Entrevista com a Arrowhead Game Studios, desenvolvedora de Magicka

Tive o prazer de entrevistar Patrik Lasota, relações públicas e gerente de comunidade da Arrowhead Game Studios, desenvolvedora do game Magicka, game a respeito do qual, aliás, já publiquei um review. Chegamos até a sortear algumas Steam keys para Magicka aqui no XboxPlus, e através da Paradox Interactive, consegui enviar algumas perguntas ao pessoal da Arrowhead.

Fica aqui o meu agradecimento, portanto, à Paradox, à Arrowhead e ao Patrik. Vamos à entrevista:

1) XboxPlus: Em primeiro lugar, eu gostaria de agradecer pelo seu tempo e paciência ao responder às nossas questões. E, também, eu gostaria de iniciar esta entrevista parabenizando vocês pelo game fantastico que criaram.

Patrik Lasota: :)

2) XBP: Então, onde a Arrowhead Studios está localizada, por favor?

PL: Atualmente estamos localizados no norte da Suécia, em uma cidade chamada Skellefteå. A maior parte de nós estudou aqui na Universidade.

3) XBP: Onde vocês buscaram inspiração para criar uma obra prima como Magicka?

PL: A inspiração para o game veio de nossos estudos e de nossas idéias loucas. Foi muito interessante finalmente colocar as mãos em um projeto de um game, e nós realmente derramamos nossas almas dentro de Magicka.

4) XBP: Vocês se inspiraram em outro(s) game(s)? Em caso afirmativo, quais, por favor, e quais foram as razões para tal?

PL: Todos nós somos gamers, então, muitos games nos afetaram de uma maneira ou outra. Se eu fosse mencionar games em específico que nos inspiraram mais que outros, então provavelmente este seria o estilo gráfico de Zelda: A link to the past, e o sistema de combinações da série Tekken.

5) XBP: Conjurar e descobrir as inúmeras possibilidades no tocante às magias é um dos pontos principais em Magicka, creio eu. Vocês conseguiram criar um sistema perfeito, no qual cada elemento é mapeado para uma tecla no teclado. Isto torna o jogo perfeito para o PC, mas pode causar algumas dificuldades no futuro, caso vocês tenham a intenção de lançá-lo para consoles. Então, vocês planejam lançar Magicka para consoles? Se sim, para quais?

PL: O sistema de lançamento de magias foi desenvolvido com o controle do Xbox 360 em mente. Se você possui uma cópia do game e dois controles de Xbox 360, então você pode simplesmente conectá-los ao seu computador e jogar partidas cooperativas localmente. Esperamos ser capazes de lança-lo (Magicka) para consoles no futuro. Estamos fazendo tudo o que podemos para ter certeza de que isto acontecerá.

6) XBP: Sabemos que Magicka foi lançado com inúmeros bugs, e também sabemos que vocês trabalharam bastante, e rapidamente, para resolvê-los. Muitos e muitos updates foram lançados. Vocês anteciparam, de alguma forma, estas dificuldades? Esta foi a razão de lançar Magicka com Steamworks?

PL: Nós sabíamos que o game tinha alguns bugs, e que precisaríamos consertá-los após o lançamento, mas não sabíamos de todos os bugs que causaram enormes problemas no game, porque não o tínhamos testado em uma ampla variedade de hardware. A solução foi, é claro, lançar atualizações tão rápido quanto possível. Foi um periodo duro, com um monte de trabalho, mas o game é agora muito mais estável. Ele ainda precisa de algumas atualizações, mas estamos chegando lá.

Lançar através do Steam sempre foi o plano. Se você quer lançar um game através de distribuição digital, então o Steam  é uma dádiva. Ele detém a maior parte do mercado.

7) XBP: Um dos fatores que mais me perturbaram durante as primeiras horas de gameplay em Magicka foi o fato de que, quando morremos, iniciamos novamente desde o início do nível, quando no modo singleplayer. Nenhum checkpoint possui qualquer efeito aqui, no singleplayer. Vocês planejam modificar isto?

PL: Os checkpoints serão sempre seu ponto de surgimento se você morrer na campanha singleplayer. O mesmo ocorre com a campanha multiplayer. Nos “challenges”, entretanto,  é esperado que você complete as 20 ondas inteiras de uma vez. Se você não surgir a partir de um checkpoint ativado então este seria um bug. Por favor, reporte-o em nossos forums. :p

8 ) XBP: Magicka é simplesmente viciante. Jogadores de todas as idades podem passar muitas horas jogando-o, após passarem alguns minutos aprendendo sua mecânica. Ao mesmo tempo, o jogo fornece uma experiência única, colocando os gamers em um mundo onde tudo pode acontecer. O humor e as situações hilárias são constantes em Magicka. Por que vocês deciriram criar um RPG de ação com todos estes elementos “extras”?

PL: Bem, ele não é realmente um RPG, ele é mais um game de ação/aventura. O design para tornar (o fato de) morrer “divertido” era parte de nosso plano, e eu acho que este é um grande requisito para um jogo onde você morre  tantas vezes, como Magicka. A respeito do humor, eu gosto de dizer que é o tipo de humor que vem à tona quando você alcança uma “massa crítica” de nerds. :)

9) XBP: Vlad é realmente um vampiro? :)

PL: Não, sim, talvez? Ele me disse que não, e eu acho que vou ter de contar com sua palavra.

10) XBP: Qual a razão da presença de elementos Nórdicos no game?

PL: É meio que se ajustar ao cenário de fantasia que queríamos retratar, e também, nós  somos suecos, afinal de contas.

11) XBP: Vocês planejam lançar mais conteúdo para Magicka, além de Magicka: Vietnam? Você poderia dizer algo a respeito?

PL: Existe muito conteúdo planejado. Primeiro de tudo, temos que lançar Magicka: Vietnam, e após isto, iremos dar uma olhada no PvP que prometemos para o game. Tudo o que posso dizer a respeito de nossos planos futuros é “que o tempo dirá”.

12) XBP: Você sabe exatamente quantas magias podem ser criadas pelo gamer? :)

PL: Existem atualmente 1123 combinações de elementos possíveis, com 4 maneiras diferentes de lançar cada uma delas. Todas as combinações possíveis podem ser encontradas em uma lista no Magickapedia.net:

http://www.magickapedia.net/wiki/Possible_Spell_Combinations

13) XBP: Magicka é o seu primeiro game? Se sim, quais são os planos da Arrowhead Studios para o futuro?

PL: Magicka é o nosso primeiro jogo, e nós definitivamente queremos desenvolver outros games no futuro, mas no momento temos nossas mãos bem cheias com Magicka.

14) XBP: Quantas pessoas trabalharam no projeto de Magicka?

PL: Éramos sete pessoas trabalhando no projeto em tempo integral. Além disso, tínhamos algumas pessoas que criavam partes específicas do game, coisas como sons e música.

15) XBP: Vocês utilizaram alguma engine de terceiros durante o desenvolvimento de Magicka?

PL: Não, a engine foi desenvolvida inteiramente do zero pelos nossos dois programadores. Olhando para trás, poderia ter sido melhor licenciar uma engine para desenvolvimento de games já estabelecida, mas nós estamos muito felizes com o quanto esta engine se saiu bem.

16) XBP: Desde o seu lançamento, Magicka está, quase sempre, entre os 10 primeiros na lista “top sellers” no Steam. A que você atribui este enorme sucesso?

PL: Eu acho que o preço baixo é um grande fator, que contribui bastante. US$ 10,00 não é muito dinheiro, é o preço de um almoço decente em um restaurante. Junto a isto, a nova e fresca experiência que Magicka oferece é uma lufada de ar fresco no negócio de games. Além disso, ele é muito divertido.

17) XBP: Então, eu gostaria de saber se você tem algo a dizer aos leitores do XboxPlus. Nós realizamos um concurso tendo Magicka como prêmio, e eu acho que o pessoal adorou o seu game.

PL: Mantenham seus mantos envergados e suas espadas afiadas. Tem mais (novidades, creio eu) chegando, em breve!

18) XBP: Obrigado pela sua gentileza e, novamente, parabéns por seu fantastico trabalho. Espero que Magicka continue vendendo bastante, e que muitos DLC’s engraçados sejam lançados para ele.

———————————————–

E é isto, pessoal.

OBS: em relação à questão 16, demorou algum tempo entre o envio das questões à Paradox, o envio destas à desenvolvedora, e o recebimento. ;)

Poderá gostar também

4 Comments

  1. Muito interessante, como estudante da área de games o pessoal da Arrowhead são uma inspiração e tanto…vlw por ter conseguido a entrevista Marcos. como sempre otimo post…e comprei aquele dia msmo q tava procurando os outros membros pro 4pack o magicka e nenhum arrependimento até agr XD

    Reply
    • @Beto,

      Poxa, Beto, bom saber que você é da área. :)

      Realmente, e como são. Fico feliz por ter gostado da entrevista.

      E o Magicka é fantástico. Ótimo game, mesmo com todos os problemas. ;)

      Reply
  2. Muito boa a entrevista!
    Agora com o DLC chegando espero que surja uma promoção ai pra eu comprar minha cópia. Na época que lançou não estava podendo fazer compras no Steam.

    Reply
    • @Mateus Massa,

      Valeu, Mateus! :)

      Vamos ver. Tomara que lancem um bundle, ou algo assim. O game é fantástico. ;)

      Reply

Trackbacks/Pingbacks

  1. Magicka: Vietnam ganha preço, data de lançamento e primeiras imagens | XboxPlus - Dicas, análises, tutorias. Games, consoles e jogos em geral - [...] Paradox Interactive e a Arrowhead Game Studios acabam de divulgar a data de lançamento e o preço do DLC …
  2. Reis, dragões e aliens na E3 2011: Paradox Interactive anuncia sua line-up | XboxPlus - Dicas, análises, tutorias. Games, consoles e jogos em geral - [...] alguns de seus novos títulos.  Alguns serão lançados ainda em 2011, e um deles em 2012. A Arrowhead Game …
  3. Paradox lança grande update gratuito para Magicka (veja trailer de The Stars are Left) | XboxPlus Blog de Games - Dicas, análises, tutoriais. Games, consoles e jogos em geral - [...] Aliás, em meu review de Magicka, cheguei a mencionar os problemas relativos aos checkpoints, e a Arrowhead Game Studios corrigiu este …

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>