E aqui vamos nós, amigos, com a parte 2 da entrevista que realizamos com Dain Saint, diretor técnico da Cipher Prime, desenvolvedora dos indie games Auditorium e Fractal. A primeira parte da entrevista pode ser lida através deste link.

Pelas questões restantes da entrevista, as quais seguem abaixo, respondidas, ficamos sabendo que Auditorium será lançado para o Playstation 3 e para o Xbox 360, e também que a trilha sonora de Auditorium será lançada de forma comercial. Confesso que após esta entrevista, comecei a enxergar Auditorium de uma outra maneira, e a valorizar ainda mais este game que, para mim, já era fantástico.

——————–

11) XboxPlus: Em Auditorium, temos de utilizar alguns tipos de controles, cada um deles com objetivos diferentes. Direção, atração, repulsão, refletores, etc, são alguns destes controles. Vocês podem implementar mais controles em Auditorium, melhorando, assim, a experiência do jogador?

Dain Saint: Estamos trabalhando na adição de novos controles e experiências para o porte completo de Auditorium HD, que chegará ao Playstation (3), ao Xbox (360) e ao PSP no final deste ano. Fique de olho!

12) XBP: Os diferentes containers de áudio fornecem música ao gamer de muitas maneiras, dependendo do modo como eles são tocados. Qual é o “truque” para criar a música dependendo da maneira como o jogador joga/redireciona o fluxo?

DS: Cada container é ligado a um instrumento, então, conforme eles se enchem e se esvaziam você irá escutar as diferentes melodias do piano, dos violinos, dos cellos, etc. As diferentes sobreposições e combinações criam os efeitos únicos de áudio, os quais ajudam o jogador a sentir quase como se ele estivesse conduzindo uma orquestra.

13) XBP: Vocês foram inspirados por algum game em especial, antes/durante o desenvolvimento de Auditorium? Neste caso, você poderia compartilhar esta informação conosco?

DS: Pegamos algumas idéias de flOw no tocante a como criar uma experiência que cresça com o jogador. Queremos muito que não haja nenhuma maneira de se “perder” em Auditorium; você simplesmente obtém experiências diferentes e aprecia não apenas o destino, mas a jornada também.

14) XBP: O Buraco Negro é uma coisa terrível em Auditorium. 🙂 Vocês estavam pensando nos buracos negros do espaço quando pensaram neste “inimigo” para seu game, ou isto surgiu como uma simples idéia para um inimigo perigoso?

DS: Conforme o game progredia, queríamos desafiar o usuário a pensar a respeito de suas soluções de diferentes modos. O Buraco Negro foi a maneira perfeita para fazermos isto, porque ele simplesmente nega para o usuário o acesso a uma determinada área. Então, você literalmente precisará pensar a respeito disso. Achamos que isto aumentou a complexidade dos puzzles sem torná-los tão difíceis ao ponto de serem impossíveis.

15) XBP: Vocês têm algum plano para lançar Auditorium como um game “instalável”, para PC, Mac, etc?

DS: Estamos trabalhando atualmente no Auditorium HD para consoles, mas nunca se sabe. Com pedidos suficientes e com o interesse do usuário, iremos definitivamente olhar para as versões para PC/Mac.

16) XBP: Auditorium possui mais de 70 níveis, distribuídos através de 15 atos. Como vocês decidiram o nível de dificuldade por trás de cada nível e ato?

DS: Concentraremos muito esforço na criação de algo que exiba melhor a progressão em Auditorium. Cada ato introduz um novo conceito, então, gradualmente, é aumentada a dificuldade das tarefas que você precisa completar utilizando aquele conceito. Então, os jogos permanecem interessantes porque você está sempre aprendendo novas coisas, e não apenas trabalhando árduamente através de níveis difíceis.

17) XBP: Você poderia nos dizer mais a respeito da tecnologia por trás de Auditorium?

DS: Auditorium foi criado para o Flash 9, o qual não era técnicamente capaz de (exibir) uma grande quantidade dos efeitos de partículas que estávamos criando no momento. Isto, combinado com a interface totalmente baseada na web, ferramentas para edição de níveis online, sistema de armazenamento de screenshots em AJAX, etc, fez Auditorium muito intenso tecnicamente. A quantidade de peças que precisam ser trabalhadas juntas para salvar um screenshot quando você conquista um nível é  bastante surpreendente.

18) XBP: Quais são seus planos para o futuro de Auditorium?

DS: Auditorium HD, e o lançamento da trilha sonora original completa de Auditorium, com faixas orquestradas completas com 3-5 minutos de duração. Estamos também pensando em níveis criados pelo usuário. Dê uma passada pelo blog (http://blog.cipherprime.com) e deixe-nos saber o que você acha!

19) XBP: Você gostaria de dizer algo para os leitores do XboxPlus e/ou para os gamers brasileiros?

DS: É realmente muito bom ver tão forte recepção internacional aos nossos games. Muito obrigado!

20) XBP: Sendo assim, Dain, muito obrigado pelo seu valioso apoio. Eu amo música, e é natural que eu também ame games musicais. Seu game é fantástico, e eu gostaria de agradecer a você por ter respondido às nossas perguntas. 🙂

DS: Obrigado, Marcos!

Pin It on Pinterest