E3 2012Se a conferência da Microsoft na E3 2012 foi fraca, temos de nos lembrar de que o evento vai além dos produtos e serviços da gigante de Redmond. Ok, Halo 4 e Master Chief empolgaram bastante. Por outro lado, foi anunciado um novo Gears of War, Forza Horizon, Ascend: New Gods (da Signal Studios, criadora de Toy Soldiers), Tomb Raider (este sim, realmente espetacular) e, o que mais mesmo? Ah, sim. Kinect, Kinect, Kinect.

Bem, o que mais? Cansaço e mesmice em doses cavalares. Senti isto em diversos momentos. O que mais, então? “Academia Kinect”, Xbox 360 como uma central de entretenimento multimídia (não era só um console?), Paramount Movies, Nickelodeon, Machinima, Xbox Music – “music is more amazing with xbox” (?) – com mais de 30 milhões de músicas, “Xbox is your new home for sports“, etc.

Esta insistência da Microsoft em relação a tratar/transformar o Xbox 360 como/em uma central de entretenimento, aliás, já está irritando. Internet Explorer (logo ele) no console? Consoles não foram feitos para navegarmos na internet, em minha humilde opinião, mesmo com as tão alardeadas e “maravilhosas” funcionalidades do Kinect. Claro, no caso de consoles portáteis isto é bem interessante.

Parece que algumas empresas (Microsoft, dentre elas) já notaram alguns “problemas” e mudanças que estão ocorrendo no mundo dos games, e estão meio que desesperadas, disparando tiros para tudo quanto é lado, em uma tentativa de manter seus queridos e consagrados aparelhos de mesa e modelos de negócio tradicionais no foco das atenções, enquanto jogos free-to-play, para smartphones e tablets, além de browser-based games, começam a crescer cada vez mais e a trazer para o mundo dos jogos eletrônicos pessoas que, de outra forma, talvez jamais nele entrariam.

Estes equipamentos (smartphones e tablets), aliás, podem ter um desempenho muito melhor que o Xbox 360 e o IE, por exemplo, no quesito “navegação na internet”. Eles são portáteis, além de tudo, e podem ser utilizados para a realização de uma série de outras tarefas que o Xbox 360 jamais será capaz. Creio até que seja bom parar por aqui com estas comparações, afinal, este não é o assunto principal deste artigo.

SmartGlass e a prometida integração com smartphones e tablets parece ser algo muito interessante, entretanto. Mas, o que mais vimos ali de interessante? O que você, leitor, viu de bacana, e gostaria de mencionar, por exemplo? Fique à vontade. De minha parte, senti a mesma frustração que senti durante a conferência da MS na E3 2011. Muito “mais do mesmo”, muito Kinect, e até um “Angry Birds para Kinect” (Wreckateer) foi anunciado, como se fosse algo maravilhoso.

Viajando agora para cenários mais interessantes, é bom lembrarmos de algumas outras coisas bacanas que foram ontem vistas. O trailer de Crysis 3, por exemplo: é muito bonito. Temos ali uma exibição de cenários extremamente interessantes e, é claro, mais bonitos que os de Crysis 2. Segundo a Crytek, o novo jogo da série não será tão linear quanto seu antecessor. É prometido um mundo aberto e mais liberdade para exploração. Quem sabe quais serão os requisitos mínimos e recomendados para a versão deste título no PC? Teremos estas informações em mãos em Fevereiro de 2013 (ou até mesmo antes).

Já o trailer de Assassin’s Creed 3, por exemplo, é muito bonito. É uma CG, tudo bem, mas principalmente no caso de quem adora esta franquia, ele ajuda bastante a aumentar o hype em torno do jogo. Connor e a Revolução Americana parecem formar um conjunto muito peculiar e tentador.

O italiano Ezio parece até mesmo um tanto quanto “menor” quando observamos o novo protagonista em combate, matando com enorme violência e, ainda assim, se movimentando de forma extremamente ágil e até mesmo elegante. Não que pudéssemos dizer o contrário de Ezio, é claro. Mas Connor parece ser um tanto quanto mais “cru”, digamos, ao mesmo tempo em que mantém sua imponência e ousadia. Belo trailer.

ShootMania Storm, também da Ubisoft, é outro título que parece muito promissor, principalmente levando-se em consideração sua origem (Nadeo, TrackMania, etc). Um belo trailer do jogo também está à nossa disposição, e não posso negar que estou bem curioso em relação a este FPS focado no multiplayer.

E você, o que mais viu de interessante na E3, ontem? Confesso que, pelo menos em relação à Microsoft, fiquei extremamente decepcionado. Enquanto isso, fique com os trailers:

Crysis 3 Official Gameplay Trailer – E3 2012:

Assassin’s Creed 3 – E3 Official Trailer:

Shootmania Storm E3 2012 Announcement Trailer

Pin It on Pinterest