Entrevista com Dan Sochan, produtor de Sleeping Dogs

Todos vocês devem saber que Sleeping Dogs é um dos jogos que mais gostei em 2012. Publiquei diversos textos e vídeos de gameplay sobre o título da United Front Games, o qual continua me divertindo bastante. Há algum tempo atrás, perguntei ao pessoal da Square Enix se haveria a possibilidade de realizar uma entrevista com alguém da UFG.

Muito gentilmente, Justin Kranzl, da Square Enix US, me respondeu dizendo que sim. Preparei, então, algumas questões e enviei a ele. O Justin me respondeu ontem à noite. Seu e-mail continha as respostas às minhas perguntas, as quais foram respondidas por Dan Sochan, produtor de Sleeping Dogs. Agradeço bastante ao Justin, ao Dan, à United Front Games e também à Square, pelo apoio.

Thank you guys. Your support was and is fantastic! 🙂

———————–

1) XboxPlus: Em primeiro lugar, gostaria de agradecer pela gentileza e pelo tempo que você gentilmente nos doou, respondendo às nossas perguntas. 🙂

Dan SochanObrigado pelas palavras gentis, elas significam muito para todos nós aqui na United Front Games!

2) XBP: Eu sou um grande fã de Sleeping Dogs, e já publiquei diversos artigos e vídeos de gameplay sobre ele. Sinto que temos aqui um jogo de mundo aberto com o tamanho exato. Não muito longo e não muito curto (e eu adorei isso). Mesmo assim, Sleeping Dogs é extremamente viciante, e somos motivados a continuar jogando após o final da campanha principal. O que você tem a dizer a respeito? Quais foram suas motivações, intenções e ideias ao criar um título com estas características e peculiaridades?

DS: Nosso objetivo era criar um mundo que fosse grande o suficiente para ser explorado, mas não tão grande ao ponto de parecer vazio ou que tornasse tedioso o ato de dirigir de um lado ao outro da ilha. Queríamos capturar a essência e a cultura de Hong Kong, e  criar conteúdo secundário significativo que estivesse vinculado àquilo que torna a citade tão única.

Esta foi a mesma abordagem que utilizamos no jogo como um todo. Ao invés de criar apenas um monte de missões repetitivas, buscamos ter uma campanha principal que a maioria dos jogadores poderia concluir em cerca de 20 horas. Isto nos permitiu criar uma variedade de missões diferentes, com elementos únicos de jogabilidade.

Sleeping Dogs

3) XBP: Como você compara Sleeping Dogs com outros jogos e franquias do mesmo gênero, como por exemplo GTA, Saints Row, etc?

DSTentamos não comparar Sleeping Dogs com outros jogos de mundo aberto, pois reconhecemos que oferecemos muitas experiências diferentes. Nosso foco é nas artes marciais, permitindo que o jogador se sinta como um herói de ação – enfrentando hordas de inimigos frequentemente apenas com seus punhos, pulando nos tetos de veículos em movimento e correndo livremente em telhados.

Queríamos focar no gameplay de “momento a momento”, e tornar aquilo tão emocionante quanto possível para o jogador. Fizemos da história uma parte fundamental do nosso jogo, enquanto continuamos permitindo liberdade para explorar a cidade e apreciar o gameplay sandbox em um mundo aberto.

4)  XBP: Como foi o processo de mudança de True Crime: Hong Kong para Sleeping Dogs? O que foi herdado? O que foi deixado de lado?

DSA transição de True Crime: Hong Kong para Sleeping Dogs foi muito fácil. O jogo começou como uma nova IP, então quando herdamos o nome “True Crime”, foi apenas no título, e nós continuamos mantendo os elementos principais nos quais o jogo sempre foi baseado.

Quando mudamos para ‘Sleeping Dogs’, não perdemos nada do gameplay, mas fomos capazes de polir melhor o jogo e focar na criação de uma grande nova IP – sem nenhuma preconcepção sobre os títulos ‘True Crime’ anteriores.

5) XBP: Sinto que existe muito potencial em Sleeping Dogs, mesmo após a finalização de sua história. Vocês planejam lançar uma sequência? Vocês queriam (ou isto está agora confirmado?) criar uma nova IP, do mesmo modo que enxergamos grandes IPs hoje, com sequências, arcos de história, etc? O que podemos esperar?

DSEstamos muito felizes com a maneira como Sleeping Dogs foi recebido, pela mídia e pelos fãs. Nosso foco agora é entregar DLCs de alta qualidade, que ofereçam novas mecânicas e experiência de jogo – como o próximo Zodiac Tournament. Wei é convidado para um torneio de artes marciais em uma ilha isolada, onde os concorrentes lutam até a morte.

Depois de vencer o torneio, Wei recebe dois novos trajes, os quais destravam movimentos de Muay Thai e MMA que ele pode utilizar em combate. Tem sido muito divertido para nós, como desenvolvedores, sermos capazes de nos desviar da séria e enérgica trama dramática do jogo principal e ter algumas experiências fora do comum nos DLCs.

6) XBP: Vocês planejam estender a história de Wei Shen dentro do título? Neste caso, como (além do Nightmare in North Point)?

DS: Temos diversos novos DLCs saindo nas próximas semanas, e mais ainda no ano novo, incluindo algumas missões que estenderão a história. Anunciaremos estes pacotes em breve, então, fique de olho para obter mais detalhes sobre eles!

7) XBP: Muitas vezes, ao jogar Sleeping Dogs, sentimos que o policial disfarçado está quase mudando de lado. Muito inclinado a se tornar um membro real da Sun On Yee. Você pode dizer algo a respeito do processo criativo que conduziu a este modo de ação muito particular por parte do protagonista?

Dan Sochan - Sleeping Dogs

DSTrabalhamos duro para transmitir a angústia mental e o stress que Wei sente conforme a história progride. Ele trabalha disfarçado para derrubar as tríades e fazer seu trabalho como policial, mas ele também tem uma motivação oculta – se vingar daqueles que machucaram sua irmã.

Mas as linhas entre ‘bem’ e ‘mal’ se tornam mais imprecisas conforme Wei vai mais fundo em seu trabalho secreto. Ele faz amizade com alguns membros das gangues, e desconfia de seus contatos na polícia. E também, com algumas das reviravoltas na trama, você, como o jogador, tem uma noção bem real da pressão que um policial disfarçado sofre.

8 ) XBP: Sabemos a respeito do DLC Zodiac Tournament, o qual estenderá o jogo e, creio eu, a história. Vocês planejam lançar mais DLCs focados na história?

DSCom os DLCs, tivemos o prazer de explorar outras partes do cinema de Hong Kong e do folclore Chinês. Como os Jiang Shi em ‘Nightmare in North Point’, o estilo de artes marciais do bêbado, e outros trajes que Wei pode utilizar. Tem sido muito divertido pensar fora dos padrões e além de uma história sobre um policial disfarçado, para criar alguns DLCs muito originais. Além disso, temos escutado os fãs, para criar o DLC que eles querem!

9) XBP: Dirigir em Sleeping Dogs é extremamente divertido. Passei muito tempo simplesmente dirigindo e observando a maravilhosa Hong Kong do game. Os eventos de corrida nos permitem nela submergir (na cidade) de uma maneira diferente. Vocês já pensaram em alguns eventos de condução diferentes (para futuros DLCs, quem sabe)?

DSDespendemos bastante tempo e esforço na condução em Sleeping Dogs. A equipe possui muita experiência em corridas, trabalhando em franquias como Need for Speed. Então, planejamos rotas de corridas emocionantes por toda a cidade desde o início do desenvolvimento do jogo. Oferecemos o DLC ‘Street Race’, com 3 novas corridas, incluindo uma em um barco.Também temos outro DLC temático com veículos, o qual sai em Janeiro, e acho que as pessoas ficarão muito animadas com ele.

10) XBP: A cidade no jogo é bela e repleta de vida. Pessoas nas ruas muitas vezes reagem conforme nossas ações. Como foi o trabalho em Hong Kong? Sua equipe foi até a cidade para tirar fotos, realizar documentações, etc, de maneira tal a aumentar a fidelidade daquela maravilhosa cidade que vemos no jogo?

DSVários membros da equipe foram em viagens para Hong Kong, e tiraram dezenas de milhares de fotos, bem como horas de vídeo. Tivemos nativos chineses e outros que viveram em Hong Kong passeando por todas as áreas da ilha, e olhando para cada detalhe para assegurar que as coisas sairiam autênticas. Não queríamos uma caricatura de Hong Kong, mas sim representá-la com a maior precisão possível.

11) XBP: Você pode compartilhar alguns detalhes técnicos a respeito de Sleeping Dogs? Engine, tamanho da equipe de desenvolvimento, etc (por favor, sinta-se livre para incluir qualquer outra informação relevante)?

DSSleeping Dogs esteve em produção por quase 5 anos, e o tamanho da equipe chegou a 180 pessoas. Nós desenvolvemos muito de nossa própria tecnologia e ferramentas para criar o jogo, ao mesmo tempo em que também usamos alguns middleware, como Havok, wWise e Scaleform.

12) XBP: Como vocês lidam (e como vocês enxergam a reações dos jogadores) com as artes marciais no jogo, com sua grande importância no gameplay, ao invés do uso de armas de fogo?

DSO combate com artes marciais está bem no coração de nosso game design, por isso foi importante transformá-lo em um foco para o jogador. Por esta razão, não introduzimos armas até que você tenha várias horas de jogo. O objetivo era dar ao jogador uma oportunidade para se tornar um habilidoso lutador e realmente dominar o nosso sistema antes de utilizar armas de fogo.

13) XBP: O que podemos esperar para o futuro de Sleeping Dogs?

DSComo mencionei anteriormente, nosso foco agora é na criação de novos DLCs e responder ao que os fãs querem. Quanto ao que o futuro reserva, temos que esperar e ver…

14) XBP: O que mais você pode dizer sobre Sleeping Dogs e o trabalho da United Front Games? Sinta-se totalmente livre para dizer qualquer coisa que sentir que é importante. A casa é sua. 🙂

DSTodos na UFG estão muito orgulhosos do jogo que fizemos – colocamos muito sangue, suor e lágrimas nesta criação. Temos sorte de ter grandes fãs, que realmente se interessaram por nós e pelo jogo. Grande parte do sucesso do jogo se deve aos nossos fãs! É realmente difícil criar uma nova IP, especialmente um jogo de mundo aberto e quando você teve que criar bastante tecnologia do zero. Temos sorte na UFG, por trabalharmos com tantos veteranos e pessoas talentosas.

15) XBP: Você gostaria de dizer algo para os leitores do XboxPlus e para os jogadores brasileiros?

DSOlá leitores do XboxPlus e todos os jogadores no Brasil! É ótimo poder conversar com vocês sobre o Sleeping Dogs, e fornecer algumas informações a respeito de como foi seu processo de criação. Não foi um desenvolvimento fácil, mas quando lemos todo o feedback positivo de vocês, percebemos que tudo valeu a pena. Obrigado novamente pelo apoio contínuo, e esperamos que aproveitem todos os DLCs diferentes que estão disponíveis.

16) XBP: Muito obrigado. Mal posso esperar para ver mais conteúdo para Sleeping Dogs.

DSObrigado pela oportunidade de falar sobre o Sleeping Dogs. Tenha um Feliz Natal e um Feliz Ano Novo.

Poderá gostar também

Trackbacks/Pingbacks

  1. 5 jogos para encerrar 2012 com chave de ouro - [...] Review no XboxPlus: Não (alguns textos e vídeos de gameplay: 1, 2) – Entrevista com o produtor [...]
  2. Em novo DLC para Sleeping Dogs Wei Shen enfrenta culto apocalíptico - [...] a história de um jogo, principalmente quando se trata de um ótimo jogo, como é o caso de Sleeping…
  3. Entrevista: Lee Bamber e Rick Vanner sobre o FPS Creator Reloaded - […] faz algum tempo que não publicamos entrevistas aqui no XboxPlus. A última foi com Dan Sochan, produtor de Sleeping…

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Pin It on Pinterest