O XboxPlus é um blog de games. Entretanto, eu adoro tecnologia, indo além dos games e consoles. E, muitos gamers também são assim. Como vocês perceberam, estamos trazendo a vocês, além de games, softwares, em nossos concursos e sorteios. Trata-se de uma excelente maneira de, digamos, ampliar a gama de assuntos cobertos pelo XboxPlus e suas promoções, além de ser uma forma de prestigiar todos aqueles que nos visitam e apreciam nosso conteúdo.

Pois bem, a 2BrightSparks é uma empresa que desenvolve fantásticos softwares, todos eles de utilização muito fácil e repletos  de poderosos recursos. Seu slogan, aliás, é “Power with Ease”, ou seja, “Poder com Facilidade”. A empresa desenvolve dois softwares que eu utilizo em meu dia a dia. Um deles é o SyncBackPro, um fantástico software para backup repleto de funcionalidades e que permite a realização de backups incrementais, gravação dos backups em CD’s e/ou DVD’s, backup para servidores remotos, compressão e criptografia, e uma enorme série de outros recursos.

O outro é o InfoHesiveEP, um software que permite a criação de arquivos de ajuda e e-books, além de também funcionar como um excelente organizador de informações. Ele possui um editor muito legal, onde você pode trabalhar com imagens, tabelas, incluir links para arquivos existentes em seu computador ou para páginas web, e exportar suas criações para diversos formatos de arquivo diferentes, tais como .PDF, .HTML, etc, além de ser possível tranformá-los em um arquivo .EXE, sendo então possível trabalhar com serial numbers, tempo de expiração de demos de seus trabalhos, etc. Ao trabalhar com este “modo .EXE”, é embutido em seu trabalho o próprio visualizador freeware do InfoHesiveEP, o qual torna a experiência do leitor/comprador de seus trabalhos muito mais rica, ao oferecer recursos como anotações, zoom, etc.

Bom, a 2BrighSparks, que possui bases em Singapura e no Reino Unido, é a mais nova colaboradora do XboxPlus, colaboração esta que nós apreciamos muitíssimo, devido tanto à qualidade dos softwares desenvolvidos pela empresa quanto ao seu excelente suporte técnico. Isto sem falar na gentileza de todos membros da equipe da empresa.

Portanto, realizei uma entrevista com Michael J. Leaver, um dos desenvolvedores da 2BrightSparks, o qual também cuida de diversas áreas dentro da empresa, como vocês poderão ler na entrevista. Vamos a ela, portanto:

1) XboxPlus: Olá Michael. Em primeiro lugar, obrigado por aceitar ser entrevistado pela gente. É um prazer conhecer mais um pouco a respeito de seu software e da 2BrightSparks.

Michael J. Leaver: De nada.

2) XBP: Onde vocês estão localizados, e quando foi fundada a sua empresa?

MJL: A 2BrightSparks está localizada em Singapura, mas nós também possuímos funcionários no Reino Unido. A empresa foi fundada em Dezembro de 2004, mas o (software) SyncBack freeware estava disponível desde Outubro de 2003.

3) XBP: Você poderia nos dizer quantas pessoas você emprega, e quantas delas são desenvolvedores?

MJL: São sete pessoas, incluindo eu mesmo. Nós temos dois desenvolvedores (eu e Titus Paul), e estamos ambos baseados em Singapura. Richard Gascoigne (Diretor de Marketing), Jane Liu (Analista de Negócios) e Debbie Wong-Grignani (Relacionamento com o cliente) estão também baseados em Singapura. Mike de Sousa (Diretor Criativo) e Dave Wilkins (Suporte técnico) estão baseados no Reino Unido.

4) XBP: O que você faz na 2BrightSparks?

MJL: Tudo, desde escrever software até Google Adwords, contratação de novos funcionários, criação de arquivos de ajuda, trabalhos no website, resposta a questões relativas ao suporte técnico e a vendas, etc. Eu gostaria de dizer que eu gasto a maior parte do meu tempo fazendo o que eu amo, isto é,  escrevendo código, mas infelizmente existem muitas, muitas outras coisas que eu também tenho que tomar conta.

5) XBP: Você considera a sua empresa como uma pioneira no mercado de softwares para backup? Se sim, qual a razão para isso?

MJL: Softwares para backup já existem há muito tempo, então, eu não posso dizer que nós somos pioneiros. Entretanto, eu gostaria de dizer que nós somos diferentes em um aspecto: nós não tentamos e ficamos quietos. Existe uma abundância de escolhas quando se trata de escolher software para backup, mas a maior parte deles fornece apenas o básico. As pessoas podem começar a querer fazer backup de poucos arquivos de A para B, mas elas logo irão querem fazer muito mais do que isto e contarem com maior flexibilidade.

6) XBP: A respeito do SyncBackSE, eu o utilizo por anos, e ele é uma das mais poderosas e amigáveis ferramentas de backup que eu conheço. Qual é a data de lançamento do SyncBackSE?

MJL: A primeira versão do SyncBackSE foi lançada em Fevereiro de 2005. O SyncBackSE foi desenvolvido utilizando o código do SyncBack freeware, o qual foi lançado em Outubro de 2003. O SyncBackPro, o qual é uma versão extendida do SyncBackSE, foi inicialmente lançado em Agosto de 2008.

7) XBP: O SyncBackSE é poderoso e fácil de se usar, ao mesmo tempo. Como vocês conseguiram desenvolver uma ferramenta como esta? Vocês seguiram os passos, ou foram inspirados por outra ferramenta similar no mercado? Neste caso, você poderia compartilhar estes dados conosco?

MJL: O SyncBackSE é inteiramente baseado no feedback do usuário. Cada funcionalidade existente no SyncBackSE está lá porque as pessoas pediram. Nós não olhamos para softwares da concorrência e nós não passamos muito tempo pensando sobre quais funcionalidades gostaríamos. Um dos erros mais comuns que uma empresa desenvolvedora de softwares pode cometer é fazer coisas que eles acham que as pessoas querem, sem perguntar a elas.

Felizmente nós não precisamos perguntar ativamente aos nossos usuários o que eles querem, porque eles nos dizem todos os dias o que eles querem. O desafio é adicionar uma funcionalidade que alguns usuários desejam tendo em mente que provavelmente existem milhares de outros usuários que não querem ou não se importam com aquela funcionalidade.

8 ) XBP: Sua ferramenta de backup fornece um monte de funcionalidades que muitas vezes nós só encontramos em softwares mais caros. Como vocês conseguiram criar um software como este e manter este preço razoável (US$ 30,00)?

MJL: Richard (o Diretor de Marketing da 2BrightSparks) muitas vezes faz esta mesma pergunta. Designar um preço para um software é incrivelmente difícil e existem muitos fatores que afetam o preço. Na verdade, começamos a vender o SyncBackSE por US$15,00 e então constantemente elevamos o preço ao longo dos anos. Até agora nunca cobramos por um upgrade quando uma nova e importante versão é lançada. Tenha em mente que nós também temos o SyncBack freeware, o qual é totalmente gratuito.

9) XBP: Você saberia dizer se o SyncBackSE é mais utilizado por empresas ou por pessoas em suas casas?

MJL: O percentual é de mais ou menos 50%, considerando um grande número de pessoas que o utilizam tanto para uso pessoal quanto empresarial. O SyncBackSE é utilizado em algumas empresas internacionais de grande porte, bem como instituições de caridade. Quando as pessoas compram nosso software, elas podem opcionalmente preencher uma  pequena pesquisa, então nós temos uma boa idéia sobre se ele está sendo utilizado para negócios ou para uso pessoal.

10) XBP: Por que vocês lançaram o SynckBackPro, mantendo em seu catálogo o SyncBackSE? E, também, quais são as principais diferenças entre ambos (os softwares)?

MJL: Existem duas razões principais para o SyncBackPro: uma é o preço, e a outra suas características. O SyncBackPro possui algumas características muito úteis, mas para algumas pessoas essas características não são uma necessidade. Ao invés de forças as pessoas a pagar mais, elas podem continuar comprando o SyncBackSE. O SyncBackPro grava backups em  CD’s/DVD’s , envia backups para um servidor de e-mail, permite que o usuário crie scripts (para extender ou modificar a funcionalidade do software), oferece compressão nos formatos LZMA e BZip2, possui um recurso chamado “ExtremeCopy” (para copiar arquivos mais rapidamente), suporte a S.M.A.R.T. (para a detecção de falhas no drive) e possui suporte a SFTP. O SyncBackPro também utiliza uma base de dados para armazenar dados em tempo de execução, então, ele não é limitado pela quantidade de memória RAM livre.

11) XBP: Uma coisa na qual eu sempre pensei é: porque vocês escolheram trabalhar com o Agendador de Tarefas do Windows ao invés de um agendador embutido no próprio software?

MJL: Porque ele funciona. O Agendador de Tarefas do Windows funciona perfeitamente bem para a grande maioria das pessoas, e a Microsoft melhorou bastante o Agendador de tarefas no Windows Vista. Se nós criássemos nosso próprio agendador de tarefas, ele iria ser apenas uma duplicação do que já está no Windows, e ele deveria trabalhar da mesma maneira, então, isto parece um pouco inútil.

12) XBP: Você pode falar um pouco (ou mais, sinta-se à vontade 🙂 ) a respeito das funcionalidades do SyncBackSE e do SyncBackPro?

MJL: Como eu mencionei antes, todas as funcionalidades estão lá devido às solicitações dos usuários. Antes de fornecer uma longa lista de funcionalidades (e existe um monte delas!), eu sugiro que você dê uma olhada em uma página web em especial, a qual lista não somente todas as funcionalidades do SyncBackSE e do SyncBackPro, mas também permite que você comprare os dois com nossa versão freeware:

http://www.2brightsparks.com/syncback/compare.html

13) XBP: Sobre o InfoHesiveEP, ele é uma ferramenta perfeita para organizar informações e também para criar e distribuir conteúdo digital, como e-books, por exemplo. Por que vocês decidiram lançá-lo?

MJL: Nós lançamos o InfoHesiveEP por que não existia nenhum software fácil de ser utilizado e desenvolvido para usuários não técnicos, para conversão e distribuição digital.

14) XBP: No início, eu pensei que o InfoHesive iria seguir o caminho de um “PIM“. Mas hoje, ele se tornou principalmente uma ferramenta para criação e distribuição digital de conteúdo. Vocês sentiram que o mercado estava precisando de boas ferramentas como esta?

MJL: Nós procuramos bastante, tendo em vista encontrar softwares que poderiam converter publicações digitais de forma confiável de um formato para outro. Logo ficou claro que o InfoHesiveEP poderia não somente ser uma grande ferramenta de conversão, mas também fornecer um único contexto onde as publicações poderiam conter os devidos créditos de seus autores, e serem desenvolvidas e distribuídas para um público muito amplo (websites, folhetos online, iPhone, dispositivos móveis, etc).

15) XBP: O InfoHesive permite que os criadores exportem seus trabalhos para diversos formatos de arquivo. Mas, vocês também permitem (a exportação para) um formato proprietário, através do qual os usuários podem criar arquivos executáveis que incluem o seu trabalho e o “InfoHesive free viewer” (um visualizador muito prático para os trabalhos criados através do InfoHesive). Como está sendo a experiência de vocês com isto? Os usuários do InfoHesiveEP estão distribuindo seus trabalhos/e-books através dos tradicionais arquivos .PDF, ou eles estão utilizando o formato .EXE?

MJL: Sim, o InfoHesiveEP permite a criação de eBooks executáveis que podem ser visualizados através do InfoHesiveEP Viewer. Este é o método de distribuição preferido, devido ao fato do autor poder obter vantagem dos recursos avançados quando oferecer seu trabalho (serial numbers, publicações com um período de validade, artigos bloqueados, etc).

16) XBP: O InfoHesiveEP possui algumas ferramentas muito poderosas e interessantes, como a possibilidade de gerar serial numbers. Isto é algo novo neste tipo de software, penso eu. Este recurso está sendo bem recebido pelos usuários?

MJL: A geração de serial numbers no InfoHesiveEP é de importância crucial para os autores e distribuidores quando eles buscam publicar seus materiais comercialmente e proteger seu trabalho contra a pirataria.

17) XBP: Vocês planejam implementar mais recursos no InfoHesiveEP pensando em softwares PIM? Pessoalmente, eu sinto falta deste tipo de software no mercado, e o InfoHesiveEP tem tudo para cobrir esta área.

MJL: O InfoHesiveEP irá continuar a fornecer todos os recursos organizacionais de gerenciamento de arquivos atualmente em oferta, além de suas capacidades para distribuição digital.

18) XBP: Você poderia compartilhar conosco alguma coisa a respeito de seus planos para o futuro do InfoHesiveEP e do SyncBackSE?

MJL: Em relação ao SyncBackSE e ao SyncBackPro, nós já começamos a trabalhar na versão 6. Eu não quero falar muito a respeito do que nós estamos adicionando, porque ainda é muito cedo.

O SynckBackSE e o SyncBackPro estão em um contínuo ciclo de intenso desenvolvimento. Os usuários são a principal força motriz para as melhorias em nossos softwares, e nós temos centenas de recursos pendentes em nossa agenda de desenvolvimento. Uma importante revisão do InfoHesiveEP está muito próxima. Embora nós não liberemos  detalhes a respeito de nossas futuras versões, os usuários são sempre bem vindos para conferir a frequência e a importância dos updates de nosso software, na nossa página “histórico de mudnças”:

http://www.2brightsparks.com/changes.html

19) XBP: E a respeito dos detalhes técnicos: você poderia compartilhar algo com a gente? Qual a linguagem de programação, tamanho da equipe de desenvolvimento, etc?

MJL: Titus (um dos desenvolvedores) trabalha inteiramente no InfoHesiveEP, e eu trabalho no SyncBack e em outros utilitários. Todos os nossos softwares são desenvolvidos utilizando Delphi, no Windows.

20) XBP: Pois bem, Michael, muito obrigado por conversar com a gente. É sempre muito interessante saber um pouco mais a respeito das ferramentas que nós utilizamos no nosso dia a dia, principalmente se tal informação vem dos próprios desenvolvedores. Obrigado por seu tempo e por sua gentileza! 🙂

MJL: Eu gostei, obrigado.

————————————–

E é isso aí, amigos. Espero que todos apreciem a entrevista, e apreciem também esta “abertura” na linha editorial do XboxPlus. Trata-se de um adicional, digamos. Aliás, como já disse por diversas vezes, aquele “plus” está presente no nome do blog justamente tendo isto em mente. 🙂

Poderá gostar também

Pin It on Pinterest