A IObit desenvolve softwares fantásticos, os quais são vendidos a preços extremamente razoáveis. Otimizadores de sistema, suítes voltadas à segurança de PC’s, etc. A empresa, localizada na China, tem como marca registrada a criação de aplicativos extremamente amigáveis, e tive a oportunidade de entrevistar o Leonardo Lambo, responsável, na IObit, pelo marketing, relacionamento com a mídia e gerenciamento de novos produtos.

Nesta entrevista, conversamos a respeito do Advanced System Care Pro, uma fantástica suíte para a otimização de seu sistema, repleta de recursos e super fácil de ser utilizada, além de consumir pouquíssimos recursos. O Leonardo também fala a respeito do porquê da IObit trabalhar com o modelo de assinaturas anuais, e não com licenças pagas uma única vez. Segundo o Leonardo, eles não vendem o software, mas sim serviços. Uma interessante abordagem, aliás.

Fiquem com a entrevista, e conheçam um pouco mais da IObit, do Advanced System Care Pro e de mais alguns outros produtos desenvolvidos pela empresa, todos eles de altíssima qualidade.

——————

1) XboxPlus: Em primeiro lugar, Leonardo, gostaria de agradecer por você ter aceitado responder às nossas perguntas a respeito da IObit e do fantástico Advanced System Care Pro. 🙂

Leonardo Lambo: É um prazer, para nós, responder questões a respeito do Advanced SystemCare PRO.

2) XBP: Então, que tal começarmos falando um pouco a respeito da sua empresa? Quando ela foi fundada, onde vocês estão localizados e quanta pessoas vocês empregam?

LL: Nossa empresa foi fundada na China, em 2004, e contamos com mais ou menos 50 pessoas. Somos uma grande família.

3) XBP: Eu sei que a IObit desenvolve, mantém, atualiza e vende diversos softwares, como por exemplo o Advanced System Care Pro, o Security 360, o Smart Defrag (gratuito), o Game Booster (gratuito) e o Random Password Generator (também gratuito). Eu também sei que alguns de seus softwares possuem versões tanto grátis quanto pagas. Mas eu gostaria de falar a respeito da versão paga do ASC, o Advanced System Care Pro. Quando vocês iniciaram o desenvolvimento desta ferramenta?

LL: Em 2004, nossos chefes iniciaram a pesquisa para o ASC: surgiu então a versão 1. Agora estamos na versão 3.5, e talvez em Outubro próximo nossa versão 4 seja lançada. Antes de 2008, nós chamávamos este produto de Advanced WindowsCare Pro, então, se você quer saber quando o Advanced SystemCare Pro surgiu, foi em 2008. Entretanto, o início do Advanced WindowsCare Pro começou com a versão 1 do ASC.

4) XBP: O Advanced System Care Pro foi a primeira ferramenta para manutenção de sistemas lançada no mercado?

LL: Na verdade, ele não é a primeira ferramenta para manutenção de sistemas existente no mercado. Naquela época, existiam muitas pequenas ferramentas para a otimização de sistemas em diversas áreas, mas era raro encontrarmos uma ferramenta “tudo em um”, então, nossa empresa desenvolveu esta ferramenta para o uso por usuários comuns de computadores. Fácil (só precisa de um clique) mas poderosa (muitas ferramentas avançadas adicionais, para otimizar o sistema).

5) XBP:Sabemos que existem inúmeros softwares similares no mercado. Como vocês enxergam a concorrência, e quais são os principais benefícios do ASC Pro?

LL: Sim, existem muitos softwares similares no mercado. Nós enfrentamos um grande desafio. Estamos nos concentrando na melhoria da qualidade de nossos produtos a todo momento. Os engenheiros são os melhores nesta área. Temos dois aspectos como objetivo: 1, Talentos; 2, Qualidade dos produtos. Talvez o nosso software não seja o melhor, mas continuamos fazendo o melhor.

Os principais benefícios do ASC Pro são baseados no bom e gratuito ASC. Você pode ver o ASC Free na lista dos “Top 20 downloads” mais populares na primeira página do download.com, o único otimizador de sistemas naquela lista. Todos os dias ocorrem mais de 70.000 downloads do ASC free. Você pode conferir o seguinte link para visualizar as diferenças entre as versões Pro e Free:

http://blog.iobit.com/the-differences-between-advanced-systemcare-free-and-advanced-systemcare-pro_260.html

6) XBP: Algumas das ferramentas similares existentes no mercado são gratuitas, ou são vendidas através do pagamento de uma taxa única de licenciamento. Por que vocês escolheram trabalhar com assinaturas anuais, de maneira similar às empresas que desenvolvem softwares voltados à segurança?

LL: A) ASC é o otimizador de sistemas mais barato no mercado (falando a respeito de soluções pagas);

B) Nós não estamos vendendo software, mas serviços;

C) Uma licença anual oferece muitas escolhas aos usuários. Você sabe, novos computadores precisam de pouca otimização, e alguns usuários que estão utilizando o ASC possuem computadores com pelo menos 2 anos de uso. Então, se um usuário comprou uma licença de um ano, talves ele compre um novo computador um ano mais tarde. Isto ajuda os usuários a pouparem seu dinheiro;

D) E haverá mais orçamento disponível para os usuários comprarem outros softwares necessários;

7) XBP: Vocês enfrentaram algum tipo de resistência dos clientes, devido ao fato da licença ter de ser renovada a cada ano?

LL: Na verdade, quase todos os usuários de nossa versão Pro foram uma vez usuários da versão Free. Nós não forçamos nenhum usuário a comprar a versão Pro. Então, a única razão pela qual eles compram a versão Pro é que ela realmente ajuda a poupar tempo e energia para que os usuários de computadores gerenciarem suas máquinas.

Se eles pararam de renovar a licença Pro, isto significa apenas que eles compraram um novo computador. Geralmente, um novo computador com um novo sistema, como o Windows 7, precisa apenas de uma pequena otimização (talvez algumas pequenas ferramentas no ASC possa atraí-los, como o Game Booster), e a versão Free pode suprir as necessidades destas pequenas otimizações de sistema.

Velhos computadores precisam do ASC, novos computadores não. A cada ano, cada vez mais existem novos e velhos computadores. Estamos enfrentando um mercado grande. E esta é a principal razão pela qual existem tantas empresas voltadas a esta área.

8 ) XBP: Por que vocês mantém ambas as versões (paga e gratuita)? É uma maneira de deixar os possíveis clientes sentirem um pouco do “gosto” da versão paga, ajudando, então, a aumentar as vendas?

LL: Nem todas as pessoas contam com um orçamento que permite que elas comprem software. Alguns softwares são importantes para elas, como o sistema (operacional), e alguns não são. Estamos certos de que se não tivéssemos a versão Free, não teríamos alcançado o sucesso que alcançamos. Como eu disse há pouco, nós não estamos vendendo software, mas sim serviços.

9) XBP: Vamos falar agora um pouco a respeito do Advanced System Care Pro. Trata-se de uma ferramenta muito amigável, a qual permite que o usuário, caso deseje, execute uma série de tarefas de manutenção com um simples clique. Isto faz do ASC Pro a ferramenta perfeita para usuários inexperientes. O que passava pela mente de vocês ao criar uma funcionalidade como esta?

LL: Antes que eu responta esta questão, gostaria de tomar o Windows como um exemplo. Quando usávamos o Windows 98, era muito fácil para os usuários dominar todas as configurações do mesmo; enquanto o Windows XP precisava de usuários avançados; e o Windows Vista precisa de especialistas em computadores. Caso contrário, você não sabe como configurar o seu Windows.

Nós não queremos confundir os usuários. Um único clique para fazer tudo representa uma excelente funcionalidade para o usuário comum de computadores. Ele não precisa conhecer cada detalhe, mas tão somente o resultado final.

10) XBP: O ASC Pro não é somente uma ferramenta de manutenção. Ele também imuniza o PC contra spywares. Este é um grande diferencial, o qual eu não vejo em nenhuma outra ferramenta similar que eu conheço. De onde vocês obtiveram a inspiração para incluir esta funcionalidade no seu software?

LL: Você sabe, o ASC é voltado para a aceleração ou otimização do sistema, e se existirem spywares ou malwares no computador, a velocidade do sistema deve ser reduzida devido aos mesmos. Então, adicionamos a remoção de spywares e o Security 360 no ASC, para a remoção de spywares e malwares e acelerar o computador.

Nós nos concentramos em todos os aspectos que podem tornar o computador mais lento.

11) XBP: O otimizador e o limpador de registro inclusos no ASC Pro são muito poderosos. Mas, seu desfragmentador de disco não é tão poderoso como o Smart Defrag, da própia IObit (freeware). Por que não incluir este último no ASC Pro, bem como o Game Booster (também freeware)?

LL: Esta é uma pergunta feita muito frequentemente. O desfragmentador de disco desfragmenta apenas o drive do sistema, e o Smart Defrag desfragmenta todas as particões selecionadas, no sistema, o que significa que a desfragmentação através do desfragmentador incluso no ASC leva muito menos tempo. Se fizermos as pessoas esperarem por muito tempo, os usuários comuns de computadores irão duvidar do nosso produto. Mas os usuários avançados de computadores irão saber o quanto o drive está desfragmentado, e assim eles não se importarão se a desfragmentação levar muito tempo.

Existem alguns outros aspectos, também. Nas pequenas ferramentas, existem muito mais opções para uma otimização avançada. O efeito da otimização no sistema será melhor.

12) XBP: Eu testei inúmeros desfragmentadores de RAM no passado. Você acha que o de vocês (incluso no ASC) executa este trabalho perfeitamente e sem causar nenhum dano ao sistema?

LL: No campo da otimização de sistemas, não existe um padrão óbvio para isto. Então, ninguém irá dizer que seu próprio desfragmentador de RAM é o melhor. Mas certamente, durante estes anos, nenhum usuário nos relatou danos em seus sistemas devido à utilização do Smart RAM. E, nós pesquisamos a respeitos de novas tecnologias para aperfeiçoar o Smart Ram.

13) XBP: Qual é a melhor configuração para deixar o ASC Pro executar seu trabalho perfeita e silenciosamente?

LL: Nas “opções”, em “Correção automática”, escolha “Executar os reparos no computador quando o sistema estiver ocioso”,  e em “Limpeza automática” , escolha “Automaticamente fazer uma limpeza de privacidade ao ligar e desligar o computador” .

14) XBP: Vocês pretendem aperfeiçoar o “Advanced Uninstaller” incluso no ASC Pro? Eu realizei alguns testes e percebi que ele ele “esquece” de algumas coisas, como entradas no registro, por exemplo. Ele não deixa passar muitas coisas, na verdade. Mas vocês pretendem melhorá-lo, de forma tal que as pessoas possam utilizar somente o ASC Pro (esquecendo de outras ferramentas para desinstalação) para remover softwares desnecessários?

LL: Sim, nós certamente iremos aperfeiçoar cada produto. Mas conforme a classificação dos problemas, poderemos colocar mais energia a partir do aspecto mais importante para o mais insignificante.

15) XBP: O ASC Pro é muito poderoso, trabalha em tempo real e é muito leve, ao mesmo tempo, consumindo poucos recursos do sistema. Qual é o “truque” aqui? 🙂

LL: O truque é: quase todas as pequenas ferramentas no ASC estão desabilitadas. Nós somente abrimos o monitor. Uma vez que exista algo errado com o computador, o monitor ativará a ferramenta específica para lidar com aquele problema, e então desativará esta ferramenta novamente (assim que resolver o problema).

16) XBP: Como funciona o seu Internet Booster?

LL: Quase todos os famosos aceleradores de internet fazem a mesma coisa: iniciam ou encerram alguns serviços do Windows, mudam algumas configurações de rede, etc. É difícil dizer qual deles é bom. Você sabe, a internet é sempre instável. A única coisa que podemos fazer é buscar por mais serviços do Windows e configurações de rede que estejam relacionados com a velocidade da internet.

17) XBP: Eu possuo uma cópia do Advanced System Care Pro, e ele funciona muito bem para mim. Testei diversas ferramentas similares disponíveis no mercado, e sua empresa é uma das que possuem um suporte técnico bem rápido. Como vocês gerenciam as solicitações de suporte que vão chegando?

LL: Pessoalmente, eu não gerencio as solicitações de suporte. Existe um departamento que gerencia as solicitações de suporte. Uma equipe inteira para lidar com solicitações, e-mail, fórum, etc.

18) XBP: Vocês também possuem um fórum. Você acha que construir uma comunidade ao redor de um software é uma maneira de manter o interesse no mesmo, e também aumentar as vendas?

LL: Nós estamos nos concentrando em aperfeiçoar nossos softwares. A melhor maneira de tomar conhecimento de bugs ou falhas é o fórum. Ele permite interatividade com os nossos usuários. Devido às diferenças de fuso horário, nós não podemos responder às solicitações imediatamente, então, os usuários podem obter respostas mais rápidas às suas perguntas no fórum. A maior parte dos nossos usuários são muito dedicados em responderem questões. Eles nos ajudam bastante. Então, coletamos todos os tipos de problemas e corrigimos os erros um por um.

19) XBP: O que acontece quando alguém que possui uma versão paga não a renova? Seu software se torna automaticamente uma versão free?

LL: Se um usuário de uma versão Pro não renova a licença, ele ainda possuirá a versão Pro. Contudo, ele somente poderá realizar “scans”.

20) XBP: A respeito dos detalhes técnicos, você poderia compartilhar algo conosco? Linguagem de programação, número de pessoas cuidando do ASC Pro, etc?

LL: Nós estamos utilizando o Delphi e existem cerca de 30 engenheiros que cuidam do ASC (ASC free e pro, eles são um único produto).

21) XBP: E a respeito das vendas, você pode compartilhar algo com a gente? (sinta-se livre para não responder 🙂 )? O Advanced System Care Pro é bem aceito pelo mercado?

LL: Sim, ele é bem aceito pelo mercado. Devido ao poder da versão free, os usuários gostam de apoiar o nosso trabalho. Claro, a versão Pro oferece uma melhor experiência.

22) XBP: Vocês tem alguma idéia a respeito de qual versão é mais utilizada? A versão paga ou a versão grátis?

LL: Isto depende. Porque a versão free é poderosa o suficiente para os usuários comuns de computador, e a versão Pro visa principalmente os usuários avançados. Os objetivos são diferentes, então, não há comparação.

22) XBP: Pois bem, Leonardo, gostaria de agradecer por sua ajuda, tempo e apoio. Nós apreciamos bastante contar com vocês. E eu gostaria de agradecer publicamente pelas cópias do Advanced System Care Pro que a IObit nos forneceu, as quais serão doadas em nossos concursos. Desejamos tudo de bom para a IObit!

LL: Obrigado também. Nós já enviamos a vocês as licenças para as cópias. Esperamos que vocês apreciem.

——————

E aqui termina mais uma entrevista. Digam aí o que acharam. Já sorteamos uma cópia do Advanced System Care Pro, e vamos sortear mais. O software é fantástico. 🙂

Pin It on Pinterest