas informações a respeito de suas especificações técnicas, por enquanto.

O console possui cerca de 4.5 centímetros de altura, mais ou menos 17 centímetros de largura e cerca de 26 centímetros de comprimento. Ele conta com um leitor para discos óticos (informações a respeito da mídia ainda não confirmadas), e suportará 1080p, 1080i, 720p e 480i, além de ser compatível com cabos HDMI, vídeo-composto e S-vídeo. O Wii U também contará com memoria flash interna, e aceitará cartões de memória SD ou HD’s externos USB.  A respeito do processador, a única informação divulgada é que ele será um processador com mais de um núcleo. Nada mais.

Os visitantes da E3 2011 poderão conferir o Wii U em primeira mão, e até mesmo testar o aparelho, jogando partidas singleplayer e multiplayer. Segundo a Nintendo, em partidas singleplayer, o aparelho apresenta informações na tela do controle, informações estas que não aparecem na TV. Em partidas multiplayer, a empresa menciona que o jogador que estiver utilizando o novo controle terá uma experiência diferente de quem não estiver utilizando o mesmo, tendo assim certas vantagens.

O controle do Wii U também é equipado com acelerômetro, giroscópio, função vibratória, uma câmera, microfone e alto-falantes. Este controle especial será vendido juntamente com cada unidade do Wii U, e cada console também será compatível com até 4 controles “Wii Remote” ou “Wii Remote Plus”. O novo aparelho também conta com retrocompatibilidade, e todos os títulos do Wii serão perfeitamente jogáveis no mesmo.

Achei interessante o novo console. Visualmente, apenas. O novo controle é muito bonito, apesar de não parecer nem um pouco confortável. Ainda prefiro, aliás, aguardar por mais informações a respeito do novo console da Nintendo antes de dizer qualquer coisa mais. Além disso, ainda faltam informações relativas ao preço do novo console, data de lançamento e mais detalhamento técnico.

Chego a suspeitar, entretanto, que o “poder” do Wii U ainda será inferior ao de um Xbox 360 ou um Playstation 3. A Nintendo foca muito no lado casual dos jogos. Na questão dos “jogos entre família”, no fato de reunir amigos para jogar games divertidos, simples, rápidos e que não requeiram muita atenção e imersão.

Mas vamos aguardar. 🙂

Pin It on Pinterest