Bom, pessoal, acabei de traduzir mais uma entrevista que realizamos. Desta vez, os entrevistados foram Konstantin Koshutin, desenvolvedor do game “Hammerfight“, e Michael Kuzmin, Diretor de Desenvolvimento de Negócios Internacionais da “KranX Productions“, distribuidora do game.

Esta entrevista foi bem interessante, pois, além do Konstantin e do Michael serem muito amáveis, algumas das questões foram respondidas por ambos. Além disso, o Konstantin possui um grande senso de humor, além de uma grande fé, digamos, em seu trabalho, na vida, etc.

Vamos à entrevista, portanto. 🙂

1) XboxPlus: Olá Konstantin e Michael. Em primeiro lugar, muito obrigado por responder às nossas perguntas. Realmente apreciamos bastante a disposição de vocês. É um prazer conhecermos um pouco mais a respeito de vocês e do Hammerfight!

Konstantin Koshutin: Olá! Eu sou o desenvolvedor do Hammerfight, então, tentarei responder todas as suas perguntas sobre o game.

Michael Kuzmin: Olá Marcos! Gostaria de me apresentar. Eu sou o Diretor de Desenvolvimento de Negócios Internacionais da “KranX Productions”, e trabalho mais com a parte de distribuição e marketing. Para o Hammerfight, nós cuidamos da parte de suporte e testes do projeto, e agora atuamos como distribuidores. Vocês podem sempre entrar em contato direto comigo através do e-mail kuzmitch [at] kranx [ponto] com.

2) XBP: Esta é uma pergunta que eu costumo fazer a todos os entrevistados: vocês são gamers? Quais suas plataformas preferidas?

KK: É claro que eu sou um gamer, como poderia não o ser? Eu definitivamente prefiro o PC. Meu querido e amado, o mais versátil e multi-facetado – Mãe e Pai de todas as plataformas de games.

MK: Claro! Geralmente prefiro FPS e RTS (Pelo Imperador!!!), mas desde mais ou menos um ano e meio atrás eu venho jogando mais World of Warcraft com minha esposa e amigos. Eu possuo um PC moderno, mas em viagens eu utilizo o PSP.

3) XBP: Em relação às suas empresas, poderiam nos dizer onde elas estão localizadas, e quantas pessoas vocês empregam?

KK: Oh, minha maravilhosa empresa  está provavelmente localizada em um lugar bem diferente do florido Brasil. É um lugar frio, nublado, com muita neve, e o nascer do sol é sempre uma pequena alegria. 🙂 A empresa só possui uma pessoa – eu. É um pouco triste estar sozinho, mas isto simplifica a realização de várias reuniões e banquetes.

MK: Deixe-me ser mais claro do que o Konstantin :). A “KranX Productions” está localizada em Kaliningrado, na Rússia, e nós possuímos 30 pessoas envolvidas com o desenvolvimento de jogos. Eu não conheço o Konstantin pessoalmente, mas isto não nos impede de trabalhar produtivamente.


4) XBP: Quantas pessoas participaram do desenvolvimento de Hammerfight?

KK: Um número enorme! Todos aqueles ajudaram na minha alimentação, lavaram os pratos, me incentivaram, convidaram os clientes e me emprestaram dinheiro. É inútil mencionar todos eles!

5) XBP: Quanto tempo você levou para desenvolver o game?

KK: Levou cerca de 3 anos – tempos loucos, eu sei. Bem, eu tive de aprender quase tudo do zero. Mas não me arrependo nem um pouco do tempo que gastei. 🙂

6) XBP: Hammerfight é o primeiro game que você lançou?

KK: Exatamente. Existe um provérbio russo que diz: “A primeira panqueca é um torrão” (similar a “Você deve estragar antes de compor”), mas talvez eu só desejava fazer um donut?

7) XBP: Onde você buscou inspiração para o desenvolvimento de Hammerfight? Outro jogos? Outras maneiras? Quais, por favor?

KK: Heh, a física é um maravilhoso jogo criado por Deus. Tentamos “copiá-la”, mas ainda estamos longe de atingirmos algo suficiente o bastante. Basta olharmos para a enorme gama de esportes nascidos em torno de uma simples bola. Estou dizendo a você – é um tesouro de idéias!

8 ) XBP: Hammerfight é um jogo onde máquinas voadoras brigas entre si, usando armamento bem diverso e pesado, e onde a física é muito realista. Você sentiu medo ao lançar outro jogo baseado em física no mercado?

KK: Não, eu não tenho medo de nada – mas eu não sei ainda. O medo vem com a experiência. 🙂 Saudações aos inexperientes e corajosos!

9) XBP: Os gráficos de Hammerfight são muito bonitos, e o jogo é bem excitante. Você poderia compartilhar conosco alguns detalhes técnicos sobre o desenvolvimento do mesmo?

KK: Hammerfight, tecnicamente, é 100% um game “old school”. Possuo uma profunda convicção de que a tecnologia baseada em gráficos e os gráficos bonitos são coisas bem diferentes. Em Hammerfight, a tarefa era construir uma imagem rica e dinâmica, em 2D. Como designer, fico muito chateado quando vejo a pobreza visual de alguns grandes jogos. “In the game everything should be beautiful”M. Gorky.

10) XBP: Como você sabe, aqui no XboxPlus falamos a respeito de todas as plataformas de games. Você pretende lançar Hammerfight para alguns dos consoles de última geração?

KK: Porque não? O game neste momento está sendo portado para o PSP.

11) XBP: Hammerfight foi lançado no final de 2009. Como estão as vendas do game? Ele está sendo bem recebido pela crítica e pelos jogadores?

KK: O que eu realmente gosto em Hammerfight é que ele pode provocar os mais delirantes reviews! Ai de mim, o game permanece na categoria “não recomendável para todos.” Receio que este fato não permitirá que ele se torne verdadeiramente popular. De qualquer maneira, as vendas não estão ruins – tenho um “ticket” para desenvolvedor de games em minhas mãos.

MK: Eu gostaria de acrescentar às palavras de Konstantin o fato de que o jogo tem recebido uma resposta muito grande da comunidade de desenvolvedores independentes de games. Faça uma busca pelo mesmo no Google.

12) XBP: Você sabe quantas cópias foram compradas por jogadores brasileiros?

KK: O Steam sabe. 🙂

MK: Infelizmente, eu não posso mencionar números exatos, mas é algo em torno de 1% do total das vendas.

13) XBP: O Steam é o único site de distribuição digital que oferece recursos como Achievements, Steam Cloud, etc. Existe alguma possibilidade destes recursos serem incluídos em Hammerfight, principalmente o Steam Cloud?

KK: Sim, eu também gosto muito do Steam. Maravilhoso serviço! Provavelmente o Steam Cloud e os Achievements não serão adicionados a Hammerfight, na forma em que ele se encontra hoje. Mas nosso próximo projeto já está totalmente orientado ao Steam.

14) XBP: Quais são seus planos para o futuro? Você está trabalhando em outros projetos? Pode nos dizer algo a este respeito?

KK: O próximo projeto será surpreendente! 🙂 Ai de mim, eu não posso fazer nada mais além de lhe contar algumas coisas a respeito. Na primeira versão jogável eu fiquei “pendurado” por uma semana. Tive de exercer toda a minha força de vontade para fugir do game e voltar à programação. 🙂 O novo projeto vai herdar o universo de Hammerfight, mas vai invertê-lo completamente, de dentro para fora! Nova mecânica de jogo, nova engine de física e uma nova e surpreendente história. Não existe nada igual a este novo game,  e ele possui apenas uma leve sensação de Hammerfight.

15) XBP: E em relação a Hammerfight, você pretende implementar novas funcionalidades, novos modos de jogo, novos conteúdos, etc?

KK: Agora, todo o meu ser está absorvido pelo novo projeto. Talvez, no futuro e em seu devido tempo, eu retorne a Hammerfight.

16) XBP: Você gostaria de deixar alguma mensagem para os leitores do XboxPlus e/ou para os gamers brasileiros?

KK: Primeiro de tudo, lembrem-se de que um game é apenas um game, e a vida – é a vida. Se você for um herói somente no game, você não vai viver sua vida. Espero que isso não aconteça. 🙂 Bençãos!

MK: É realmente muito importante que, daqui, possamos falar com os gamers brasileiros! Não existem limites para pessoas entusiastas, e que assim seja, para sempre.

17) XBP: Então, Konstantin e Michael, muito obrigado pelo seu tempo e apoio. Eu gostaria de dizer que foi um prazer conversar com vocês. E eu também gostaria de publicamente agradecer pela grande generosidade de vocês dois, a qual fará com que nossos leitores fiquem muito felizes, em breve (é um segredo, por enquanto 🙂 ). OBS: bom, agora, já não é mais. Inclusive, uma cópia de Hammerfight já foi sorteada aqui no blog. 🙂

Konstantin e Michael: Adeus, amigos! (esta última frase eles escreveram em português 🙂 ).

———————————————————–

E é isto. Interessantes respostas e revelações, não? E o jogo está sendo portado para o PSP! Isto é muito bom, em minha opinião.

Bom, uma cópia de “Hammerfight” já foi sorteada aqui no XboxPlus. E se você não quiser aguardar pelo próximo sorteio, e/ou estiver na fissura de jogar o game, pode tanto baixar a demo do mesmo quanto comprá-lo, no Steam:

Compre Hammerfight por US$ 9,99:

Baixe a demo de Hammerfight:

Grande abraço a todos! 🙂

Poderá gostar também

Pin It on Pinterest