A Electronic Arts cada vez mais enxerga a importância da distribuição digital. Há algum tempo atrás a empresa lançou um update para o EA Download Manager que incluiu algumas funções sociais no mesmo. Hoje, a empresa anunciou o lançamento do Origin. Trata-se de um site de distribuição digital de games que substituirá a EA Store, e funcionará como “ponto de venda online” para todos os jogos distribuídos pela empresa.

Na verdade, a EA Store mudou de nome e ganhou novos recursos, incluindo um novo cliente. O novo cliente, que também se chama Origin, está em fase beta, e também já está disponível para download. Mais de 150 jogos estão disponíveis no catálogo do Origin, incluindo edições limitadas, etc. Pré-vendas de games da EA, para quem optar por comprar diretamente da empresa, poderão também ser realizadas através do novo site/serviço. Battlefield 3, Alice: Madness Returns, Need for Speed The Run, etc.

O Origin é um serviço de games com duas características essenciais. Ele é um serviço de download para o melhor conteúdo da EA e seus parceiros. Ele também oferece funções sociais, as quais, ao longo do tempo, irão conectar um perfil de um jogador com listas de amigos e com um feed ‘cross-platform’ que mostrará o que os seus amigos estão jogando e onde“, disse David DeMartini, um dos vice-presidentes da EA.

Já John Riccitiello, CEO da Electronic Arts, disse o seguinte: “Estamos comprometidos em oferecer aos consumidores acesso direto a grande conteúdo e comunidade, de uma maneira que eles nunca experimentaram antes. Hoje estamos lançando o Origin.com e o aplicativo Origin beta. Ao longo do tempo, o Origin irá crescer com novas funcionalidades e novo e único conteúdo, o qual os consumidores não conseguirão obter em nenhum outro lugar“. Torço por isto.

Através do novo cliente, também, os jogadores poderão criar e gerenciar uma comunidade pessoal de jogadores. Algo muito parecido, quem sabe, com o que temos no Steam. O cliente Origin também permitirá que o gamer encontre e converse com seus amigos, tome conhecimento do que eles estão jogando e também realize compras de games.

Conteúdo exclusivo e trailers de jogos também serão disponibilizados através do cliente, tais como, por exemplo, Mass Effect 3, FIFA 12, Madden NFL 12, Need for Speed The Run, Star Wars: The Old Republic, The Sims 3 e Battlefield 3. Bacana isto, e mais uma vez, me lembra do Steam.

O novo serviço da EA também conterá características que visam atingir o público que joga em dispositivos móveis. Os gamers serão capazes inclusive de jogar online a versão mobile de Battlefield 3. No futuro, o serviço também permitirá a comparação de scores nos smartphones e demais dispositivos móveis, vale ressaltar, além de também permitir, quando isto ocorrer, que os usuários vejam o que seus amigos estão jogando, da mesma maneira que irá ocorrer no Origin desktop.

O Origin também conterá um recurso bem semelhante ao Steam Overlay, o qual oferecerá diversas funções e também a possibilidade de navegação na web. Importação de contatos do Facebook também será possível, e a EA ainda promete acrescentar ao serviço a possibilidade de download de demos e versões betas de games, bem como algo chamado “try before you buy” (teste antes de comprar). Durante a conferência de imprensa da EA na E3 2011, diversos conteúdos exclusivos serão disponibilizados através do Origin, aliás.

Bacana demais isso. Ou seja, cada vez mais as empresas seguem o caminho da Valve e transformam simples lojas online de games em plataformas. Se o Origin será um concorrente de peso ou não, para o Steam ou para qualquer outro site de distribuição digital de games, eu não sei. Mesmo porque ele trabalhará somente com títulos da EA. Mas que comprar na(o) EA Store Origin agora ficou muito mais legal e interessante, isto não podemos negar.

Além disso, ninguém pode observar todo este esforço da EA sem ao menos pensar no quão importante e forte se torna cada vez mais a distribuição digital e a importância que as empresas dão aos games para PC. Vamos lá baixar o Origin. Aliás, alguns games no Origin estão sendo vendidos com desconto, como é o caso de Darkspore, SHIFT 2 Unleashed e Dragon Age II.

Poderá gostar também

Pin It on Pinterest